07/05/2023 às 11h12min - Atualizada em 07/05/2023 às 11h12min

A importância do leite para os idosos

Você sabia que quando envelhecemos algumas mudanças acontecem no nosso corpo e fazem com que tenhamos que ficar ainda mais atentos com a nossa saúde e alimentação?

A vida pede leite

Você sabia que quando envelhecemos algumas mudanças acontecem no nosso corpo e fazem com que tenhamos que ficar ainda mais atentos com a nossa saúde e alimentação? Isso porque após os 60 anos, é normal que os músculos fiquem mais “fracos”, que aconteça um aumento da quantidade de gordura corporal e uma redução na absorção das vitaminas vindas dos alimentos. Por isso, uma nutrição adequada é imprescindível para a saúde e bem-estar dos idosos. Nessa fase da vida, alguns nutrientes ganham destaque, como a proteína, o cálcio e a vitamina D.

Se pensarmos em nosso corpo como uma casa, as proteínas seriam as paredes responsáveis por mantê-la em pé. Consumir alimentos fontes de proteína é muito importante para a construção e manutenção dos músculos (5), o que ajuda os idosos a reduzirem a perda muscular, diminuindo o risco de desenvolver problemas como fragilidade e sarcopenia, que fazem com que essas pessoas fiquem mais vulneráveis e fracas, levando a dificuldades para realizar as atividades diárias e aumento do risco de quedas e fraturas. É importante lembrar que quando o objetivo é manter músculos fortes, a prática de atividade física supervisionada também é necessária.


A vitamina D, por sua vez, é essencial para a manutenção de ossos saudáveis e da força muscular em idosos, sendo que a ingestão inadequada desse nutriente também pode afetar a capacidade de realizar as atividades do dia a dia e aumentar o risco de quedas.  Já o cálcio desempenha diversas funções importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, contribuindo para a manutenção de ossos e dentes (8) fortes e saudáveis. Com o avanço da idade, a capacidade do corpo de absorver esse mineral diminui e, se ele faltar, há o risco de se desenvolver problemas de saúde, como a osteoporose.

Quer uma boa notícia?

Todos esses nutrientes essenciais para os idosos estão presentes no leite, que oferece proteínas de alta qualidade, vitamina D e pode ser considerado o principal alimento fonte de cálcio na nutrição humana (9, 10). Ele também pode ajudar na hidratação, além de ser versátil e muito saboroso! Ou seja, o leite do café da manhã, o bolo com leite no café da tarde ou a vitamina de frutas antes de dormir, além de trazerem um quentinho para o coração, podem ser um grande aliado na nutrição dos idosos, contribuindo para a manutenção de sua saúde e bem-estar.


REFERÊNCIAS

1. Maggini S, Pierre A, Calder PC. Immune function and micronutrient requirements change over the life course. Nutrients. 2018;10(10):E1531.

2. Alwarawrah Y, Kiernan K, MacIver NJ. Changes in nutritional status impact immune cell metabolism and function. Front Immunol. 2018;9:1-14.

3. Omran ML, Morley JE. Assessment of protein energy malnutrition in older persons, part I: History, examination, body composition, and screening tools. Nutrition. 2000;16(1):50-63.

4. Waitzberg DL, Caiaffa WT, Correia MI. Hospital malnutrition: the Brazilian national survey (IBRANUTRI): a study of 4000 patients. Nutrition. 2001;17(7-8):573-80.

5. Gonçalves T, et al. Diretriz BRASPEN de terapia nutricional no envelhecimento. BRASPEN J. 2019;34(Supl 3):2-58.
Morley JE. Anorexia of ageing: a key component in the pathogenesis of both sarcopenia and cachexia. J Cachexia Sarcopenia Muscle. 2017;8(4):523-6.

6. Diz JB, Leopoldino AA, Moreira BS, Henschke N, Dias RC, Pereira LS, Oliveira VC. Prevalence of sarcopenia in older Brazilians: A systematic review and meta-analysis. Geriatr Gerontol Int. 2017 Jan;17(1):5-16. doi: 10.1111/ggi.12720. Epub 2016 Jan 22. PMID: 26799062.

7. Sgarbieri VC. Propriedades fisiológicas-funcionais das proteínas do soro de leite. Rev. Nutr. 2004;17(4):397-409.

8. Food and Agriculture Organization. Milk and dairy products in human nutrition. Rome: FAO; 2013.

9. Benevides IA, Veiga A. Aspectos históricos, fisiológicos e antroposóficos do leite na alimentação humana: uma introdução ao tema. Arte MédAmpl. 2014; 34(1): 5-12.

Fonte: A Vida pede Leite

Nota do Site Ciência do Leite

 

Para adultos e idosos, é indicado em alguns casos o consumo de leite desnatado ou semidesnatado devido ao reduzido teor de gorduras, para evitar o desenvolvimento e agravamento de doenças como as dislipidemias, pois já é comprovado que a alimentação pode ser fator desencadeante destas doenças. É bom idoso tomar leite?

No caso dos idosos, o consumo do leite é extremamente importante. Como bem sabemos, o leite é rico em cálcio e é ideal para o fortalecimento ósseo e evitar doenças como a osteoporose, por exemplo. Por ser rico em aminoácidos, o leite também é um ótimo aliado no controle da hipertensão.

O leite pode ser inflamatório? Pelo contrário, estudos apontam que alguns componentes do leite teriam potencial anti-inflamatório. Entretanto, em algumas situações, ele pode exacerbar a produção de muco, como, por exemplo, em alguns tipos de acne.

O que é mais saudável leite em pó ou líquido? O leite em pó e o leite líquido são saudáveis. O importante é ficar de olho na quantidade consumida e adição de aditivos no produto. No caso do leite em pó, o ideal é dar prioridade para marcas que só têm leite na lista de ingredientes, vitaminas e algum estabilizante.

O que o idoso deve comer no café da manhã? Pães, arroz, feijão e batatas são exemplos de alimentos ricos em carboidratos e vale lembrar que os integrais são sempre mais saudáveis. Além da alimentação, existe um ingrediente essencial no dia a dia: água. A hidratação ajuda a manter o corpo saudável e evita sintomas como a cãibra.

O que dar para idoso para fortalecer? Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

Sete minerais e vitaminas para idosos viverem com mais saúde: Vitamina A. A vitamina A é essencial para a proteção dos tecidos oculares, da pele e até mesmo para o conjunto ósseo, sendo uma das mais importantes vitaminas para idosos. Vitamina C. Vitamina D. Vitamina E. Vitaminas do complexo B. Cálcio e Zinco.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp