O Tofu é uma espécie de queijo produzido a partir da soja e sua fabricação é exatamente igual à do queijo convencional chamado queijo de soja ou queijo Tofu.
Ele vem ganhando cada dia mais adeptos, pois seu consumo é liberado para pessoas intolerantes à lactose e também aos veganos, ou seja, pessoas que não consomem nada que seja de origem animal.
Além de muito nutritivo, o Tofu é polivalente na hora de preparar. Sua consistência e aparência são muito semelhantes às da ricota, e é muito usado na gastronomia asiática, teve sua origem na China, mas é muito consumido também na Coréia e no Japão.
Inicia-se a preparação na noite anterior. A primeira providência é lavar os grãos da soja em água corrente e em seguida deixar de molho.
O mínimo de tempo que os grãos devem ficar de molho é por doze horas. O ideal é deixar até 48 horas, lembrando de trocar a água, sempre, de doze em doze horas.
Isso se faz necessário porque ajuda na digestão dessa planta cujo fruto é uma vagem, aumentando, do mesmo modo, a assimilação de seus ingredientes nutricionais.
Depois desse período, é só escorrer a água e lavar os grãos outra vez. Em seguida coloque os grãos no liquidificador junto com água filtrada e deixe bater o tempo suficiente até triturar os pedaços maiores da soja.
Então você deve coar o líquido em um pano limpo direto em uma panela, ligar o fogo e deixar ferver. E assim terminamos o preparo de um leite de soja feito em casa.
O restante do procedimento para fazer o Tofu caseiro é exatamente igual ao do queijo tradicional.
O tofu mais comumente utilizado é em forma de pasta temperada , essa pasta é usada em caldos, grelhados, refogados e principalmente em saladas. Recentemente passou a ser usado em recheios de massas, panquecas, quiches, tortas e também como patê. Isso se deve ao fato de sua consistência ser bem apropriada para esse tipo de utilização.
Por ter um gosto neutro, tanto pode ser usado em pratos salgados quanto doces com a mesma eficiência.
O tofu pode ser consumido de diversas maneiras e em qualquer refeição que preferir. Por conter ômega 3 e cálcio, ele possui menos calorias do que os queijos de procedência animal, incluindo o queijo branco.
Principais formas de consumir:
Pensando em convidar os amigos para jantar? Aproveite para fazer uma receita deliciosa e cheia de sabor.
Que tal renovar o seu prato especial para um domingo em família?
Combina muito com aqueles dias frios e aconchegantes.
Uma alternativa muito interessante para uma refeição leve, nutritiva num dia de calor.
Pensando em convidar os amigos para jantar? Aproveite para fazer uma receita deliciosa e cheia de sabor.
Fontes:
https://www.ecycle.com.br/6830-tofu
https://blog.tudogostoso.com.br/cardapios/receitas-salgadas/tofu/
https://www.plantte.com/como-fazer-tofu/
https://www.dicasdemulher.com.br/tofu/
Autora: Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.
Nota do Site Ciência do Leite
O tofu é um tipo de queijo que pode ter textura firme ou macia e tem sabor quase neutro, feito a partir do grão da soja, sendo um alimento rico em proteínas, fonte de fibras, vitaminas e isoflavonas, que são os antioxidantes naturalmente presentes na soja.
O tofu é um alimento funcional, porque além de ter proteínas, carboidratos e vitaminas importantes para o corpo, também ajuda a prevenir o câncer de mama e endométrio, e infartos. Além disso, o tofu tem boas quantidades de cálcio, reduzindo a perda deste mineral pelos ossos, prevenindo a osteoporose. Por ser um alimento rico em proteínas, o tofu também mantém a saúde dos músculos, ajudando no ganho de massa muscular.
Esse queijo de soja é muito usado principalmente em dietas vegetarianas, mas pode ser consumido por todas as pessoas, principalmente por quem quer reduzir gradativamente a ingestão de proteína animal ou a quantidade de gorduras da dieta, já que o tofu tem baixas quantidades de gordura e não tem colesterol.
O tofu é um alimento de baixo custo, além de ser fonte de fibras, isoflavonas, ômega 3 e ômega 6. Além disso, o tofu tem boas quantidades de cálcio, água, não possui colesterol, tem pouca gordura e contém mais proteínas do que o grão da soja. Por isso, comer o tofu regularmente traz vários benefícios à saúde, como:
Para obter os benefícios, a ingestão do tofu deve ser de 100g por, para atender as necessidades diárias de proteína.