01/06/2023 às 10h49min - Atualizada em 01/06/2023 às 10h49min

O que torna a proteína do soro do leite tão popular entre os consumidores de produtos para condicionamento físico.

O interesse dos consumidores pela proteína do soro de leite aumentou 50% no último ano. Por que a proteína do soro de leite é tão procurada?

Paola Gioffri
Lácteos Latam
edairynews

A proteína do soro de leite é a proteína do soro de leite, a parte aquosa do leite que é separada da coalhada durante a fabricação do queijo. É comumente usado como suplemento proteico, pois pode melhorar o conteúdo de nutrientes da dieta e também ter efeitos sobre o sistema imunológico.

A proteína do soro de leite refere-se a um grupo de oito proteínas encontradas no leite. Essas proteínas, na ordem da maior para a menor quantidade no leite, são: Beta-lactoglobulina, Alfa-lactoalbumina, Glicomacropeptídeo, Imunoglobulinas, Albumina sérica bovina, Lactoferrina, Lactoperoxidase, Lisozima.

Quando o leite é usado para produzir queijo, o processo de coagulação separa a coalhada do líquido, também conhecido como soro de leite. O soro de leite líquido é filtrado e seco para produzir a proteína do soro de leite em pó.

A proteína de soro de leite está disponível em várias formas, como barras de proteína de soro de leite, shakes de proteína de soro de leite e bebidas de soro de leite. O soro de leite em si não tem um sabor muito atraente. Portanto, ele é misturado a outros alimentos, como frutas e nozes, para tornar o sabor mais atraente.

Benefícios da proteína do soro de leite

Alguns dos benefícios da proteína do soro de leite para a saúde devem ser considerados:

  • Massa muscular
  • Açúcar no sangue
  • Perda de peso

Proteína para ganhar massa muscular

A proteína é vital para o ganho de massa muscular e há muitas evidências que comprovam isso, incluindo um estudo de 2019 no Journal of Exercise Nutrition & Biochemistry. A ingestão de proteína suficiente também pode ajudar a evitar a perda de massa muscular decorrente do envelhecimento. Do ponto de vista médico, a proteína do soro de leite também pode ser usada como fonte de proteína para fornecer nutrição adicional para pessoas com doenças e que precisam ganhar peso corporal, bem como para curar feridas após lesões ou cirurgias.

Proteína do soro de leite para regular os níveis de açúcar no sangue

Estudos indicaram que a proteína do soro de leite pode ser útil na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Em um estudo, os pacientes com diabetes tipo 2 que tomaram um suplemento contendo aproximadamente 15 gramas de proteína do soro de leite 10 minutos antes de comer tiveram um risco reduzido de níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) depois de comer e tiveram maior probabilidade de manter os níveis de açúcar no sangue nas faixas-alvo ao longo do dia (euglicemia).

Perda de peso

Outro benefício potencial da proteína do soro de leite é a perda de peso. Conhecemos os efeitos benéficos que a proteína pode ter para aumentar a saciedade e facilitar a perda de peso. E estudos mostram que a proteína do soro de leite, em particular, pode ser eficaz. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de proteína do soro de leite está associada a uma mudança positiva na composição corporal, especialmente uma redução na gordura corporal. Os maiores benefícios foram evidentes quando a proteína do soro de leite foi acompanhada por uma redução na ingestão total de calorias e pela inclusão de treinamento de resistência.

Efeitos colaterais da proteína do soro de leite

Algumas pessoas podem apresentar sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, náusea e cãibras ao consumir a proteína do soro de leite em grandes doses. Pessoas alérgicas ou intolerantes à proteína do leite também podem apresentar reações adversas se consumirem whey protein, pois é um ingrediente derivado do leite.

Quando usada em excesso, a proteína do soro de leite pode levar a uma exacerbação da acne, modificação negativa do microbioma intestinal e até mesmo danos ao fígado e aos rins. É importante seguir as instruções no rótulo do suplemento de proteína de soro de leite e evitar tomar mais do que a quantidade recomendada.

Tipos de proteína de soro de leite

Existem diferentes tipos de proteína do soro de leite

  • A proteína concentrada do soro de leite (WPC) tem uma concentração maior de gorduras e carboidratos do que sua contraparte, a proteína isolada do soro de leite. A quantidade de proteína presente no WPC pode variar entre 30 e 80%.
  • A proteína isolada do soro de leite (WPI) tem mais gordura e carboidratos filtrados, deixando uma concentração de proteína de pelo menos 90%; essencialmente, o fabricante isolou a proteína do soro de leite, fornecendo um produto com maior concentração de proteína do soro de leite. Ele também tende a ser mais caro do que o WPC porque é necessário mais processamento.
  • Hidrolisado de proteína de soro de leite (WPH) é outro termo para soro de leite hidrolisado. O WPH é a forma pré-digerida ou quebrada da proteína do soro de leite, o que permite uma absorção mais fácil. Entre os três tipos de proteína do soro de leite, essa forma de proteína do soro de leite é a mais fácil de digerir. Ela também é comumente usada em fórmulas infantis especializadas e suplementos proteicos medicinais.

A proteína concentrada do soro de leite e a proteína isolada do soro de leite são as formas mais comuns de proteína do soro de leite disponíveis para venda. Entretanto, a escolha dependerá de seu orçamento, necessidades e objetivos.

Para quem a proteína do soro de leite é recomendada?

Se você tiver uma dieta rica em nutrientes, suas necessidades de proteína devem ser atendidas sem suplementação. No entanto, você pode querer incluir a proteína em pó em seu estilo de vida por diferentes motivos.

Algumas pessoas podem tomar proteína em pó para melhorar a resistência e a força à medida que constroem e mantêm seus músculos. Outras podem adicionar proteína em pó à sua dieta para complementá-la se tiverem dificuldade em ingerir alimentos com proteína suficiente. E algumas pessoas podem usá-la devido a problemas de deglutição e mastigação, pois é mais fácil ingerir proteína em pó misturada com alimentos e bebidas para atender às suas necessidades nutricionais.

Se você precisa ou não dessa proteína extra dependerá de suas necessidades e objetivos nutricionais, portanto, é melhor conversar com um médico para determinar suas necessidades de proteína antes de comprar. Se você decidir investir em uma proteína em pó, procure produtos de marcas confiáveis com aprovação de terceiros, leia as listas de ingredientes e siga as instruções fornecidas para evitar o uso excessivo devido aos possíveis efeitos colaterais negativos.

Autor: Paola Gioffri
Fonte: Lácteos Latam


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp