23/07/2023 às 10h06min - Atualizada em 23/07/2023 às 10h06min

ExpoQueijo - Mais que um evento a ExpoQueijo é um movimento de celebração do Queijo Artesanal

De portas abertas para receber o Brasil e o mundo, este é o cenário ideal para este grande acontecimento.

ExpoQueijo BRASIL 2023 - Araxá International Cheese Awards
Assessoria de Comunicação Expoqueijo 2023
ExpoQueijo 2023
O Brasil já começou a preparar a terceira versão do evento que vem atraindo a atenção da comunidade brasileira de produtores e apreciadores do queijo artesanal, com repercussão na mídia internacional. Estamos falando do maior acontecimento do setor queijeiro hoje no país: a EXPOQUEIJO BRASIL – Araxá International Cheese Awards. Mais que um evento, a EXPOQUEIJO é um movimento para reposicionar a marca do queijo brasileiro e potencializar a vocação mobilizadora da agricultura familiar para a geração de riqueza, emprego e renda em todo o território nacional. Em sua terceira edição, a ExpoQueijo Brasil 2023 vai reunir na cidade de Araxá-MG produtores rurais da agricultura familiar e da cadeia produtiva do leite, fabricantes de queijo artesanal e pequenos proprietários da agroindústria, num evento que tende a assumir o perfil de principal vitrine da produção brasileira do setor. Agora os desafios são ainda maiores. A cadeia do queijo quer avançar passos mais ousados e ambiciosos. É preciso abrir novos mercados, aproveitar o bom momento do queijo brasileiro e explorar todo o seu potencial de produção, econômico, histórico e cultural.

A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards, acontece no Grande Hotel Termas de Araxá, no Complexo do Barreiro. O Grande Hotel de Araxá é considerado um dos mais belos castelos da América Latina e foi construído no glamour da década de 40. Tombado como patrimônio histórico, faz parte do Complexo Hidromineral do Barreiro, cercado pela natureza e com um amplo espaço de lazer, cercado pela natureza com paisagismo de Roberto Burle Marx, artista plástico e paisagista brasileiro reconhecido internacionalmente e um dos pioneiros a reivindicar a preservação das florestas tropicais, e com um amplo espaço de lazer. A cidade de Araxá está situada na macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Cercada pela exuberância da Serra da Canastra e Serra da Bocaina, é conhecida por suas águas termais e sua lama negra medicinal, tendo o maior spa de águas sulfurosas e radioativas do Brasil. O Aeroporto Municipal Romeu Zema recebe voos diários pela Azul Linhas Aéreas, chegando e saindo do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A empresa oferece conexões com Aeroportos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A cidade tem acesso às principais cidades do país por várias rodovias e é cortada pela BR-262 (Uberaba/Araxá | Araxá/BH), BR-452 (Araxá/Uberlândia), BR-146 (Araxá/Patos de Minas) e MG-428 (Araxá/Sacramento – Divisa com Estado de São Paulo) e tem linhas diárias de transporte coletivo rodoviário intermunicipal e interestadual. De portas abertas para receber o Brasil e o mundo, este é o cenário ideal para este grande acontecimento. 

Concurso Internacional do Queijo - “A produção de queijos tem forte relação com a cultura de cada região e com o ‘saber-fazer’ passado de uma geração para outra, além de ser influenciada pelas características do ambiente, o terroir, que dá uma marca de exclusividade para cada origem produtora. Observa-se, nas regiões tradicionais, que cada produtor vem imprimindo características próprias ao seu queijo, obedecendo a tradição do lugar, mas com o toque especial de cada artesão”. Embrapa.br. O Concurso Internacional de Queijo premia os melhores produtos com certificações nacionais e internacionais aprovadas no Brasil pelos órgãos competentes. Além de valorizar os produtores e produtos, incentiva a busca por melhorias na produção. A edição de 2023 contará com a participação da EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, referência no setor laticinista desde 1935. Com uma comissão julgadora ética e qualificada, o concurso tem ganhado reconhecimento internacional. Você que é produtor de Queijo, faça sua inscrição na Edição 2023 do Concurso Internacional do Queijo e divulgue seu produto neste grande evento. 

Feira Internacional de Negócios - Uma experiência de saberes, conhecimento e negócios. A Feira Internacional de Negócios é um evento que conecta produtores e consumidores, além de fomentar a troca de conhecimento entre técnicos, produtores, fornecedores de insumo e instituições do setor de laticínios. A feira prioriza a valorização da agricultura familiar e a adoção de práticas de produção da culinária rural. Para 2023, são esperados até 200 expositores entre produtores, instituições de fomento e empresas de insumo em duas áreas: uma externa em um pavilhão que contará com 68 estandes de 3m x 3m e uma área interna chamada CAVE,  um espaço estilizado com um projeto cenográfico de um mercado de queijos destinada a comercialização de queijos artesanais, com cafeteria, restaurante e área de convivência. Estes espaços ampliarão as oportunidades de negócios e fortalecerá a cadeia produtiva do leite. O evento atrai turistas e promove o desenvolvimento de outras atividades ligadas à gastronomia e à cultura regional.

A ExpoQueijo Brasil é um evento que recebe um público diverso que valoriza a cultura do queijo artesanal. Pequenos produtores da agricultura familiar, a agroindústria e as empresas da cadeia produtiva do leite são os principais beneficiários deste grande evento. Há ainda as entidades vinculadas a órgãos nacionais e estaduais, que trabalham fomentando o setor rural, de forma sustentável e responsável. E por fim, a ExpoQueijo recebe amantes do queijo e da culinária sejam como apreciadores, trabalhadores, jornalistas especializados, estudantes e ainda, mestres queijeiros.

Fórum - Difusão do conhecimento para promover abundância e geração de riquezas. O Fórum Internacional de Produtos da Agroindústria e Agricultura Familiar é um evento que visa aprimorar a qualidade e valor comercial do queijo artesanal certificado. Palestras, conferências e mesas de debate abordam inovações, métodos e práticas para produtores, técnicos e pessoas envolvidas no setor. Há destaque para a gestão e capacitação profissional, melhoria do rebanho bovino e qualidade do leite usado na produção de queijo. O programa é conduzido por técnicos e profissionais especializados e parceiros de instituições públicas. O Fórum promove o estreitamento das relações entre produtores e políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Vila Gastronômica - Um ambiente de experiências sensoriais incríveis, acompanhado pela excelente performance musical. Na Vila Gastronômica e Cultural você encontrará um ambiente de celebração e união com apresentações de performances, shows ao vivo, exposições artísticas e muito mais. Mas isso é apenas o começo! É também a oportunidade perfeita para desfrutar de uma experiência sensorial única enquanto aprecia a qualidade dos queijos artesanais e valoriza a tradição gastronômica dos agricultores familiares. Você pode provar os mais deliciosos pratos da cozinha mineira harmonizados com diferentes categorias de queijos, doces, licores, geleias, pimentas, petiscos e bebidas. Além disso, você pode comprar produtos diretamente dos produtores locais, garantindo a autenticidade e rastreabilidade dos produtos e incentivando a economia local. Educar para o consumo é um dos objetivos da EXPOQUEIJO, e a Vila Gastronômica é a maneira perfeita de alcançar esse objetivo. Com expositores e chefs qualificados, você pode obter informações sobre os modos de produção do queijo artesanal e suas características sensoriais, sabores, aromas, feições, cuidados de conservação e usos e aplicações do produto na culinária. Junte-se a nós na EXPOQUEIJO 2023 e descubra todos os segredos da culinária rural de Minas Gerais!


A ExpoQueijo BRASIL – Araxá International Cheese Awards tem a assinatura da realizadora Bonare Eventos e Empreendimentos Ltda. Sob o firme comando de Maricell Hussein, a Bonare é referência no segmento de eventos públicos e privados, com destacada atuação na organização de feiras, congressos e exposições para o mercado brasileiro. Com sua expertise em planejamento e execução de eventos desde 2006, a empresa assina o sucesso das duas primeiras edições da ExpoQueijo e segue na coordenação da próxima edição, em 2023.
 
ExpoQueijo BRASIL 2023 - Araxá International Cheese Awards
Data: 24 a 27 de agosto 2023
Local: Grande Hotel Termas de Araxá
Fone: +55 34 99921-8585
E-mail: [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp