10/09/2023 às 11h15min - Atualizada em 10/09/2023 às 11h15min

Queijo Pecorino Toscano – Uma excelência da Toscana

O queijo pecorino toscano é elaborado exclusivamente com leite de ovelha integral.

Benini & Donato Cidadania Italiana - Resgatando suas origens
Benini & Donato Cidadania Italiana
Foto: Benini & Donato Cidadania Italiana
O queijo pecorino toscano é elaborado exclusivamente com leite de ovelha integral. Assim sendo, produzido em dois tipos: fresco (suave) ou temperado (semi-duro).
A primeira, que matura por pelo menos 20 dias, é caracterizada por uma pasta amarelo-palha branca. E sabor adocicado, com um toque de creme e feno.
O tipo semi-duro é envelhecido por pelo menos 4 meses, tem uma cor mais profunda. Além disso, uma consistência mais tenaz e um sabor mais forte, mas nunca picante ou salgado. A característica que diferencia o Pecorino Toscano Dop de outros pecorinos italianos é o sabor mais delicado. Então, é ideal como queijo de mesa, mas o pecorino fresco também é adequado para uso na cozinha e o mais temperado (8-10 meses) é adequado para ralar.

Dicas para manter o queijo pecorino toscano delicioso - É produzido por laticínios do território toscano, bem como municípios do Lácio e da Úmbria. Porém, é nas pastagens da Maremma que se concentra a produção de leite de ovelha (65%) e formas de Toscano Dop. Logo, a marca é impressa em tinta nas formas de pasta mole e quente nas curadas. Ademais, para manter as características aromáticas do produto, o Pecorino Toscano deve ser armazenado em local fresco e seco, nas mesmas condições encontradas nas caves de maturação. Quando isso não for possível, guarde-o na parte menos fria da geladeira, de preferência embrulhado em um pano de algodão e protegendo o corte com filme plástico.

Para tanto, o Pecorino da Toscana é consumido principalmente como queijo de sobremesa ou ralado, dependendo da maturação. E o queijo Pecorino ralado pode ser usado como condimento para ribollita (uma sopa toscana saudável feita com pão e legumes), massas e para dar sabor a pratos principais de carne. Já o queijo fatiado fresco e maduro é bom acompanhado de mel, compota, fruta e legumes frescos da época.

Pecorino toscano suave pode ser combinado com vinhos tintos e brancos como Bianco di Pitigliano, Monteregio di Massa Marittima ou Montecucco Bianco e Rosso. Enquanto o Pecorino maduro pode ser combinado com vinhos tintos como Morellino di Scansano ou Chianti Classico; para queijos com mais de oito meses de maturação, é melhor optar por um Brunello di Montalcino.

Maneiras diferentes de usar o queijo pecorino toscano: Esse delicioso queijo possui uma história de mais de 2.500 anos – e tem sido celebrado ao longo dos séculos. Então, o humanista renascentista italiano Bartolomeo Platina declarou o Pecorino Toscano o melhor queijo da Itália. E no século XVIII, as mulheres que sabiam fabricar Pecorino eram apreciadas – sua habilidade era considerada parte de seu dote. E aumentava suas chances de encontrar um marido! Hoje, pecorino toscano DOP ainda é feito de acordo com a tradição. Logo, variando de macio a semi-duro e de suave a agradavelmente delicado, dependendo da duração do envelhecimento, é um queijo universalmente amado.

Originário principalmente da Toscana e de algumas áreas selecionadas da Úmbria e do Lácio, é produzido com leite integral de ovelhas alimentadas com uma dieta de capim e feno. A pasta mole Pecorino Toscano é envelhecida por 20 dias, enquanto a variedade semi-dura é envelhecida por um mínimo de quatro meses. Cada forma individual de Pecorino Toscano deve ser inspecionada antes de receber um selo DOP.

Aqui estão as maneiras de desfrutar deste queijo versátil.
Com pão e macarrão: O mais natural dos pares – pão e queijo, o famoso Pão de Queijo de Páscoa da Itália normalmente apresenta Pecorino Toscano picado e ralado. E enquanto uma mistura cremosa de cogumelos, manteiga, cebola fatiada e Marsala DOC. Ainda polvilhado com Pecorino Toscano ralado é uma versão atualizada na brusqueta.
Este queijo também é uma adição simples e saborosa a pratos de massa, seja ralado em molhos cremosos ou combinado com pão ralado. Enfim, com alguns pedaços de manteiga para formar uma crosta deliciosa em um gratinado.

Com mel e geleia de frutas: Longe de ser um conceito novo, queijo Pecorino e geleia foi servido como um emparelhamento pela primeira vez registrado na história durante um banquete pródigo em Siena em 1719. E que a invenção inspirada foi Pecorino Toscano fresco, pois cede facilmente à faca, tornando-a um sonho para servir como aperitivo ou petiscos. Então, pecorino envelhecido combina lindamente com mel de acácia italiano, bem como compotas de frutas como marmelada e geleia. Juntamente com peras frescas, nozes e mel de castanha italiana, Pecorino Toscano é uma adição saborosa e polida a qualquer reunião.

Com vegetais: O sabor suavemente doce desse queijo equilibra o tempero amargo da rúcula e complementa a riqueza suave das favas. E para um acabamento crocante aos aspargos assados, cubra com Pecorino Toscano fresco, azeite de oliva extra virgem italiano e pimenta, e leve ao forno a cerca de 160°C, até que o queijo doure em uma crosta deliciosa.

Com enchidos italianos: Para um toque inesperado na Bresaola, combine ricota, pimenta, tomate e Pecorino Toscano fresco e envelhecido. Em seguida, dobre a bresaola em forma de cone e coloque a mistura dentro. Depois, sirva frio com um fio de azeite e suco de limão. E quando envelhecido, pode ser cortado em cubos e servido no espeto com salame e azeitonas pretas. 

Fonte: Benini & Donato Cidadania Italiana

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp