30/11/2022 às 09h42min - Atualizada em 30/11/2022 às 09h42min

Queijo Boursin... Uma iguaria que vem da França para a gastronomia brasileira.

Marco Antonio Cruvinel L. Couto
Como um dos queijos preferidos no mundo, o famoso Boursin vem da França. Embora seja apreciado em mais de 30 países, ele ainda goza de sua maior popularidade em seu país de origem. O queijo foi criado por François Boursin em 1957 na Normandia, e a inspiração foi um prato tradicional francês de queijo fresco simples servido com ervas picadas que os convidados podiam misturar, se quisessem. Boursin é um queijo de leite de vaca esbranquiçado ou amarelado, com uma textura suave e cremosa. 

O queijo Boursin original era amanteigado e doce no sabor, mas agora é produzido em diversos sabores salgados, tudo pensado para acrescentar, mas não distorcer, o sabor natural do queijo. Quando preparado para a venda, o queijo é arrumado em formas cilíndricas e embrulhado em folha de alumínio. 

Muitos consumidores ficam confusos com a distinção entre Boursin e Gournay. "Queijo Gournay totalmente natural" é uma maneira de identificar um queijo Boursin como autêntico. Gournay era o nome que François Boursin deu ao seu queijo novo quando solicitado a declarar a origem do produto a funcionários da alfândega. Se um Boursin não incluir o distintivo "Queijo Gournay totalmente natural", então não é um Boursin de verdade.

O Boursin original é classificado como fresco (consumo imediato), pastoso e ou semi-cremoso podendo ser adicionado de especiarias, frutas, geléias, salsa, tomilho, cebolinha, cerefólio, rosmarinho, alho, pimenta do reino, cebola, etc. Ao contrário dos demais grupos de queijos, com estes é preciso um certo cuidado quanto ao tempo que eles deverão permanecer em temperatura ambiente devido a sua consistência. Eles não devem ser retirados da geladeira com antecedência nem podem ficar expostos diretamente ao ar, o que compromete sua qualidade. Esses queijos, em geral, não têm casca, ou ela é extremamente macia. A massa é delicada, doce e saborosa, podendo haver também um traço de acidez. 

Os queijos podem ser comidos frescos e combinam bem com um vinho tinto. Sua massa é mole, pastosa, de forte sabor e aroma. Apresenta-se no mercado sob diversas formas e tamanhos e é um grande acompanhante para aperitivos. A coagulação é preponderantemente ácida/ lática, lenta por um período mínimo de 10 horas podendo chegar a 12 horas (variação em função do leite, clima e condições de utilização). O consumo pode ser imediato, tratando-se de um produto fresco com validade comercial mais curta. O rendimento médio é 3 a 5 litros de leite por quilo de produto final, dependendo do leite que pode ser de vaca ou cabra.

Hoje, o queijo Boursin está disponível em cinco sabores que são adicionados em sua massa: alho e ervas finas, pimenta, chalota e cebolinha, alho leve e ervas finas, e alho e pimenta vermelha assada, mas sua criatividade pode criar várias receeeitas. O Boursin alho e ervas finas original é feito simplesmente a partir de creme de leite, alho, sal, pimenta, salsa e cebolinha e ainda é o mais popular. O Boursin Light é uma novidade popular da família, com 78% menos gordura e 64% menos calorias do que as versões normais.

O queijo Boursin é maravilhoso para qualquer tipo de reunião ou simplesmente como um lanche, quando armazenado e servido corretamente. Após a compra, o queijo deve ser armazenado em uma gaveta com temperatura estabilizada na geladeira e sempre envolvido na sua embalagem de folha de alumínio original depois de cada utilização. Enquanto o queijo Boursin pode ser adicionado a muitas receitas, se você optar por servir como um aperitivo, ele deve primeiro ser aquecido à temperatura ambiente. Geralmente, retirar o queijo da geladeira 30 minutos antes de servir será suficiente. Ele deve ser cortado em fatias, como uma torta, quando servido. Deliciosamente elaborado para ser consumido com uma fatia de baguete regada com um puro azeite de oliva e acompanhado de uma taça de vinho Beaujolais ou um branco seco, como Chablis. Segue, abaixo, uma simples e deliciosa receira do Site Eu Faço a Festa.

 

Patê de Queijo Boursin com Damasco 

Ingredientes: 150 g de queijo Boursin; 100g de cream cheese; 50g de creme de leite; 150g de damasco picado; Sal a gosto.

Modo de preparo: Bata o queijo boursin, o cream cheese e o creme de leite em um liquidificador. Despeje a receita em um recipiente fundo. Acrescente o damasco picado. Misture com movimentos leves para não triturar o damasco. Experimente um pouco, caso julgue necessário, coloque algumas pitadas de sal.

Patê de Queijo Boursin com Damasco

Patê de Queijo Boursin com Damasco

Patê de Queijo Boursin com Damasco 

Observações: Você pode utilizar outros queijos, de acordo com a sua preferência. Se quiser consistência mais macia, acrescente mais creme de leite.

Aprenda a tecnologia visitando e link: https://cienciadoleite.com.br/noticia/1851/queijo-boursin--receita-caseira

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel L. Couto - Diretor Admnistrativo
Luiza Carvalhaes de Albuquerque e Equipe Técnica Ciência do Leite

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp