18/04/2023 às 10h58min - Atualizada em 18/04/2023 às 10h58min

É possível harmonizar queijos com chocolates?

Apesar de tão distintos, combinar queijos com chocolates é um hábito que está virando moda entre grandes chefs e cozinheiros.

Equipe técnica da Revista Produtos Finos
Produtos Finos
Macheeseguild

Apesar de tão distintos, combinar queijos com chocolates é um hábito que está virando moda entre grandes chefs e cozinheiros. Há quem ainda faça careta ao ver esses dois dividindo a mesma mesa, mas, acredite se puder, quando estão juntos no paladar, parece que nasceram um para o outro. A resposta para essa pergunta é sim! Conhecidos por serem os queridinhos da gastronomia, os queijos e chocolates dão um toque especial a vários pratos, ainda que sejam apreciados separadamente. No entanto, assim como outras combinações inusitadas, os queijos com chocolates formam uma boa parceria, sendo necessário apenas saber harmonizar cada um, de acordo com suas características.

Já imaginou montar uma noite de degustação de queijos com chocolates? Se essa ideia ainda não passou pela sua cabeça, saiba que poderá estar perdendo uma grande oportunidade de impressionar seus amigos e agradar diversos paladares por aí.

Para começar essa aventura, selecionamos algumas dicas sobre como harmonizar nossos queridos queijos com chocolates. Temos certeza que essa harmonização vai deixar muita gente com água na boca!

CHOCOLATE MEIO AMARGO / AO LEITE

Os queijos com sabores mais ácidos como os de cabra, ovelha e até o queijo da canastra, são excelentes opções para os chocolates meio amargos, e acompanham bem também os ao leite.

CHOCOLATE COM NOZES OU MEL

Feitos um para o outro, os chocolates com nozes ou mel são as melhores companhias para queijos maturados, como o Emental, Gouda e Parmesão.

CHOCOLATE AMARGO

Os ilustres chocolates amargos, conhecidos pela sua personalidade forte, são amigos inseparáveis dos queijos azuis, incluindo o Gorgonzola ou Roquefort. Esta combinação dá certo, graças aos aromas intensos que são ainda mais elevados na presença deste chocolate.

CHOCOLATE MEIO AMARGO

Outra opção que combina com o chocolate meio amargo é o queijo de mofo branco. Você já deve ter experimentado por aí um Brie ou Camembert, então sabe que seus sabores delicados e marcantes são tudo que este chocolate precisa. Uma dica é complementar com morangos frescos para potencializar a degustação.

TRUFAS

As trufas não poderiam ficar de fora da festa, então se elas marcarem presença, lembre-se de convidar também os queijos frescos. Juntos, estes dois formam um belo – e saboroso – casal. O mesmo vale para os chocolates caramelizados, sendo uma boa opção para combiná-los com os queijos mais leves. 

Como mostramos, os queijos com chocolates formam uma boa parceria, sorte nossa conseguir aproveitar suas características em uma mesma mesa. 

Nota do Site Ciência do Leite

Se você é fã de chocolate pode comemorar. Pesquisas indicam que dá para comer essa guloseima sem culpa e, de quebra, garantir alguns benefícios para a saúde. Mas, como nem tudo são flores, ou melhor, tabletes, o fato é que todas essas vantagens só são possíveis quando o doce é consumido na quantidade certa. Outro ponto importante é a concentração de cacau na fórmula, por isso as versões meio-amargo e amargo são as mais indicadas para quem quer aproveitar todas as vantagens do doce. Ficou com vontade de abrir um agora mesmo? Confira 5 benefícios do chocolate que vão aumentar ainda mais esse desejo.

1. Melhora os níveis de colesterol

Segundo uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition, consumir chocolate com alto teor de cacau em uma dieta de pouco açúcar pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim).

2. Ajuda a controlar a pressão arterial

Os chocolates do tipo amargo e meio-amargo são ricos em catequinas e procianidinas, antioxidantes que inibem a enzima responsável por elevar a pressão sanguínea. Isso ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

3. Mantém a memória em dia

Outra vantagem, principalmente para as pessoas mais velhas, sugerida por cientistas da Escola de Medicina de Harvard, é que consumir duas xícaras de chocolate quente por dia  pode evitar a perda de memória e manter o cérebro saudável.

4. Aumenta a sensação de bem-estar

Pois é. Aquele suspiro que você dá depois de comer um chocolate com alto teor cacau não é à toa. Essa delícia libera substâncias naturais como a endorfina, que reduz o estresse, e a serotonina, um potente antidepressivo. É bem-estar na certa.

5. Auxilia na prática de atividades físicas

Descobertas do The Journal of the International Society of Sports Nutrition sugerem que consumir um pouco de chocolate amargo antes de ir à academia pode aumentar a disposição de oxigênio durante o treinamento.


Fonte: Produtos Finos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp