25/03/2023 às 09h25min - Atualizada em 25/03/2023 às 09h25min

Dez curiosidades sobre o Queijo Brie

Você sabia que o queijo brie é considerado o rei dos queijos? E esta coroa foi cedida primeiramente por autênticos reis e rainhas no Congresso de Viena em 1814

O Queijo Brie existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Conta à lenda que o primeiro queijo teria sido obtido acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, sobre o sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. Depois de um dia inteiro de galopes, o árabe, com sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo. A transformação se deu em razão do calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite. 

O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito por meio da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômagos dos bovinos. Assim o queijo foi descoberto.

Ao deixar o leite em um recipiente, observou-se que ele se dividia em duas partes, uma sólida – a coalhada – e uma líquida – o soro. Escorrendo esse último, obtinha-se a matéria-prima que é usada até hoje na fabricação de qualquer tipo de queijo.

O queijo é um produto obtido do leite integral, padronizado, magro ou desnatado, coagulado natural ou artificialmente, adicionado ou não de substâncias permitidas, seguida de uma desidratação da coalhada e submetidas a manipulações necessárias para a formação de suas características próprias, podendo ser de massa fresca ou maturada.

O queijo é tido como um alimento de alto valor nutritivo, pois apresenta alta concentração de proteínas, gorduras, sais minerais e vitaminas.

A origem em diferentes países. Os diferentes tipos de queijos variam de país para país, de acordo com a qualidade do leite, variação climática e tipo de fabricante. Existem diversas técnicas de produção desse alimento, algumas delas muito sofisticadas, que resultaram na variedade de queijos existentes hoje no mundo. Só na França existem pelo menos quatrocentos tipos diferentes de queijos e é de lá também o maior consumo per capita deste alimento. Para se ter uma ideia, cada francês consome anualmente em torno de 22 quilos de queijo. Outros povos que consomem muito queijo são os gregos e os italianos.

Tipo de leite: A matéria prima principal do queijo é sempre o leite, mas o tipo de animal que produz o leite influencia no sabor final do queijo. Interessante também notar que o mesmo tipo de queijo pode ser feito com leites de origem diferente, como é o caso da muçarela e da ricota. 

Os quatro tipos de leite disponíveis para a produção de queijo são:

Leite de vaca: o queijo feito de leite de vaca tem sabor mais suave, cremoso e adocicado que o produzido com outros tipos de leite. Assim, para desenvolver queijos com sabor mais apurado, o queijo de leite de vaca precisa passar por processos de maturação e envelhecimento. O leite de vaca é a matéria prima de cerca de 82% dos queijos produzidos no mundo.

Leite de búfala: no Brasil, conhecemos especialmente a muçarela de búfala, um queijo fresco em formato de bolas, trança, nós, ou outros. Na verdade, a verdadeira mozzarella italiana é tradicionalmente feita 100% com leite de búfala. Outros queijos frescos fabricados também com leite de búfala são: queijo de Coalho, Ricota, queijo Frescal e Cottage de búfala. Cerca de 12% dos queijos do mundo são fabricados com este leite.

Leite de cabra: o queijo feito com leite de cabra tem um sabor picante e um aroma característicos, mais fortes que os de queijo de vaca. Para quem está acostumado com o sabor mais suave dos queijos de leite de vaca, o queijo de cabra pode não agradar na primeira mordida. Mas este queijo tem uma legião de apreciadores, além dos que, devido à intolerância ao leite bovino, precisam de uma alternativa. Entre os queijos feitos com leite de cabra no Brasil estão o queijo Boursin, Camembert, Ricota e Frescal de cabra. Já na França, principal produtor, são mais de 100 tipos.

Leite de ovelha: os queijos de leite de ovelha são os menos comuns no Brasil. Em geral, são queijos macios e semi macios, com textura suave. Entre os tipos de queijo de leite de ovelha estão o Roquefort, o Manchego, Halloumi, Pecorino e Feta. 

O queijo mais antigo da França só poderia despertar curiosidade mesmo! Se você acha estranho um queijo com mofo branco e textura mole, saiba que esta iguaria já foi o alimento preferido de reis e rainhas. Por isso, participe você também deste banquete e descubra por que o queijo brie é considerado “o rei dos queijos”.

queijo brie

queijo brie

Você sabia que o queijo brie é considerado o rei dos queijos? E esta coroa foi cedida primeiramente por autênticos reis e rainhas no Congresso de Viena em 1814, que o elegeram um dos queijos mais macios e saborosos da França, a começar pelo imperador Carlos Magno I no século VIII. Aliás, o nome deste queijo é uma homenagem ao seu próprio local de origem, a província de Brie, na França.

Como viu, nem começamos a falar sobre este queijo e já revelamos algumas curiosidades sobre sua origem. Então continue acompanhando este artigo e surpreenda-se com tudo que descobrirá sobre o queijo brie.


   1) O queijo brie possui casca branca por causa da ação de um fungo

Se você é apaixonado por queijos, já sabe que os fungos são personagens importantes em seu desenvolvimento. E com o brie não seria diferente, já que além da sua casca, o fungo Penicillium Camemberti também é responsável pelo processo de maturação interna e externa.

2) A casca branca também é comestível

Muitas pessoas preferem não comer a casca do brie, talvez por saberem que ela é resultado da ação de um fungo. No entanto, este queijo de mofo branco comestível ainda é preferência no gosto popular, mas se você não gosta muito, não deixe de experimentar, ou então aprecie somente a massa do queijo que é irresistível.

3) Os queijos jovens são mais moles

Em situações onde o queijo possui até 30 dias de maturação, sua massa em torno da casca é mais mole e seu interior mais denso, isso acontece exatamente por causa do mofo. Com o tempo, as enzimas do queijo vão deixando-o mais cremoso e com sabor mais apurado, assim como ocorre com os queijos que possuem mais de 30 dias de maturação.re

4) Experimente antes de comprar

Antes de comprar um autêntico queijo brie, peça para experimentar um pedaço ao menos. O indicado é comprar pequenos pedaços, pois este tipo de queijo após aberto é difícil de ser conservado em casa. Uma boa dica é não comprar queijos com as cascas muito brancas, os quais ainda não desenvolveram por completo sua consistência.

5) Champanhe é uma harmonização clássica

Claro que os vinhos brancos e tintos são ótimas companhias para o brie, porém, como as regiões que produzem este queijo e o espumante são vizinhas, sua harmonização se tornou um hábito comum e prazeroso na França.

6) O queijo brie não envelhece quando fatiado

Os queijos que não estão muito maduros, serão duros ao toque. Vale lembrar que o brie um pouco mais envelhecido oferece um sabor mais forte e borda mais farelenta. Por isso, evite comprar grandes quantidades, pois quando estes queijos são fatiados, eles param de envelhecer.

7) Quais as melhores combinações para o brie?

Este queijo já é saboroso sozinho, mas se você quer elevar seu potencial, acrescente alguns alimentos, como maças, peras, geleias, compotas e até mel. Além disto, ele também acompanha pães franceses, amêndoas, doces e biscoitos.

8) Tempo de refrigeração do brie

Para manter a qualidade deste queijo é necessário retirá-lo da geladeira em até 30 minutos antes de servi-lo. Outra dica importante é não deixá-lo exposto diretamente ao ar, justamente para não comprometer sua qualidade.

9) O queijo brie pode ser assado?

Sim, apesar de ser normalmente consumido frio, o brie pode ser assado em papel alumínio e também combina com fondues, molhos, carnes e algumas saladas.

10) O queijo brie possui duas variedades

Isso mesmo, o rei dos queijos possui duas variedades, também originárias da Franca, sendo o Brie de Meaux, com textura mais definida e sabor forte, porém não picante. Além deste, temos também o Brie de Melun, uma opção mais salgada e com textura quase derretida, sua própria casca possui tons mais avermelhados.

Um queijo tão emblemático e refinado, só poderia ser presença garantida em nossas mesas. Claro que não fazemos parte de nenhuma realeza, mas sabemos muito bem porque este queijo se tornou o preferido da nobreza.

Fonte: Produtos Finos e Portal da Educação. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp