14/05/2023 às 09h32min - Atualizada em 14/05/2023 às 09h32min

Leite Fermentado: Opção segura e natural

Pesquisadores confirmaram os efeitos benéficos do leite fermentado com bactéria Lactobacillus rhamnosus hsrYfm 1301 contra a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Beba mais Leite
Revista Leite Integral
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma condição que se tornou cada vez mais comum nas últimas décadas, acompanhando o rápido desenvolvimento da economia e as mudanças no estilo de vida em todo o mundo. Ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado em pessoas que não consomem álcool em excesso, sendo que a prevalência global de DHGNA é de aproximadamente 25%, chegando a 29,2% em adultos na China, com uma tendência ascendente contínua.

A DHGNA é causada por fatores de risco como colesterol alto, alta ingestão calórica e falta de exercício e atividade física, o que pode levar à sobrecarga de ácidos graxos livres (FFA) e aumentar os níveis de colesterol livre intracelular, o que pode ser citotóxico, ou seja, causar danos ou levar a morte celular dos hepatócitos (principais células do fígado). Esses ácidos graxos livres são oxidados ou esterificados para produzir triglicerídeos, o que resulta no acúmulo de lipídios no fígado e estimula a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), além de induzir a inflamação.

Pesquisas recentes também indicaram que a DHGNA está intimamente relacionada à disbiose da microbiota intestinal, ou seja, um desequilíbrio na comunidade de micro-organismos que vivem no intestino. Embora intervenções no estilo de vida, como dietas ricas em fibras, com baixo teor de colesterol e exercícios, possam melhorar os sintomas da DHGNA, há medicamentos que são amplamente utilizados no tratamento da doença. No entanto, esses medicamentos podem apresentar efeitos colaterais.  

Um crescente número de estudos tem explorado o papel dos probióticos no tratamento da DHGNA, com resultados promissores. Entre eles, destaca-se um estudo publicado no Journal of Dairy Science que buscou elucidar os efeitos benéficos do leite fermentado com a bactéria Lactobacillus rhamnosus hsrYfm 1301 em ratos com DHGNA induzida por uma dieta rica em gordura. Para tanto, foram selecionados trinta ratos e posteriormente divididos de forma aleatória em três grupos diferentes com dez animais cada: um grupo controle (C), um grupo modelo (M) e um grupo que recebeu leite fermentado com a bactéria L. rhamnosus hsryfm 1301 (T). Os animais do grupo C receberam dieta básica e os dos grupos M e T foram alimentados com dieta rica em gordura. 

Resumidamente, o estudo revelou que uma dieta rica em gordura teve efeitos prejudiciais nos ratos, incluindo ganho significativo de peso corporal e níveis elevados de substâncias nocivas à saúde. No entanto, os animais que receberam leite fermentado probiótico apresentaram melhorias significativas, incluindo redução dessas substâncias prejudiciais, além de diminuição dos vacúolos de gordura nos hepatócitos. Análises do sangue dos ratos indicaram que o leite fermentado probiótico impactou positivamente o metabolismo lipídico, aminoácidos e sistema endócrino, reduzindo a inflamação e a lesão dos hepatócitos em ratos com a enfermidade.

Para os entusiastas dos lácteos, a notícia não surpreende: é possível afirmar que os probióticos podem oferecer uma alternativa segura e eficaz aos medicamentos convencionais. Com uma dieta adequada e a inclusão de alimentos probióticos na alimentação, é possível prevenir e tratar a DHGNA de maneira mais saudável e natural. 

Fonte: Beneficial effects of Lactobacillus rhamnosus hsryfm 1301 fermented milk on rats with nonalcoholic fatty liver disease. Journal of Dairy Science. 2023. DOI: https://doi.org/10.3168/jds.2022-22383. Publicado na Revista Leite Integral.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp