23/02/2023 às 10h30min - Atualizada em 23/02/2023 às 10h30min

Três queijos brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo, segundo Taste Atlas

Três queijos brasileiros foram selecionados entre os 100 mais saborosos do mundo! São o canastra (11º lugar), o coalho (39º) e o queijo Minas (93º).

Renata Giraldi
Só Notícia Boa
Na lista dos 10 campões, estão sete italianos, um francês, um polonês e um português.
No topo estão três da Itália: parmigiano reggiano (1º), da região de Parma,  burrata (2º), da Apúlia, e grano padano (3º), da Lombardia.


Os brasileiros campões  

  • Canastra (11º)

Tem o nome da Serra da Canastra, região no sudeste de Minas Gerais onde é feito, e deixou para trás nomes como Mozzarella e Gruyère. É produzido a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesma propriedade onde fica a queijaria.

O queijo cilíndrico é semiduro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e ligeiramente picante.

Tradicionalmente, a Canastra matura por 21 dias, mas alguns produtores deixam maturar ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o do Grana Padano. Antigamente, o queijo era feito para ocasiões especiais, como visitas de reis e capitães.

Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

  • Coalho (39º)

É um queijo de leite de vaca tradicional do nordeste, em que se destaca pela textura firme e elástica, muito consumido como petisco, principalmente nas praias nacionais. Caracteriza-se pela sua textura firme mas elástica e pela sua cor ligeiramente amarelada.

O coalho costuma ser vendido em espetos para assar, pois resiste a altas temperaturas e não derrete com facilidade.

O sabor é salgado e ácido, tornando-o um petisco ideal em inúmeras praias brasileiras, onde costuma ser grelhado e polvilhado com orégano.

  • Queijo Minas (94º)

Queijo artesanal elaborado com leite cru de vaca, caracterizado por textura macia, esponjosa e com umidade, com sabor suave e levemente salgado dependendo do grau de maturação e da região de produção.

Veja a seguir os 10 melhores

  • Stracciata (10º)

É um queijo italiano artesanal produzido em Molise. É feito de leite de vaca. A coalhada é cortada ou rasgada e depois esticada em tiras que podem ser dobradas ou trançadas. Embora a stracciata seja geralmente branca como a neve, na primavera e no verão ela desenvolve uma tonalidade amarelada.
Por fora é amanteigado, suave, doce, fresco e levemente salgado, enquanto por dentro é leitoso e picante. O queijo derrete facilmente na boca, deixando no paladar notas de manteiga derretida quente. O nome stracciata é derivado do verbo stracciare , que significa rasgar .

  • Bundz (9º)

É um queijo polonês feito de leite de ovelha. O queijo é produzido nas regiões montanhosas do país. É uma reminiscência de queijo cottage em sabor e textura, e tem um sabor suave e fresco. O soro de leite restante criado na produção de bundz é usado para a preparação de uma bebida azeda polonesa tradicional chamada żętyca .

  • Gorgonzola (8º)

É uma variedade italiana tradicional de queijo gorgonzola azul feito de leite de vaca pasteurizado. Por baixo de sua casca natural mofada, a textura é quebradiça e compacta, com veios azuis correndo por toda a pasta. Os aromas são picantes e pungentes, enquanto os sabores são acentuados, fortes, intensos e cremosos, ao contrário da versão Gorgonzola dolce.

Este queijo picante geralmente é deixado para envelhecer por um período mínimo de 80 dias. Recomenda-se emparelhar gorgonzola piccante com rum, porto ou hidromel.

  • Coutance (7º)

Também chamado de queijo celestial , o St. André é um queijo francês de creme triplo feito com leite de vaca. Originou-se de Coutances na região da Normandia. Por baixo de sua casca comestível florescente, há um corpo denso e de textura cremosa com aromas e sabores suaves e ricos que podem ser melhor descritos como azedo, picante, amanteigado e salgado.

Por ser aprimorado com a adição de creme de leite, seu teor de gordura é bastante alto – normalmente 75%. Recomenda-se acompanhá-lo com pão estaladiço, fatias de pêra ou um copo de rosé leve e frutado.

  • Pecorino Toscano (6º)

No século XV, quando a produção de Pecorino começava na primavera, essa iguaria toscana era chamada de Cacio Marzolino , que significa queijo de março. Atualmente é produzido em Lazio e Umbria, regiões vizinhas da Toscana, e está disponível o ano todo como Fresco (fresco) ou Stagionato (madurecido por pelo menos 4 meses).

Este queijo macio a semiduro é feito com leite integral de ovelhas que se alimentam de pastagens situadas entre os Apeninos e o Mar Tirreno. Em comparação com outras variedades de queijo Pecorino, o Toscano é apenas brevemente salgado e, portanto, mantém seu sabor delicado e doce.

  • Serra da Estrela (5º)

É um queijo de pasta semimole elaborado com leite de ovelha das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira . A ordenha é feita à mão, após o que o leite é aquecido, salgado e coalhado com extrato de cardo.

A coalhada é transformada em queijos, que são deixados para amadurecer em condições úmidas e frias. O queijo tem um interior cremoso e semi-macio de cor branco-amarelada, enquanto seu sabor é limpo, doce e levemente azedo. Este queijo é o produto alimentar mais antigo e tradicional de Portugal com reconhecimento internacional.

  • Mussarela de Bufala Campanha (4º)

Embora existam muitos queijos mussarela de búfala feitos com uma combinação de búfala e leite de vaca, para serem rotulados como tal, a verdadeira mussarela di bufala campana deve ser feita com 100% de leite de búfala doméstico e produzida na Campânia ou na vizinha Lácio, Apúlia e regiões de Molise.

O leite de búfala é conhecido por ser mais rico em cálcio e proteína e menor em colesterol, o que torna este queijo muçarela particularmente apreciado e procurado. A mussarela de búfala sempre vem embalada em salmoura; tem sabor suave, mas levemente azedo, e acompanha bem diversos antepastos italianos, principalmente clássicos como a salada Caprese.

  • Stracchino di Crescenza (3º)

É um queijo italiano que normalmente feito com leite de vaca, mas também pode ser com leite de búfala. A textura do stracchino é cremosa e amanteigada, por isso é frequentemente usado para espalhar. Os sabores são suaves, frutados, cremosos e doces.
Embora hoje em dia esteja associado às regiões da Lombardia, Piemonte, Ligúria e Veneto, foi produzido pela primeira vez no vale do Pó na Lombardia. Recomenda-se servir stracchino com frutas frescas ou frios e acompanhá-lo com um copo de vinho branco frutado.

  • Burrata (2º)

A palavra “burrata” significa literalmente amanteigado. É um queijo artesanal da região de Puglia, no sul da Itália, especialmente das províncias de Bari e Barletta-Andria-Trani, feito artesanalmente com leite de vaca, coalho e creme de leite.

Acredita-se que o queijo foi criado por Lorenzo Bianchino Chieppa, um queijeiro que teve a ideia de formar uma casca de mussarela esticada e recheá-la com creme delicioso e rico e pedaços menores de sobras de mussarela.

O resultado foi uma verdadeira iguaria com o interior mais cremoso e um rico sabor a leite fresco, que rapidamente se tornou extremamente popular. A burrata deve ser comida o mais fresca possível – idealmente dentro de 24 horas após ser feita.

  • Parmigiano Reggiano (1º)

É feito com leite cru e semidesnatado de vacas que pastam em capim fresco e feno. Tem uma textura dura e arenosa e seus sabores variam de nozes a robustos e levemente picantes, dependendo do tempo de maturação do queijo.

As origens do Parmigiano Reggiano remontam à Idade Média, quando os monges beneditinos e cistercienses recuperaram os pântanos do Vale do Pó e começaram a produzir este queijo muito apreciado, que mais tarde recebeu o nome da cidade de Parma, seu local de origem.

No ranking dos melhores queijos do mundo, a Burrata, da Itália, aparece em 2º lugar - Foto: reprodução TasteAtlas

No ranking dos melhores queijos do mundo, a Burrata, da Itália, aparece em 2º lugar - Foto: reprodução TasteAtlas

No ranking dos melhores queijos do mundo, a Burrata, da Itália, aparece em 2º lugar – Foto: reprodução TasteAtlas

O queijo campeão deste ano foi o Parmigiano Reggiano, da Itália - Foto: reprodução TasteAtlas

O queijo campeão deste ano foi o Parmigiano Reggiano, da Itália - Foto: reprodução TasteAtlas

O queijo campeão deste ano foi o Parmigiano Reggiano, da Itália – Foto: reprodução TasteAtlas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp