30/04/2023 às 09h47min - Atualizada em 30/04/2023 às 09h47min

Queijo do Serro Quilombo - Casca Florida

Na versão mofado, a massa é ainda mais cremosa meio amanteigada e o sabor levemente ácido ao mesmo tempo que marcante.

Queijos do Serro - Queijuh
Queijuh
Na versão mofado, a massa é ainda mais cremosa meio amanteigada e o sabor levemente ácido ao mesmo tempo que marcante. A produção desse Queijo vem sendo feita na família há gerações, desde meados dos anos 50. Atualmente, com técnicas artesanais mais aprimoradas, Ivacy tem conseguido aumentar a produção sem perder a qualidade, o que resulta em Queijos extremamente saborosos reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente. Dentre as várias premiações, as que mais se destacam são as duas Medalhas de Ouro recebidas por dois anos consecutivos (2018 e 2019) no Concurso Queijo do Serro e a Medalha de Bronze no Mondial du Fromage de 2019, realizado na França
 
O Queijo do Serro Quilombo pesa em torno de 600gr a 700grs o tamanho tradicional, e em torno de 350gr a 450g no tamanho merendeiro. Maturação mínima de 30 dias. Produtor : Ivacy Pires dos Santos. Localidade: Fazenda Serra do Alexandre, zona rural do Distrito de Quilombo em Sabinópolis-MG., região do Serro. Casca rustica, florida e rugosa, com presença de mofo branco. Consistência cremosa meio amanteigada. Sabor Levemente ácido ao mesmo tempo que marcante. Premiação: 2 Medalhas de Ouro recebidas por dois anos consecutivos (2018 e 2019) no Concurso Queijo do Serro Medalha de Bronze no Mondial du Fromage de 2019, realizado na França.

Queijo Minas Artesanal produzido por Ivacy Pires dos Santos e sua família na Fazenda Serra do Alexandre, zona rural do Distrito de Quilombo em Sabinópolis-MG., microrregião do Serro. Possui o Selo Arte, que é um Certificado de Reconhecimento de excelência na produção artesanal de Queijos do Serro. 
É elaborado com Sal, Pingo, Coalho e Leite Cru de Gado mestiço, predominantemente da raça Girolando, criado livre em Pasto. O queijo artesanal tem sua características peculiares e únicas, como terroir, sabor especial de acordo com a estação do ano. Uma vez que seu processo de produção sofre interferências conforme a época do ano e clima. Por se tratar de um produto natural e artesanal, o mesmo tem variação de cor, apresenta casca rústica (aparência enrugada), bem como vestígio de mofo branco.

Quando o Queijo do Serro Quilombo - Casca Florida chegar em sua casa, é normal ele apresentar um cheiro forte e que esteja úmido, isso ocorre devido ao queijo ficar abafado no transporte havendo o crescimento maior dos fungos que crescem com o calor. Ao chegar em sua casa, o queijo do Serro Quilombo - Casca Florida deve ir direto para geladeira, antes de retirá-lo da embalagem e cortá-lo, recomendamos levá-lo à refrigeração por cerca de 2 horas até que fique firme novamente, depois ser retirado da embalagem. Lembre-se que o Queijo do Serro Quilombo - Casca Florida é maturado por fungos e ácaros em um ambiente próprio. Por isso, ao receber o produto em sua casa, retire-o da embalagem, o Queijo precisa respirar. É normal o aparecimento de manchas em tonalidades diferentes. A casca do queijo pode ser consumida normalmente. Para a maturação, o queijo deve ser colocado em um maturador ou manter em tábuas, deve ficar tampado com um tecido limpo e fino, protegendo de possíveis moscas, insetos e corrente de ar que pode ressecar a casca do Queijo. Deve ser virado diariamente para que tenha uma maturação uniforme. Quanto maior for a maturação do Queijo mais forte o sabor.

Vc pode armazenar em refrigeração, se desejar manter a textura e estabilizar a maturação, enrolado em um papel manteiga em uma vasilha com tampa, na parte de baixo da geladeira, virando diariamente e observando com cuidado se nao há incidência de umidade, caso ocorra deixe-o em local fresco e arejado coberto com um pano fino para ele respirar por um tempo. 

O queijo com fungos não é lavado para a proliferação das bactérias. Ele se torna um queijo mais sensível que requer mais cuidados. Aconselhamos a consumi-ló em até 30 dias após aberto. Em Estados com clima muito quente, a maturação deve ser feita num cômodo onde possui ar condicionado com uma temperatura de, no máximo, 20ºC.

Nota do Site Ciência do Leite

Os Queijos Maturados, são queijos que passaram pelo processo de envelhecimento. Que pode ir de 20 dias a alguns meses ou até anos. Os queijos são armazenados na sala de maturação em tábuas de madeira com controle de temperatura e umidade. É neste processo que o queijo desenvolve sua personalidade. Ganhando cor, aroma, textura e o sabor que todos amam! Além disso a maturação é responsável por fermentar a lactose. Quanto maior o tempo de maturação, menor a lactose. Quanto maior o tempo de maturação menor o nível de lactose.

Serro: Uma tradição na fabricação de queijos artesanais. Tudo começou com o declínio da atividade de garimpo trazido pela Coroa Portuguesa no século XVIII. Desde então a atividade pecuária tomou lugar e, consequentemente, a produção de queijos. As técnicas de fabricação artesanal foram sendo passadas ao longo dos tempos de geração em geração e permanecem até os dias atuais. E esse fator, aliado ao terroir da região, resulta em queijos únicos, de sabor e texturas só encontrados ali. A qualidade dos queijos do Serro levou o IEPHA-MG a declará-los como primeiro Patrimônio Imaterial de Minas (2002). Posteriormente, em 2008, foram também declarados como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo IPHAN.

Fonte: Queijuh

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp