12/04/2023 às 10h29min - Atualizada em 12/04/2023 às 10h29min

A higiene no controle de qualidade da indústria

Toda atividade relacionada à produção de alimentos deve seguir uma série de normas sanitárias estabelecidas pela ANVISA Além de Boas Práticas de Fabricação.

Grupo G5S
Toda atividade relacionada à produção de alimentos deve seguir uma série de normas sanitárias estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além das Boas Práticas de Fabricação (BPF), entre outras. Só assim é possível garantir a qualidade do produto que será vendido nos supermercados e outros pontos de venda, bem como a segurança alimentar dos consumidores.

Um alimento contaminado representa um sério risco à saúde, por isso é necessário que as indústrias tomem certos cuidados desde a escolha e manipulação da matéria-prima até o transporte do produto final. Uma questão muito importante que está presente em todas as etapas do processo de produção é a higiene.
Neste artigo, vamos te explicar qual a importância do controle de qualidade na produção de alimentos, qual o papel da higiene e quais práticas precisam fazer parte da rotina da indústria.

O controle de qualidade na indústria de alimentos

As normas da Anvisa determinam uma série de boas práticas para a manipulação e armazenamento de alimentos, a fim de evitar contaminação e garantir a segurança alimentar do consumidor. Essas regras determinam desde as características da estrutura da cozinha, estoque e outros ambientes de apoio até o uniforme dos funcionários.

Eles definem, por exemplo, quais materiais devem ser utilizados de forma padronizada por serem descartáveis ou fáceis de limpar. Orientações sobre como lavar as mãos, como embalar os alimentos e a que temperatura mantê-los também fazem parte do documento.
Por isso, toda empresa deve se atentar às normas vigentes e às atualizações que podem acontecer com o tempo. Padronizar os processos internos e treinar a equipe é fundamental para que a qualidade dos produtos se mantenha e se eleve.

Por outro lado, a preocupação com a higiene não se deve apenas à qualidade do produto e à segurança alimentar. É claro que estas devem ser as principais preocupações dos gestores e funcionários que atuam nas empresas de alimentos. Mas os benefícios desse cuidado vão muito além.

Empresas que se comprometem com a higiene evitam a perda e o desperdício de alimentos estragados, reduzindo os custos e aumentando sua lucratividade. Ao seguir as normas da legislação, a empresa também se previne contra problemas jurídicos ao que diz respeito à higiene sanitária e também ao meio ambiente.

Como consequência da dedicação e excelência, a satisfação do cliente ajuda a construir uma imagem forte e competitiva da marca no mercado. Empresas que estão de acordo com a legislação e que apostam em soluções para reduzir o impacto ambiental também agregam valor de mercado e se tornam mais atraentes diante do olhar de investidores.

A higiene como parte do controle de qualidade

Garantir a segurança alimentar implica na padronização dos processos a fim de garantir a qualidade daquele produto. A preocupação com a higiene começa desde a manipulação da matéria-prima, seja ela derivada de animais ou vegetais.

O agente de contaminação já pode estar presente na matéria-prima antes mesmo desta chegar à indústria. É por isso que as plantações passam por processos de controle de praga e o leite é pasteurizado, por exemplo. Quem lida com esses ingredientes respeitando as normas técnicas e boas práticas já sabem como devem proceder quanto à manipulação desses alimentos.

Não só o ambiente precisa estar perfeitamente higienizado, como também os equipamentos e utensílios que farão parte do processo de produção, as embalagens e o estoque onde serão armazenados e até a carreta do caminhão que fará o transporte. Tudo para que microorganismos e pragas sejam neutralizados no processo de produção, além das substâncias tóxicas.

Os próprios funcionários também precisam estar com seu uniforme devidamente higienizado e utilizando equipamentos de proteção como luvas, toucas e máscaras para evitar o contato do alimento com fluidos e resíduos corporais. A atenção à saúde da equipe também faz parte dos cuidados com a higiene. Caso algum colaborador adoeça, não se pode descartar as chances de contaminar outras pessoas e até mesmo objetos e alimentos.

Para garantir que o controle de qualidade seja cumprido, todas as empresas adotam uma série de práticas como parte da sua rotina. O cumprimento destes processos de higiene são fiscalizados e avaliados internamente, como quando os alimentos são submetidos a testes em laboratório para garantir o padrão de qualidade.

Confira a seguir algumas práticas que devem fazer parte da rotina das indústrias.

Dicas práticas para manter os padrões sanitários
Faça uma checklist onde constam todos os processos de limpeza que devem ser realizados diariamente, semanalmente e mensalmente.
Determine quais as áreas que precisam de passar pelo processo de higienização, quais os produtos que devem ser utilizados e como deve ser feita a limpeza.
Determine os responsáveis por cumprir cada atividade e quando elas devem ser realizadas em relação às demais etapas do processo de produção.
Documente os padrões e treine a equipe para que não haja dúvida ou dificuldade no cumprimento das tarefas.
Determine os responsáveis por fiscalizar os processos, conferindo a qualidade constantemente e dando feedback sempre que necessário.
Agende limpezas diárias dos utensílios, pisos, bancadas, paredes, câmaras, fornos e fritadeiras, entre outros. E defina a periodicidade de limpeza de eletrodomésticos e espaços de armazenamento como geladeiras, freezers, prateleiras e armários.
Esteja sempre atento à necessidade de reposição ou manutenção de materiais. Alguns utensílios de cozinha, por exemplo, podem acumular resíduos após certo período de desgaste, o que dificulta a limpeza.
Esteja também atento ao estoque para que não faltem materiais de limpeza.
Determine como deve ser feita a separação e o descarte de resíduos sólidos e efluentes, segundo sua origem, características e risco de contaminação.
Reserve ambientes próprios para a convivência, alimentação, higiene pessoal e vestiário dos colaboradores da empresa, de forma a manter distância do ambiente de produção.
Defina normas de higiene dos funcionários, como uso de uniformes e calçados fechados higienizados; toucas, luvas e máscaras descartáveis; e ausência de esmalte, barba, maquiagem e acessórios.
Agora que você já sabe o papel da higiene no controle de qualidade de alimentos, saiba como melhorar a sua performance e otimizar os resultados na sua empresa. 

Fonte: Grupo G5S

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp