05/06/2023 às 10h03min - Atualizada em 05/06/2023 às 10h03min

Relatório NutriConnection traz as tendências de alimentação saudável para 2023

Muitas empresas buscam por inovação e novidades no mercado de alimentação por serem pontos importantes para direcionar as marcas do mercado.

NutriConnection
Sabemos que muitas empresas buscam por inovação e novidades no mercado de alimentação por serem pontos importantes para direcionar as marcas do mercado, assim como dimensionam um olhar meticuloso diante das expectativas e demandas do consumidor. O Relatório Tendências em Alimentação Saudável 2023 da NutriConnection traz isso. Durante 3 anos consecutivos, a NutriConnection traz ao mercado um documento completo que projeta o futuro no presente. Aqui lhe apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o Relatório de Tendências 2023.

O que é o Relatório de Tendências NutriConnection?
Diariamente nos questionamos como será amanhã, daqui um mês, um ano ou até mesmo 10 anos. Ficamos nos perguntando, o que esperar do futuro? Quando o tema é alimentação saudável, apesar de muitas coisas serem faladas, o cenário ideal é que exista algum lugar que consiga juntar todas as informações e crie uma lógica por trás de todos os insights. É pensando nisso que desde 2021 a NutriConnection desenvolve o Relatório de Tendências, um documento completo escrito por pessoas com experiência no setor e conhecimento científico, informando o que, por que e – o mais importante –, como, usando exemplos do mundo real.

Indústria de Alimentos
Podemos dizer que a indústria de alimentos está em constante evolução e modernização para atender às necessidades dos consumidores. Contudo, é importante para as empresas de alimentos modernizarem seus produtos para se manterem relevantes no mercado e para oferecer produtos mais saudáveis e nutritivos aos consumidores. Certamente, isso significa a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis, assim como novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros.

Suplementos: um grande destaque foi o aumento no consumo de suplementos e pós, devido a alta busca por atletas, frequentadores de academias, entre outros tipos de consumidores. Um dos cases que o relatório trouxe foi a Athletica Nutrition, que possui diversos sabores de Whey Protein, até Whey Vegano.

Alimentos funcionais: no nosso repertório de Alimentos Funcionais, vejam que até mesmo um sorvete pode ter o viés de funcionalidade. Com uma inovação bem interessante, a proposta da Nightfood é trazer uma sobremesa que ajudaria a dormir melhor.

Proteínas: o exemplo que temos de proteínas são as bebidas proteicas gaseificadas (como um refrigerante). No Brasil, temos um exemplo da empresa Pronutrition e sua bebida com maior proteína por ml do mercado. Ela é uma bebida fácil de ser ingerida, saudável e saborosa.

Bióticos: quando o assunto é conhecer o universo de bióticos, a NutriConnection é referência. Nesta seção, trazemos à tona a Lil’ Goodness, empresa indiana que lançou seu Prebiotic Break Shake. Vem pronto para servir, nutritivo, com proteínas naturais do leite, aveia e fibras prebióticas naturais. Portanto, o conceito é garantir um início de dia saudável com doses regulares de nutrientes essenciais para aumentar a imunidade.

Food Service: o relatório traz um exemplo moderno de restaurantes 100% robotizado. Foi inaugurado o primeiro fast food robotizado no mundo, o Bionicook, que fica no Brasil, no aeroporto de Guarulhos (SP) e possui 18 opções de lanches e 15 tipos de bebidas.

Regulatório: também falamos da rotulagem frontal, assunto para pauta dos próximos anos, uma vez que essa é a principal alteração na rotulagem e tem por objetivo informar ao consumidor os produtos que contém ingredientes críticos que em excesso e podem prejudicar a saúde. Nesse sentido, a NC trouxe as soluções da Vogler.

Mundo Corporativo
Constantemente, as empresas recorrem a práticas mais sustentáveis para melhorar os aspectos gerais da sociedade, assim como melhorar o próprio negócio. Sobretudo, essa seção mostra que a capacidade de inovar é uma das exigências do mercado para manter a competitividade dos negócios. Novamente, passamos por um ano desafiador, isso trouxe a necessidade de que os processos da indústria, da corporação e até mesmo da sociedade reforçassem a digitalização para o mercado de alimentos. Podemos ver também diversas startups com ideias e propostas totalmente inovadoras. Observamos isso através da ampliação da carne cultivada em laboratório. Segundo a Good Food Institute, são mais de 70 empresas e startups no mundo todo com foco nessa área de pesquisa e desenvolvimento. Um exemplo é a Aleph Farms, localizada em Israel e criada pela empresa de alimentos Strauss Group.

Sociedade
A pós-covid (também conhecido como long covid), segundo a OMS, pode ser definida como uma “doença” que ocorre em pessoas que já foram infectadas. Geralmente, após 3 meses do início da covid, o paciente ainda possui sintomas e efeitos que duram pelo menos dois meses. Os efeitos podem ser de médio a longo prazo, como fadiga, disfunção cognitiva, queda de cabelo, dores musculares, depressão ou ansiedade, entre outros que ainda estão sendo estudados. Nesse sentido, as empresas de alimentos e ingredientes já começam a se movimentar para criar produtos que consigam remediar esses efeitos da doença. Por exemplo, uma das soluções percebidas é tratar as possíveis disfunções cognitivas. Essa condição faz referência a tudo o que está relacionado com a saúde cerebral, como problemas de confusão, esquecimento ou falta de foco mental e clareza.

Uma solução são com nootrópicos (as smart drugs), capazes de aumentar o foco e melhorar a memória do indivíduo. A Prontrition desenvolveu o produto Head Shot, que possuí cafeína, fosfotidilserina e colina como seus principais ativos. Além disso, houve um aumento da procura por suplementos para queda de cabelo. Dessa forma, a AQIA (empresa que se dedica com cuidados com cabelo e suplementos alimentares) possui diversos ingredientes para ajudar no desenvolvimento de produtos com foco na queda de cabelo e entre outros.

Metaverso
No último ano, notícias sobre o novo conceito do metaverso multiplicaram o interesse sobre o tema. No universo da alimentação, não seria diferente. A Coca-Cola subverteu a ideia de que montar uma loja no metaverso pode ser complicado, especialmente para marcas que estabeleceram sua presença em bens de consumo. A empresa de bebidas lançou uma coleção NFT com a plataforma OpenSea. A ação criou uma caixa de Itens denominada Amizade da Coca-Cola que contém ativos da marca que podem ser usados ​​pelos avatares.

Autor: Ary Bucione. Fundador da NutriConnection; 43 anos  no segmento alimentício; Alimentos Funcionais – Estratégico; Engº Alimentos (UNICAMP); MBA Administração (FGV); Governança Corporativa (IBGC). Atuou como Presidente das entidades: ILSI – Brasil , ABIAM e ABIAD e ABIA – Conselheiro.

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