23/05/2023 às 17h30min - Atualizada em 23/05/2023 às 17h30min

Cinco tipos de leite para quem tem intolerância à lactose

O número de alérgicos e intolerantes ao leite e seus derivados, que podem ingerir tipos de fórmulas específicas, vem tendo um aumento não só no Brasil, mas no mundo todo.

Alergo Imuno. Clínica de Alergia
Alergo Imuno
Por definição biológica, leite é um líquido fisiológico branco, opaco, secretado pelas glândulas mamárias da mulher e de outros mamíferos. Assim, as outras bebidas que não tem essa origem não deveriam ser chamadas de leite, mas de fórmula ou bebidas. Mas, para facilitar o entendimento vamos chamar de leite as outras bebidas que vamos discutir aqui, utilizadas em substituição ao leite de vaca, para os alérgicos ou intolerantes a esse.

O número de alérgicos e intolerantes ao leite e seus derivados, que podem ingerir tipos de fórmulas específicas, vem tendo um aumento não só no Brasil, mas no mundo todo.
Quem sofre com intolerância à lactose, por exemplo, tem carência de lactase, enzima que atua na digestão da lactose, e sente dificuldades na hora de digeri-la. Os sintomas dessa condição variam bastante de organismo para organismo, algumas pessoas sentem desconforto intestinal, indigestão, cólica e diarreia, por exemplo.

Tudo isso tem aberto o mercado para novos produtos com o objetivo de atender a esse crescente público. Entre esses itens, estão diferentes tipos de bebidas ou fórmulas, que são ótimas alternativas para os intolerantes à lactose.

Cabe ressaltar que o leite de vaca, assim como todos os outros de origem animal, contém, em média, 5 gramas de lactose para cada 100 ml de leite. Assim, pode-se dizer que um copo de 250 ml, por exemplo, contém 12,5 gramas de lactose.

Por sua vez, o leite sem lactose nada mais é do que o leite de vaca comum, em que a lactose foi parcialmente ou completamente quebrada pelo processo de hidrólise, com adição de lactase. Entretanto, já há no mercado outros tipos de bebidas voltadas a esse segmento, como veremos a seguir!

1. Leite comum sem lactose
Esse tipo de leite é como o comum, no entanto, com um diferencial, que é a ausência do açúcar lactose. Ele é rico em cálcio, potássio, zinco, magnésio, além de vitamina A, K e o complexo B.

2. Leite de amêndoas (Uma bebida de origem vegetal)
A coloração é diferente, puxando mais para o bege, mas a textura é muito semelhante ao leite de vaca. Seu principal benefício é a ausência de lactose. É mais leve e de mais fácil digestão por ser rico em fibras.
A 250 ml do leite de amêndoas, são 30 calorias e 2 gramas de gordura, além de maiores quantidades de cálcio, vitamina D e E do que as presentes no leite de vaca. O único aspecto negativo é o fato de ter pouca proteína. Também é isento de glúten.

3. Leite de arroz (Outra bebida de origem vegetal)
Esse é um dos tipos de leite para intolerantes à lactose, e é feito a partir dos grãos processados do arroz. Ele pode ser encontrado em uma versão neutra ou saborizada, em geral, nos sabores baunilha ou chocolate.
Além de livre de lactose, ele também é zero colesterol, e em uma porção de 250 ml, tem-se 110 calorias, 1 grama de gordura e 2 gramas de proteína. Assim, comparado ao leite de origem animal ele tem uma menor quantidade de proteínas e maior carboidratos.

4. Leite de soja (Também por ser uma bebida natural de origem vegetal é isento de lactose)
Ele pode ser encontrado em soja transgênica ou orgânica. A primeira opção, não se sabe com total precisão quais podem ser as consequências do consumo, por isso, requer uma atenção especial no momento da escolha.
Ele é rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B.
O leite de soja é rico em potássio e flavonoides, que são ótimos antioxidantes. Em uma porção de 250 ml, temos  80 calorias, 7 gramas de proteína e 4 gramas de gordura, sendo que apenas 0,5g são de gordura saturada. Ele é livre de colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.

5. O coco também produz um dos tipos de leite ideais para quem tem intolerância à lactose
Por também ser de origem vegetal é isento de lactose. Tem composição baixa de proteínas e carboidratos.
Seu uso tem crescido hoje mais como ingrediente em receitas. É rico em gordura saturada do tipo boa, tem pequena quantidade de vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, zinco. E um pouco mais de potássio e ferro.

Fonte: Alergo Imuno. Clínica de Alergia

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp