16/08/2023 às 11h57min - Atualizada em 16/08/2023 às 11h57min

Queijo Artesanal Bálsamo - Uma iguaria especial

O Queijo Artesanal Bálsamo Especial é um queijo amanteigado, com cristais de quirozina e possui uma leve picancia no final!

Queijos Serra do Bálsamo
Divulgação: Queijo Serra do Bálsamo
O Queijo Artesanal Bálsamo Especial é um queijo amanteigado, com cristais de quirozina e possui uma leve picancia no final, que só você experimentando para saber como ele é! Produzido a partir do leite cru e massa semi cozida, envolto por uma atadura e selado com banha de porco, este queijo mantém a umidade durante a sua longa maturação, proporcionando assim uma complexidade de sabor e aroma. Seu tempo de maturação é acima de 1 ano. Os queijos Serra do Bálsamo possuem Selo Arte, que é um certificado que assegura a identidade e qualidade do produto alimentício de origem animal de forma artesanal.

Produzido na Fazenda Serra do Bálsamo possui muita história e tradição. Foi passada de geração a geração, dos donos à equipe de colaboradores. Está localizada no Cerrado goiano, em Guapó, estado de Goiás, a 40 minutos da capital, Goiânia. Durante muitos anos, a principal atividade da Fazenda era o gado de corte, confinamento, gado de cria e pequenas lavouras. Em seguida,começou a produção de leite e os queijos artesanais.

Hoje, a Fazenda está em fase de desenvolvimento para se tornar 100% sustentável. Queremos ir além dos cuidados com o meio ambiente e com práticas que não o agridem. Com a comunidade que está inserida no local e entorno, promovemos a sustentabilidade na gestão. O sonho é alto e os projetos são muitos. Aos poucos vamos compartilhando os avanços com você.

João Vicente, o mestre queijeiro - João Vicente já se aventurou em várias áreas no decorrer da vida. Em 2006, assumiu a Fazenda Bálsamo e a partir de 2010 iniciou as atividades na pecuária leiteira. De grande apreciador de queijos se tornou um mestre queijeiro. Tudo começou em 2017, quando viajou para a Europa e se encantou com os queijos artesanais que encontrou no caminho. Lá ele conheceu a flor do cardo, o coalho vegetal existente na Serra da Estrela, em Portugal. Voltou da viagem direto para os cursos e, desde então, não parou mais. Está sempre pesquisando e se atualizando sobre o mercado. Como todo início, foram dias difíceis. Litros de leite foram desperdiçados durante esse período. Erros. Noites mal dormidas. Tentativas. Esse é o trabalho do artesão, acreditar e não desistir. Muitos mestres passaram e passam por essa jornada na produção de queijos. Temos muito a agradecer a cada um. João acredita e sempre reforça: “no mundo do queijo tem espaço para todos, não precisa de competição. Se todos se ajudarem, fortalecemos o mercado”.
 
Um lugar especial - O cruzeiro, a colina, a caverna, a pirâmide, o cruzeiro da colina, o verde das folhas do bálsamo, a brisa leve e pura que só a terra tem o cheiro da terra molhada, a herança e tradição do campo, a morada onde os sonhos se realizam o sabor do saber as experiências vividas. No ponto mais alto da Fazenda está o Cruzeiro. Você vai ouvir a gente falar bastante dele. Aqui temos uma vista ampla de todo o espaço. Uma bela e silenciosa vista. O Cruzeiro foi construído pelo avô do João Vicente para abençoar todo o local. Lá do alto, o que mais vemos são as colinas. Parecem pintadas à mão. Inspiração para o nosso dia a dia. A caverna é sem dúvidas o local que mais desperta curiosidade. Construída por nós, aqui em meio à Fazenda e ao Cerrado. Ela ajuda a trazer as características singulares do nosso queijo. Por fim, o Cerrado é responsável por nos proporcionar queijos únicos. Eles têm sabores diferentes na época da seca e das águas e são influenciados pelas características climáticas e do bioma, que fazem do nosso terroir algo tão singular.

A nova queijaria foi construída de acordo com a normas do selo arte. Começamos a construção em 2020 e finalizamos em 2021, como muita ansiedade para iniciarmos a fabricação em nossa nova casa, que é feita com tijolos ecológicos fabricados por nós, aqui na fazenda. As prateleiras são de madeira curtida no soro, assim como a câmara fria, sala de maturação e do leite encanado da ordenha para o tanque de preparo da massa, tudo isso para oferecermos um queijo artesanal diferenciado.

Maturação na caverna. O coração da Fazenda está aqui. A caverna foi construída com o objetivo de oferecer queijos diferenciados. Em meio ao Cerrado de Goiás, lá está ela, em pedras, a cinco metros de profundidade. A temperatura, mesmo nos períodos mais quentes, fica em torno de 16 e 17 graus. Já a umidade gira em torno de 70% a 85%, dependendo da época do ano. A caverna é colonizada por seis tipos de fungo, que dão a cada queijo um sabor exclusivo. Cada queijo gosta de habitar a caverna por um determinado período. Alguns ficam 40 dias, outros 60, alguns preferem ficar um ano.

O processo artesanal e a valorização do fazer à mão. Quem produz queijos é um artesão. Alguém apaixonado por colocar a mão na massa, por fazer acontecer. Ele dedica horas, dias e meses em testes, superações e também frustrações. Por trás de um produto existe uma pessoa. Alguém que pensou em todos os detalhes até ele chegar a você. O produto artesanal não é só uma peça que vai para o carrinho, ele tem significado. Tem história e alma. Quando você escolhe comprar um produto artesanal, você escolhe fazer parte – e passa a pertencer. Ao valorizar o trabalho manual, você compra sonhos sendo realizados e possibilita que o artesão continue vivendo a sua paixão.


Fonte: Queijos Serra do Bálsamo
ENDEREÇO: Zona Rural, Guapó – GO, 75350-000
WHATSAPP 62 99600-4044
Nota: A nova queijaria foi construida de acordo com a normas do selo arte. Começou a construção em 2020 e finalizamos em 2021, como muita ansiedade para iniciarmos a fabricação em nossa nova casa, que é feita com tijolos ecológicos fabricados por nós, aqui na fazenda. As prateleiras são de madeira curtida no soro, assim como a câmara fria, sala de maturação e do leite encanado da ordenha para o tanque de preparo da massa, tudo isso para oferecermos um queijo artesanal diferenciado. A Fazenda Serra do Bálsamo possui muita história e tradição. Foi passada de geração a geração, dos donos à equipe de colaboradores. Está localizada no Cerrado goiano, em Guapó, estado de Goiás, a 40 minutos da capital, Goiânia. Durante muitos anos, a principal atividade da Fazenda era o gado de corte, confinamento, gado de cria e pequenas lavouras. Em seguida,começou a produção de leite e os queijos artesanais. Hoje, a Fazenda está em fase de desenvolvimento para se tornar 100% sustentável. Queremos ir além dos cuidados com o meio ambiente e com práticas que não o agridem. Com a comunidade que está inserida no local e entorno, promovemos a sustentabilidade na gestão.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp