18/06/2023 às 11h10min - Atualizada em 18/06/2023 às 11h10min

Depois de eleger o melhor queijo de Alagoa, próximo concurso será do queijo artesanal Mantiqueira.

A disputa também terá duas categorias de maturação, sendo que os dez primeiros colocados de cada categoria serão classificados para concurso estadual

Agência Minas
Divulgação Emater
O concurso “O Melhor Queijo de Alagoa”, em Alagoa, Sul de Minas, fez parte da programação do XII Festival do Queijo e do Azeite, no Parque de Exposições da cidade. O Queijo Artesanal Alagoa é uma tradição passada de geração em geração na cidade e, atualmente, é reconhecido internacionalmente, inclusive com conquistam de prêmio na França.

Coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues explica que o concurso é etapa regional classificatória para o Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, previsto para ocorrer em Coromandel, em setembro. “Este ano, a novidade é que o concurso regional terá duas categorias. A categoria um será para os queijos com maturação entre 14 e 30 dias. Já a categoria dois é para queijos com maturação acima de 60 dias. A mudança é porque os produtores da região estão priorizando queijos mais maturados, que têm maior valor agregado por apresentar sabor e textura diferenciados”, explica a coordenadora.

Tradição
A região produtora da Mantiqueira de Minas (composta pelos municípios Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa Quatro e Pouso Alto) também se prepara para realizar o I Concurso Regional de Queijo Artesanal Mantiqueira, em 8/7, em Passa Quatro, no Sul de Minas.


O concurso também terá duas categorias de maturação, sendo que os dez primeiros colocados de cada categoria serão classificados para o concurso estadual. “O concurso da Mantiqueira também vai ocorrer num clima de festa, com a realização do Passo Quatro Gastronomia. Isso mostra o potencial da produção queijeira também como atrativo turístico local”, salienta Maria Edinice.

O Passo Quatro Gastronomia está agendado para 7 a 16/7, na praça de eventos da cidade, com apresentações artísticas, oficinas gastronômicas e exposição de produtos típicos e artesanais. Toda programação é gratuita.

Fonte: Agência Minas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp