30/08/2022 às 10h51min - Atualizada em 30/08/2022 às 10h51min

Búfala para leite e carne - Uma grande oportunidade

Marco Antônio Cruvinel Lemos Couto
Laticínios Chandika

O mundo dos alimentos está cada vez mais dinâmico, inovador e porque não dizer, desafiador. Existe, cada vez mais, uma necessidade de produção de alimentos no planeta, principalmente porque a população mundial está crescendo e os recursos estão cada vez mais escassos. Quando falo em recursos, digo disponibilidade de água, de terra, de fertilizante, de energia limpa e renovável, enfim, de recursos necessários a produção de alimentos atendendo às demandas da sociedade com pensamentos cada vez mais sustentáveis e saudáveis.
No momento o setor lácteo passa por uma grande transformação, e não somente no Brasil, mas no mundo.

Porém, vamos tentar analisar o Brasil de forma isolada.
Hoje somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O segundo maior produtor de proteína de origem animal do mundo. Somos os maiores exportadores de carne do mundo. Na produção de leite somos o quarto maior produtor do mundo. Estes números gigantescos acima citados são apenas para ilustrar o quanto a produção de carne e leite no Brasil é importante para o mundo. A carne e o leite de búfalos estão se consolidando no Brasil. Sabe-se que tanto a carne quanto o leite de bubalino é de maior qualidade nutricional. É um animal que necessita menos ou quase nada de remédios ou tratamentos médicos em sua criação, melhorando assim a qualidade do leite e da carne, mostrando o quanto este alimento é saudável.

Perguntamos ao presidente da Associação de Bufaleiros do Brasil - ABCB, Dr. Caio Rossato, em relação a criação de búfalas qual a vantagem sobre o bovino, quando falamos em produção de leite e carne?
O búfalo é uma pecuária rentável de dupla aptidão, são animais que produzem proteína vermelha e o leite de alta qualidade , e os consumidores que buscam produtos de valor nutritivo elevado tem procurado consumir derivados de búfala e dispostos a pagar um valor superior por seus derivados o que tem feito com que laticínios tenham preços superiores e estáveis pago ao longo do ano pelo leite de búfala.

O leite da búfala na produção de queijos tem maior rendimento que o leite do bovino. Leite de búfala tem quase o dobro de gordura que o de vaca e pelo menos 30% a mais de proteína. Em consequência, uma maior quantidade de quilos de queijo produzido com menos leite, além de ter um valor agregado maior. Um quilo de Mozarela de Búfala pode custar o dobro do preço da muçarela de bovino.
Já na alimentação do búfalo, ele tem uma conversão alimentar maior, aumentando assim a produção de carne por animal. Uma das grandes vantagens do leite de búfala em relação ao de vaca é a qualidade nutricional. Apresenta nível de gordura altíssimo, e também a vitamina A e cálcio em grande abundância. Sua proteína é considerada A2, assim, os alérgenos ao leite tem condições de tomar leite.

Perguntamos então ao Dr. Caio quais as perspectivas de crescimento do mercado de leite e carne de bubalinos no Brasil?
O mercado da pecuária bubalina e a atividade pecuária mais crescente de norte a sul do país isso devido a grande demanda por seus derivados somados ao rendimento industrial de seu leite o que tem levado ao produtor estabilidade de preço durante todo ano e a procura crescente por matéria prima por novos laticínios , sem dúvida nenhuma é uma atividade pecuária que nos dias atuais deve ser olhada pelos pecuaristas brasileiros.”

Em relação as diferenças de criar Búfala em relação a criar vaca, podemos citar grandes vantagens na criação de búfala. Primeiro é a conversão alimentar. A pecuária está sofrendo com falta de alimentos para os animais, e um fato importante é que os búfalos têm maior capacidade do que os bovinos para transformar proteína e energia dos alimentos grosseiros em leite e carne. Isto acontece porque possuem um aparelho digestivo considerado superior e bem mais eficiente que dos bovinos. Ao contrário do que pensam, o búfalo é extremamente dócil. O ganho de peso é bem maior e mais rápido que bovino. O leite é mais valioso e os subprodutos em consequência também são mais valiosos.

E para finalizar, perguntamos ao Dr. Caio Rossato o que ele diria para aqueles produtores de leite que estão insatisfeitos com vaca leiteira, qual conselho daria para eles?
Todos os pecuaristas que por algum motivo procuram melhor rentabilidade na sua pecuária deve , pesquisar , conhecer , visitar criadores e produtores de leite e carne Bubalino para que possam ver a realidade que se encontra a atividade hoje, e irá concluir que é possível ter sucesso e muito lucro criando búfalos, seja para leite e ou para corte

Podemos disser que inegavelmente o búfalo no Brasil tem potencial enorme, tanto em carne como em leite, e você produtor que esta querendo iniciar ou mudar de atividade no campo, é com certeza uma ótima oportunidade.

 

ABCB - Associação Brasileira de Criadores de Búfalos - Fundada em 1960, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) congrega hoje 80 associados em todo o território nacional e vem se fortalecendo a cada ano, com o crescimento do mercado de búfalos no País. O objetivo da entidade é incentivar a bubalinocultura brasileira, defendendo os interesses dos criadores de búfalos e promovendo a união de seus associados nas atividades que tenham como fim o aprimoramento técnico-científico da espécie e o incremento do mercado interno e externo.

O rebanho bubalino hoje no Brasil conta com cerca de 3 milhões de animais, representando 1,4 % do rebanho bovino – hoje com 212 milhões de cabeças. No entanto, o País já concentra o maior rebanho de búfalos do Ocidente, o que mostra um grande potencial de mercado. Atualmente, aproximadamente 30% das criações são destinadas à produção de leite e, nos últimos anos, o rebanho leiteiro tem crescido a uma taxa de 45%. Para preparar associados e criadores para este crescimento constante do mercado, a ABCB disponibiliza por meio de suas ações, apoio ao criador; união de pecuaristas em núcleos regionais; orientação técnica da produção; auxílio na comercialização; serviço de registros genealógicos, com desconto aos associados efetivos; desenvolvimento das provas zootécnicas; promoção de eventos como feiras, simpósios, palestras, encontros e seminários; cursos diversificados; envio de boletim informativo aos associados com principais assuntos em voga sobre a bubalinocultura, entre outros.


Vamos ressaltar, a nível de complementação deste editorial, alguns dos principais benefícios do leite de búfala para a saúde:

1. Benefícios do leite de búfala Para Saúde do Coração: Em comparação com o leite de vaca, não há, na verdade, menos colesterol no leite de búfalo, que é uma coisa boa para quem se preocupa com a sua saúde cardiovascular. Dito isto, há mais gordura no leite de búfala, cerca de 100% a mais, de modo que a moderação é fundamental. Dada a epidemia generalizada de doenças cardiovasculares, aterosclerose, ataques cardíacos e derrames em todo o mundo, a adaptação do leite de búfala e reequilibrar o seu colesterol não é uma má ideia.

2. Benefícios do leite de búfala Para o Crescimento e Desenvolvimento: Uma pesquisa mostrou que, semelhante ao leite de vaca, o leite de búfala também contém um alto teor de proteína. Na verdade, o leite de uma búfala tem cerca de 10% mais proteína do que seu primo derivado de vaca. Esta é uma boa notícia para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como adultos, considerando que a proteína é necessária para quase todos os processos corporais. O leite de búfala também fornece completas proteínas, que são altamente valiosas e podem ser convertidas em energia utilizável ou aplicadas para a reparação e crescimento do nosso corpo.

3. Benefícios do leite de búfala Para o Sistema Imunológico: A vitamina A e vitamina C são encontradas em quantidades significativas no leite de búfala. Estas duas vitaminas são essenciais para o funcionamento do nosso sistema imunológico e a proteção global do corpo. Ambas as vitaminas atuam como antioxidantes, limpeza de radicais livres perigosos e toxinas do corpo que podem causar a doença crônica. Além disso, a vitamina C estimula o sistema imunitário para a produção de mais células brancas do sangue, a primeira linha de defesa do organismo. Zinco e certos outros vestígios de minerais nesta variedade de leite também podem atuar como antioxidantes e estimulantes do sistema imunitário.

4. Benefícios do leite de búfala para a Circulação: Anemia é o termo formal para deficiência de ferro. Este é um grande problema para as pessoas em todo o mundo. Uma grande cura para esta condição é alimentos ricos em ferro, pois o ferro é um componente importantes das células vermelhas do sangue. Ao aumentar a contagem de glóbulos vermelhos no corpo, você é capaz de aumentar a circulação, o que aumenta a oxigenação nas extremidades do corpo e sistemas de órgãos, mantendo-os operando em plena capacidade. Isto também acelera a cura e o crescimento de novas células e tecidos.

5. Benefícios do leite de búfala aumenta a força óssea: Parece que o leite de todas as variedades é bastante conhecido por seu impacto na resistência óssea e desenvolvimento. Como se vê, o leite de búfala, na verdade, tem mais cálcio do que o leite de vaca, o que torna ainda melhor para a prevenção da osteoporose e resistência óssea geral e resiliência. Além do número de outros minerais essenciais encontrados no leite de búfala, isto inclui o cobre, manganês, fósforo e zinco.

6. Benefícios do leite de búfala para a pressão arterial: Este não é um benefício bem conhecido do leite de búfala, pois o conteúdo do potássio desta variedade de leite é muitas vezes esquecido. No entanto, há mais potássio no leite de búfala que o leite de vaca. Uma vez que as funções de potássio agem como um vasodilatador, o leite de búfala pode ajudar a baixar a pressão arterial. Ao reduzir a pressão sobre os vasos sanguíneos e artérias, o leite de búfala pode prevenir o desenvolvimento de aterosclerose e outras complicações coronárias. (Fonte: Alan Costa - Jornalista digital especializado em dicas par a saúde humana).

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto
Diretor Administrativo Site Ciência do Leite e Empresa Rica Nata


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp