22/08/2023 às 18h18min - Atualizada em 22/08/2023 às 18h18min

Explorando a oportunidade de ser jurado na Expoqueijo 2023

Essa futura experiência promete ser uma jornada rica em sabores, culturas e descobertas.

Marco Antônio Cruvinel L. Couto
Foto: Divulgação Rica Nata
Antecipar-se à minha participação como jurado na iminente Expoqueijo 2023, Concurso Internacional de Queijos Artesanais já é uma experiência emocionante por si só. Enquanto o evento se aproxima, minha mente se enche de curiosidade e entusiasmo sobre o que está por vir nessa celebração gastronômica queijeira. Essa futura experiência promete ser uma jornada rica em sabores, culturas e descobertas. A ideia de ser um dos responsáveis ​​por avaliar e apreciar uma diversidade de queijos artesanais do mundo inteiro é um privilégio que mal posso esperar para desfrutar. A variedade de sabores, texturas e aromas que encontrarei durante o evento é algo que me intriga e me faz ansiar pelas experiências sensoriais que me aguardam.

Acredito que cada pedaço de queijo carrega consigo o trabalho e a habilidade do produtor, e também um vislumbre da região e da cultura de onde ele se originou. Estou particularmente ansioso pela interação com os produtores. Oportunidades para conversar com essas mentes criativas e apaixonadas por trás dos queijos me permitirão mergulhar nas histórias que fazem cada queijo único. Aprender sobre suas técnicas, tradições familiares e paixão que impulsionou sua produção não só ampliará meu conhecimento sobre queijos, mas também me permitirá apreciar ainda mais o trabalho que está por trás de cada degustação. Essa combinação de aprendizado teórico e experiência prática certamente me permitirá apreciar os queijos de maneira mais completa.


A ExpoQueijo Brasil 2023 está evoluindo e crescendo em sua terceira edição, tornando-se um evento significativo para a indústria de queijos no país. O fato de que vai reunir produtores rurais da agricultura familiar, membros da cadeia produtiva do leite, fabricantes de queijo artesanal e proprietários de pequenas agroindústrias sugere um esforço abrangente para unir diferentes partes interessadas relacionadas à produção de queijo no Brasil. Os desafios mencionados indicam um desejo de crescimento e inovação na indústria do queijo no Brasil. Abrir novos mercados é crucial para expandir a base de consumidores e aumentar as oportunidades de venda, tanto a nível nacional quanto internacional. Explorar o potencial de produção, econômico, histórico e cultural do queijo brasileiro sugere a intenção de destacar não apenas a qualidade do produto, mas também a rica herança e tradições associadas à produção de queijo no Brasil.

Este ano teremos um recorde no número de queijos inscritos, mais de 1.300 exemplares. À medida que o data da Expoqueijo 2023 se aproxima, a minha expectativa só aumenta. Estou ciente de que essa oportunidade não é apenas uma chance de apreciar deliciosos queijos, mas também uma oportunidade de crescer como entusiasta da culinária e amante da cultura queijeira. Essa futura experiência como jurado na Expoqueijo 2023 promete ser um capítulo emocionante da minha jornada queijeira, e mal posso esperar para vivê-lo, por inteiro, em primeira mão.

Saudações Laticinistas

Marco Antônio Cruvinel L. Couto
Diretor Administrativo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp