03/04/2023 às 16h00min - Atualizada em 03/04/2023 às 16h00min

Observatório do Consumidor analisa os padrões de consumo do doce de leite

Para comemorar o seu primeiro aniversário, o Observatório do Consumidor (OC) escolheu analisar aquele derivado lácteo que não pode faltar em festinhas e comemorações.

Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

Doce de Leite para comemorar!

Para comemorar o seu primeiro aniversário, o Observatório do Consumidor (OC) escolheu analisar aquele derivado lácteo que não pode faltar em festinhas e comemorações. Ele pode ser saboreado em pedaços ou em colher, puro ou acompanhado por um queijinho, ou ainda, quem sabe, vir na cobertura de um delicioso bolo ou no recheio de um suculento canudinho. Adivinhou? Sim, é ele, o Doce de Leite!

O OC coletou 851.782 tweets que se referiram a este produto entre maio de 2020 e fevereiro de 2023. Tal alimento, cujo consumo possui caráter puramente indulgente, teve seu maior número de menções no Twitter em 2020, primeiro ano da pandemia do Covid-19. Importante observar que, mesmo com um quadrimestre a menos de coleta de dados que nos anos seguintes, o interesse pelo doce de leite se destacou em 2020, com 38% do total de referências, diminuindo nos demais períodos.

Na comparação entre os quadrimestres, percebe-se que no ano de 2021, o interesse dos consumidores pelo doce de leite foi maior no primeiro quadrimestre, diminuindo ao longo do ano. Já o maior número de tweets em 2022, foi no segundo quadrimestre, e o menor, no terceiro quadrimestre. Comparando o número de tweets coletados nos dois primeiros meses de 2023 (28.551), percebe-se que ele está bem aquém dos anos anteriores. No primeiro bimestre de 2021, foram registradas 47.879 menções ao doce de leite e, nos dois primeiros meses de 2022, 35.352. Portanto, o interesse dos consumidor pelo doce de leite vem diminuindo ao longo do período analisado.

 

Os homens formaram maioria, entre os usuários do Twitter que publicaram sobre doce de leite. A representatividade masculina foi aumentando com o passar dos anos, e, no total, eles foram os responsáveis por 61% das menções ao produto, contra 39% de mulheres.

Quanto às gerações, a Y é, de longe, aquela que mais se manifestou a respeito desta iguaria nas redes sociais, com 82,7% do total de tweets, seguida pela geração Z, com 15,5% e, então, a geração X, menos representativa, com 1,8% de manifestações.

 

Os 3 estados de onde se originaram o maior número de tweets sobre o doce de leite são também os três mais populosos do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Juntos eles respondem por 53% do conteúdo postado.

Na sequência têm-se os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e Distrito Federal, todos superando, individualmente, 5.000 postagens sobre o doce, no período analisado.

 

Atributos desejados e sentimento dos consumidores

Ao se falar em doce de leite, o Sabor foi a característica mais desejada pelos internautas. Em 30% dos tweets que se referiram a algum atributo desta guloseima, o Sabor esteve presente. Além dele, a Cor e a Textura foram consideradas importantes para o consumo, correspondendo, respectivamente, a 20% e 10% das postagens. O Preço, por sua vez, não possui um peso tão significativo na decisão de consumo, aparecendo somente em 7% das postagens, corroborando a natureza indulgente deste consumo.

A análise de sentimentos das postagens sobre o doce de leite apresenta o incremento de expressões positivas nas postagens, passando de 55%, em 2020, para 67% em 2023. Houve diminuição do conteúdo neutro e o conteúdo negativo ficou estável ao longo dos anos.

 

Preferência dos consumidores

As postagens sobre doce de leite, em sua maioria, compreenderam também outros alimentos que acompanham o doce de leite no consumo. E os diversos produtos açucarados foram os mais referenciados pelos internautas, estando presente em 46% destas postagens. Em segundo lugar, os laticínios apareceram em 26% dos tweets.

A nuvem de palavras (Figura 7) apresenta os termos que mais apareceram nos tweets sobre o doce de leite, deixando em evidência vários vocábulos que remetem a outros doces, pratos salgados, produtos lácteos e uma grande variedade de frutas, explicitando a versatilidade desta iguaria e a criatividade do consumidor que o combina com diversos alimentos.

 

 

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp