03/09/2023 às 11h34min - Atualizada em 03/09/2023 às 11h34min

Os alimentos processados na nova visão dos consumidores

Amplamente aceitos pelos consumidores que entendem o que os avanços tecnológicos na fabricação podem realmente proporcionar.

Revista Food Ingredients Brasil e Site Manipulaê
Foto: Site Shutterstock

Do desejo principal de saber o que há em um produto para uma visão mais holística, as preferências dos consumidores evoluíram nos últimos anos para uma alimentação consciente e limpa e, segundo pesquisas, os alimentos processados estão incluídos nessa nova visão e podem ser amplamente aceitos pelos consumidores que entendem o que os avanços tecnológicos na fabricação podem realmente proporcionar.

Segundo um estudo da HealthFocus International de 2023, os ingredientes irreconhecíveis tornaram-se, na verdade, menos vilanizados nos últimos anos, presumindo que podem fornecer algo que os torne necessários, ou seja, não podem ser adicionados arbitrariamente a um produto, precisam ter uma função ou promover um benefício para que sejam mais aceitos pelos consumidores.

O estudo destacou que isso ocorre principalmente porque os desejos e interesses em torno do que o consumidor exige dos alimentos e bebidas tornaram-se muito mais holísticos ultimamente. A pesquisa observou que entre 2022 e 2023, houve queda entre os consumidores que liam rótulos nas embalagens de alimentos. Por outro lado, houve aumento entre os consumidores que consideram extremamente importante ou muito importante saber o que há em um produto, se a marca apoia a agricultura regenerativa e a saúde do solo e sobre a história por detrás das marcas.

Segundo especialistas, na visão dos consumidores, os alimentos processados passaram do que está incluído ou não em um produto para o que produto representa, ou seja, são todos os mesmos aspectos do rótulo limpo, mas abrangendo também alimentação ética, conexões pessoais, transparência e responsabilidade da marca e sustentabilidade.
Fonte: Food Ingredients Brasil

Nota do Site Ciência do Leite
Os alimentos processados são bem comuns na nossa rotina e muitas vezes não sabemos exatamente o que são. Neste artigo, vamos abordar o assunto explicando a forma como são produzidos, quais as diferenças em relação a outros grupos de alimentos e muito mais.
Quais são os alimentos processados e alimentos ultra processados? Os alimentos processados são aqueles produzidos basicamente adicionando os seguintes ingredientes nos alimentos in natura ou minimamente processados: sal, açúcar, óleo, vinagre. Já as técnicas de processamento usadas nesses alimentos são: cozimento, secagem, fermentação, defumação. Entre os exemplos de alimentos processados, temos conservas de alimentos em salmoura, frutas preservadas em açúcar, carnes salgadas ou defumadas, queijos e pães. Um dos objetivos do processamento é o aumento do prazo de validade dos alimentos.

Alimentos ultra processados são produzidos com a adição de muitos ingredientes como: sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne. Além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. Assim, tais alimentos têm prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. São exemplos de ultra processados: biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.

O que são alimentos minimamente processados? Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos naturais que foram submetidos a pequenos processos ou processos mínimos onde nenhuma substância é adicionada ao produto original.

Esses processos podem ser : cortes, limpeza, remoção de partes não comestíveis do alimento, fracionamento, moagem, secagem

Processos de resfriamento, congelamento ou pasteurização. O objetivo destes processamentos é simplesmente aumentar a disponibilidade ao alimento, o tornando mais seguro e necessariamente alterando radicalmente sua estrutura ou composição.

Exemplos de alimentos in natura - Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixarem a natureza. Os alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

O que é um alimento energético? Os alimentos energéticos são aqueles basicamente ricos em carboidratos, que são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar. Alguns alimentos que fazem parte deste grupo:
Cereais: arroz, milho, cuscuz, macarrão, quinoa, cevada, centeio, aveia;
Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata doce, mandioca, macaxeira, inhame;
Alimentos à base de trigo: pães, bolos, macarrão, biscoitos;
Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico.

Qual é a função do alimento energético? Esses alimentos têm o papel de fornecer carboidratos, gorduras e proteínas necessários ao bom funcionamento do organismo. Os carboidratos são chamados de combustíveis do corpo, os lipídios dão energia e protegem os órgãos e transportam vitaminas e a proteína, além de ajudar no fornecimento de energia, ainda auxilia na construção muscular. Caso tenha alguma receita de manipulados em mãos, acesse a Manipulaê e garanta já os seus orçamentos dos produtos manipulados de forma fácil, rápida e gratuita. Assim a forma de receber os seus produtos manipulados ficou ainda mais fácil e segura. 

Fonte: Kathy Ortiz Brianesi do Site Manipulaê


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp