10/07/2023 às 09h50min - Atualizada em 10/07/2023 às 09h50min

Valorize seu leite. Faça queijo

Valorize seu leite, faça queijo e aproveite o próspero mercado de laticínios no país!

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Valorize seu leite! Faça queijo
Valorize seu leite, faça queijo e aproveite o próspero mercado de laticínios no país! O Brasil possui um imenso potencial de mercado para a produção e comercialização de queijos. Com uma população de mais de 210 milhões de habitantes, o consumo per capita de queijo tem aumentado significativamente nos últimos anos, hoje está em 172 litros/ano/habitante, totalizando mais de 36 bilhões de toneladas/ano, e sabemos que hoje só produzimos 33 bilhões, sem contar com as perdas no processo e o desperdício. Isto quer dizer que produzimos menos leite que consumimos, desta forma, precisamos ser importadores naturalmente.

O consumo per capita de queijo no Brasil ainda é menor se comparado a países europeus, por exemplo, o que indica um espaço significativo para o crescimento desse mercado. Com a melhoria do poder aquisitivo da população, o aumento da conscientização sobre alimentação saudável e a busca por produtos artesanais e locais, o setor de queijos tem se beneficiado desse cenário favorável.

Um fator muito importante na expansão do mercado de queijos é a legislação para queijos artesanais está evoluindo muito, criando condições para as pequenas queijarias produzirem queijos, iogurtes e bebidas lácteas. O mercado de queijos no Brasil é diversificado e oferece várias possibilidades comerciais. Desde os queijos frescos e suaves até os queijos maturados e mais intensos, há opções para atender a diferentes gostos e preferências dos consumidores. Além disso, a variedade de ingredientes adicionais, como ervas, especiarias e até mesmo frutas, permite a criação de queijos com sabores exclusivos e personalizados.

A valorização dos produtos artesanais e regionais tem impulsionado o mercado de queijos no Brasil. Os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a origem dos alimentos que consomem e em apoiar pequenos produtores locais. Isso abre oportunidades para produtores de queijo que valorizam a qualidade, a autenticidade e a sustentabilidade em suas práticas de produção.
 
Outro fator importante é o crescimento do turismo gastronômico no país. O Brasil é conhecido por sua rica diversidade culinária, e os queijos artesanais têm um papel fundamental nesse cenário. Produtores que investem em experiências turísticas, como visitas a fazendas e degustações, têm a chance de atrair consumidores ávidos por conhecer e experimentar os queijos locais, gerando assim oportunidades comerciais adicionais. Além do mercado interno, o Brasil também possui potencial para exportação de queijos. A qualidade dos produtos brasileiros tem sido reconhecida internacionalmente, em vários concursos pelo mundo afora, abrindo portas para a entrada em mercados estrangeiros. A busca por queijos com características específicas, como queijos de leite cru ou queijos tradicionais de determinadas regiões, pode criar oportunidades de negócios para produtores que estejam dispostos a atender a essas demandas.

O mercado de queijos no Brasil é promissor e oferece diversas possibilidades comerciais, uma vez que consumimos mais do que produzimos. Com um consumo per capita em crescimento, o interesse por produtos artesanais e locais, a diversidade de opções e o potencial de exportação, fazer queijo pode se tornar um negócio lucrativo. Ao valorizar seu leite e aproveitar as oportunidades desse mercado, você pode construir um empreendimento de sucesso, oferecendo aos consumidores brasileiros e estrangeiros uma experiência única e saborosa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp