14/05/2023 às 10h51min - Atualizada em 14/05/2023 às 10h51min

Vitamina B12. Por que não há uma forma natural vegana?

A vitamina B12 é um nutriente essencial encontrado em alimentos de origem animal, tais como produtos lácteos ou na farmácia.

Valeria Guzmán Hamann
eDairy News Brasil
Dra. Jerusa Miqueloto
A vitamina B12 é importante para a produção de glóbulos vermelhos, síntese de DNA e funcionamento normal do sistema nervoso; é necessária para a síntese de metionina, que é um aminoácido essencial para a produção de proteína e a remoção de metila (um grupo químico que se liga a algumas proteínas). 

A vitamina B12 também ajuda a manter níveis adequados de homocisteína, um aminoácido que pode afetar o risco de doenças cardiovasculares.

O que acontece quando nos falta vitamina B12? A falta de vitamina B12 pode causar anemia perniciosa, ou anemia megaloblástica, que ocorre quando não há glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Os sintomas de anemia perniciosa são fadiga, fraqueza, pele pálida, sensação de tontura, falta de ar e palpitações.

A deficiência de vitamina B12 também afeta o sistema nervoso, causando dor de cabeça, formigamento ou dormência nos dedos ou pés, e dificuldade para andar ou controlar o movimento. Se não for tratada, esta condição pode levar a sérios problemas neurológicos e danos à medula espinhal.

Vitamina B12, um veículo para energia
A vitamina B12 é essencial para o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso e também é necessária para a produção de células vermelhas do sangue, que levam oxigênio a todas as células do corpo, crucial para a energia.
Um corpo com baixos níveis de vitamina B12 sofre de cansaço e fadiga porque não está recebendo oxigênio suficiente.
 
Então, como um vegano consegue incorporar nutrientes essenciais?
Não existe uma maneira natural de ser vegano e receber uma nutrição adequada. Um vegano não tem como receber vitamina B12 sem suplementos diários na forma de cápsulas, comprimidos ou líquido para garantir uma ingestão adequada. Embora existam algumas fontes vegetais de vitamina B12, tais como alguns tipos de algas e cogumelos, elas não são confiáveis para atender às necessidades diárias.
Os produtos lácteos são uma boa fonte de vitamina B12 e, portanto, podem ser úteis para garantir que você obtenha o suficiente desta importante vitamina.

De quanta vitamina B12 precisamos?
A quantidade recomendada de vitamina B12 para adultos é de 2,4 microgramas por dia: uma xícara de leite integral contém cerca de 1,2 microgramas de vitamina B12, uma xícara de iogurte natural contém cerca de 1,4 microgramas. Se falamos de queijos, as coisas podem variar de um tipo para outro, mas por exemplo, o queijo parmesão oferece 1,9 microgramas por 4 onças ou 115 gramas.

Em outras palavras, o consumo regular de produtos lácteos pode, além de garantir nutrientes essenciais como proteínas, cálcio e vitamina D, que são essenciais para o funcionamento normal do organismo e para a saúde óssea, produção de energia e boa ajuda no controle de peso, pois são alimentos de baixa caloria e baixo teor de gordura, garantir uma quantidade adequada de vitamina B12.

O corpo é o templo da alma, é o lugar onde vivemos e é importante cuidar dele a fim de permanecer saudável e forte. Cuidar de nosso corpo é cuidar de nosso espírito. Fazendo exercícios, comendo uma dieta equilibrada e levando um estilo de vida saudável, contribuímos para manter o corpo e a mente saudáveis, fortes e em forma.

Não é através da autodestruição que nos tornamos compassivos com os animais, ou salvar o planeta. Como podemos pensar que somos saudáveis se deixamos de receber nutrientes da natureza, para obtê-los da farmácia? Vamos pôr um fim aos modismos que sob falsos preceitos só contribuem para a extinção humana.

Consumir produtos lácteos é bom para você, e aqueles que os produzem trabalham para criar alimentos nutritivos, com altos padrões de qualidade e segurança alimentar, proporcionando a seus animais bons cuidados, garantindo-lhes uma vida em condições confortáveis e saudáveis. Você já tomou seu copo de leite hoje?
 
Autora: Valeria Guzmán Hamann
Redatora e diretora de conteúdos eDairy News Brasil

Nota do Site Ciência do Leite
De acordo com a Dra. Jerusa Miqueloto, da Alta Diagnósticos, a vitamina B12 é essencial para o nosso corpo. O corpo não é capaz de produzir essa vitamina, por isso, é necessário o consumo de alimentos ricos em vitamina B12, e ser capaz de absorvê-la de forma adequada, para se manter saudável.  Quando seus níveis estão baixos no sangue podem ocorrer anemias, fadiga crônica, lesões neurológicas, dentre outros sintomas.  

O QUE É E PARA QUE SERVE A VITAMINA B12 NO CORPO HUMANO?  A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.  Outra vitamina essencial para nossa saúde é a vitamina D, responsável por fortificar nosso sistema imunológico.   

QUAIS OS ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B12?  Os alimentos ricos em vitamina B12 são as carnes bovinas, ovos, peixes, leites e derivados.  
  
QUAL A QUANTIDADE NECESSÁRIA DE VITAMINA 12?  A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12. 

QUAL EXAME MEDE O NÍVEL DE VITAMINA B12?  O nível de vitamina B12 pode ser dosado através da coleta de exames de sangue. Se durante seu check-up for realizada a Dosagem de vitamina B12, você poderá avaliar se os níveis estão normais ou baixos. A dosagem da Homocisteína e do Ácido Metilmalônico no sangue, podem contribuir para a avaliação dos níveis dessa vitamina pois esses metabolitos aumentam diante da deficiência de vitamina B12. Vale lembrar que existem pessoas que possuem níveis de ácido metilmalônico e homocisteína elevados, mesmo com dosagem normais de vitamina B12, e portanto, somente a dosagem da vitamina B12 poderá fornecer o diagnostico de certeza dessa hipovitaminose. A avaliação clinica é imprescindível para um diagnostico completo e assertivo. 

QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12?  A deficiência de vitamina B12 pode resultar em anemia que leva a fraqueza, desanimo e fadiga. Além disso, podem ocorrer estomatite (aftas), sensação de ardência na língua, formigamentos, fraqueza nas pernas, câimbras, depressão, falha de memória, até mesmo quadros mais graves de déficit motores e demências em casos mais avançados e não tratados.    

VITAMINA B12 ALTA: O QUE PODE CAUSAR?  Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.  
Vale lembrar que pacientes que apresentem altos níveis de vitamina B12 e que não estejam realizando reposição, devem conversar com seu medico de confiança a fim de realizar uma avaliação mais abrangente. 
  
QUANDO É NECESSÁRIO FAZER A SUPLEMENTAÇÃO?  Pacientes com risco aumentado de deficiência de vitamina B12 se beneficiam com a reposição. Pessoas com absorção inadequada por disbiose, após cirurgia bariátrica, doenças inflamatórias intestinais, gastrite atrófica, HIV positivo, dentre outras situações, podem predispor a deficiência de vitamina B12 e devem receber suplementação profilática. Pacientes idosos são especialmente suscetíveis a deficiência de B12 pela redução da acidez estomacal, e necessitam de reposição caso suas dosagens estejam inadequadas.  A deficiência de vitamina B12 pode se instalar de forma insidiosa e indolente e levar a quadros hematológicos e neurológicos bastantes graves.  Pacientes com dietas restritas, principalmente veganos, também devem monitorar seus níveis de vitamina B12 e ficar atentos a necessidade de reposição. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp