24/05/2022 às 18h31min - Atualizada em 24/05/2022 às 18h31min

Expoqueijo – um evento internacional do Queijo Artesanal

Marco Antônio Cruvinel Lemos Couto
Prefeitura de Araxá

A Expoqueijo é um evento internacional que será realizado em Araxá e visa promover a cadeia de Queijos Artesanais do Brasil e do mundo. A produção dos queijos artesanais no Brasil há poucos anos, não mais que 10 anos, vem dando um salto de qualidade, principalmente por causa da evolução da legislação do queijo artesanal nos estados. Antes disto, todo queijo artesanal era clandestino no Brasil. De uns anos para cá, além da legislação evoluindo, o produtor brasileiro começou a ganhar concursos internacionais mundo afora e isto deu um impulso maior aos produtores de queijos. Também acontece que os brasileiros estão viajando mais para o exterior e aprendendo a consumir queijos finos e de alta qualidade, forçando assim a indústria nacional se adequar.

Os queijos nacionais possuem um grande potencial de produção, valor econômico, histórico e cultural. A ExpoQueijo Brasil 2022 - Araxá International Cheese Awards reúne ações para promover a expansão do mercado nacional e internacional do Queijo, destacando suas características, identidade e posicionamento junto ao mercado. A edição também oferece possibilidades para qualificação e capacitação de produtores, visando valorizar o Queijo de excelência e disseminar informações sobre como identificá-los. Na prática, o evento oferece aos participantes e ao público uma experiência única de valorização deste patrimônio cultural brasileiro. 
O Brasil chama a atenção da comunidade queijeira para os segredos de uma produção tão bem-sucedida. E o fortalecimento desta prática foi o que motivou a primeira edição de um evento internacional de Queijo do Brasil no ano de 2019, em Araxá - MG. Em 2021, superando os muitos desafios de um ano pandêmico, a ExpoQueijo Brasil encontrou meios para realizar o primeiro Concurso Internacional do Queijo, com produtos artesanais habilitados sanitariamente, em uma edição muito elogiada pelos órgãos competentes. Este ano, um dos pontos altos da programação está o Concurso Internacional do Queijo Artesanal. O evento valoriza o queijo de excelência e promove a expansão do mercado nacional e internacional além de incentivar a capacitação e qualificação dos produtores e de seus negócios. Além de promover o produtor artesanal o concurso vai analisar os queijos destes produtores e eles poderão saber a real qualidade de cada produto através do resultado do concurso. O concurso tem por objetivo também de orientar e educar mais ainda nosso produtor de queijo artesanal. Outro ponto importante é que os queijos que ganharem alguma premiação vai poder expor esta premiação para o mercado comprador deste queijo, valorizando assim, ainda mais o produtor e o queijo em questão. 
A equipe de jurados é composta por um seleto grupo de jurados composto por profissionais nacionais e estrangeiros, pessoas experientes na arte do queijo e também tem o acompanhamento e treinamento feito por uma organização Italiana de provadores de queijo a ONAF (Organizzazione Nazionale Assagiatori Formaggi – Organização Nacional de Provadores de Queijo) elevando mais ainda o nível do concurso. Os queijos para o concurso serão separados por categorias como, massa lática, massa mole, massa crua, massa cozida, massa filada, massa fundida, e queijos inovadores seja ele com condimentos, imersos em bebidas, dentre outras.
O Concurso Internacional do Queijo avalia e premia alguns dos melhores queijos do mundo, o que incentiva a produção de queijos e dá visibilidade aos produtores e produtos. A edição de 2022 reunirá centenas de queijos com as devidas certificações nacionais e internacionais e legalmente aprovados no Brasil pelos órgãos de fiscalização e Serviços de Inspeção Municipal, Estadual, Federal ou SELO ARTE. É com muita honra e alegria que estarei participando como jurado deste grande evento.Obrigado pelo convite. Será um prazer fazer parte desta historia.
Os produtos premiados são condecorados com certificado e medalha recebendo também um QR Code, que comprova sua participação nos Concursos ExpoQueijo Brasil, consagrando destaques.
A Expoqueijo irá acontecer de 02 a 05 de junho em Araxá, no Hotel Tauá e terá o apoio total do governo do Estado de Minas Gerais e várias instituições do setor como Senar, Ministério da agricultura, Emater, Sebrae, IMA, Epamig, Prefeitura de Araxá, entre outros.
Com certeza será um grande evento que irá valorizar todo queijo produzido no Brasil de forma artesanal, portanto, o produtor de queijo que deseja se fortalecer no setor participe do concurso internacional de queijos e seja um campeão! A Empresa Rica Nata e o Site Ciência do Leite têm imenso prazer em apoiar este evento que é muito importante para todos brasileiros que vivem do mundo queijeiro. 
Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto.
Técnico em Leite e Derivados
Diretor Técnico Administrativo do Site Ciência do Leite e da Empresa Rica Nata
 
 
 
 

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp