02/03/2023 às 11h22min - Atualizada em 02/03/2023 às 11h22min

Nutricionista explica como o doce de leite pode melhorar seu desempenho no pré-treino.

Já comeu doce de leite no pré-treino? Descubra se o alimento tem benefícios para a sua rotina de exercícios.

Luciana Picerno

Entrevista da nutricinionista Luciana Picerno para Valéria Guzman Hamann do Site Tudo Gostoso

doce de leite no pré-treino viralizou recentemente na internet e tem causado polêmica. Além de delicioso, o alimento seria uma alternativa para garantir energia rapidamente e melhorar o desempenho durante a atividade física. Mas será que o doce realmente oferece esses benefícios? Convidamos a nutricionista Luciana Picerno (@nutri.lucianapicerno), especialista em nutrição esportiva e estética, para esclarecer essa dúvida. Confira a seguir dicas do que comer, quando comer e o que evitar antes de colocar o corpo em movimento na academia ou até ao ar livre. Confira!

Pode comer doce de leite no pré-treino?

Sim, o doce de leite pode ser consumido no chamado pré-treino imediato, quando há um intervalo de até 40 minutos entre a refeição e a atividade física. Conforme Luciana, quando não há muito tempo para comer antes do treino, o ideal é consumir alguma fonte de energia rápida.

“Por ser rico em açúcar e ter pouca gordura, o doce de leite é uma boa opção. Ele tem rápida digestão e absorção. Só temos que tomar cuidado em relação à quantidade, já que ele tem bastante açúcar por pouco volume. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas fica em torno de uma colher de sopa”, destaca a nutricionista.

Outro benefício do alimento é que uma porção pequena é suficiente para garantir um bom aporte de carboidratos. Segundo Luciana, cerca de 40g do doce têm mais ou menos a mesma quantidade de carboidratos de duas fatias de pão.

“É ótimo para aqueles momentos em que a gente faz a refeição e vai treinar logo em seguida, pois só com uma colherzinha conseguimos a quantidade de energia necessária sem ficar com a sensação de estômago pesado”, destaca.

Do ponto de vista nutricional, porém, existem outras opções melhores do que comer antes do treino. Do ponto de vista nutricional, Luciana indica principalmente o consumo de frutas e sucos de frutas.

“Suco de beterraba é um excelente pré-treino por ser rico em nitrato. Ele é convertido em óxido nítrico, um vasodilatador que aumenta o fluxo sanguíneo nos nossos músculos, aumentando a resistência e diminuindo a fadiga muscular. Gosto de combinar com outras frutas como melancia ou morango e adicionar gengibre em pó com propriedades anti-inflamatórias e termogênicas”, destaca.

O que não comer antes do treino?

Evite comer muitas proteínas e gorduras antes do treino, porque elas levam mais tempo para serem digeridas. Importante destacar também que o que você come influencia mais o seu desempenho do que o horário da refeição antes de ir fazer a atividade física.

“Se você treina três horas depois do almoço, uma refeição mais completa, não há necessidade de comer um pré-treino. Se não for o caso, e você tiver de uma a duas horas de intervalo antes da atividade, pode fazer um lanche mais completo, como pão com ovos, tapioca e cuscuz.

Faz mal fazer exercício em jejum?

Conforme a especialista, não há problema em não comer antes do exercício se a pessoa treina bem assim. Luciana destaca, porém, que no caso do treino em jejum pela manhã é interessante consumir uma boa quantidade de carboidratos na noite anterior.

Qual é o melhor pós-treino?

A escolha do que comer no pós-treino depende muito do objetivo de cada um. No geral, porém, é muito importante ter boa quantidade de proteína na refeição, no mínimo 20g.

“Não precisa ser whey. Pode ser frango, carne, peixe e ovos. O importante é que forneça a quantidade adequada. Quando o objetivo da pessoa é emagrecimento, porém, pode ser uma boa estratégia não consumir carboidrato logo após o treino e esperar para inseri-lo na refeição seguinte. Não é uma regra, é apenas uma estratégia dentro de várias que existem”, explica Luciana.

Fonte: Site Tudo Gostoso


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp