31/10/2020 às 10h18min - Atualizada em 31/10/2020 às 10h18min

Importação de lácteos: o quanto realmente é ruim para o Brasil?

Milkpoint
Vamos adentrar num tema bastante controverso, pois, apesar de ser pontual, ou seja, todos os anos mais ou menos na mesma época, o leite aumenta e diminui de preço, formando assim a sazonalidade da produção e oferta de lácteos no mercado Brasileiro e mundial. Neste movimento de diminuição de oferta durante um período, os preços se elevam, criando condições tal que em certo momento é preciso importar, não só para regular o mercado de oferta, como também regular o preço do mesmo, mantendo os patamares médios de U$0,30/Lt a U$ 0,40/Lt de leite. No Brasil hoje o preço do leite é U$ 0,42 e no Uruguai U$ 0,30.

Veja no quadro abaixo que a América Latina sempre foi importador de lácteos.

O Brasil é um país com 210 milhões de pessoas e o consumo médio por habitante está em 170Litros/ano. Se considerarmos então 210 mi X 170Lts, daria 35.7 bilhões de litros ano. Mas nossa produção bateu recorde em 2019 com 34.8 bilhões de litros ano. Menos que consumimos. Sem levar em conta o desperdício da cadeia, que pode girar em uma perda de até 10% deste total, podemos afirmar sem sombra de duvidas que em algum momento vai faltar leite no mercado nacional. Se ainda assim fossemos 100% eficientes, e se conseguissimos usar todo o leite produzido no pais, ainda faltaria muito leite para nosso mercado.

Já fizemos outros textos, em anos anteriores, sobre o tema, e a conclusão que chegamos anteriormente é a mesma que chegamos hoje. Falta ainda eficiência para o produtor de leite no Brasil. Nossa ração, apesar de sermos os maiores produtores de soja e milho, ainda é muito cara. É preciso que ele tenha como ofertar alimento qualidade e volume aos animais o ano todo. Infelizmente não é uma realidade. Precisamos também aumentar a média de leite por vaca, fazendo com que, tenhamos menos vacas e mais leite. O rebanho nacional de vacas leiteiras apresenta 20,5 milhões de cabeças, mais que o dobro dos Estados Unidos, que tem média o dobro maior que a brasileira.Isto é ter eficiência.

A produtividade brasileira é bem menor. A média da produção nacional de leite está em 3,34 litros/vaca/dia.Bem abaixo do Uruguai por exemplo. Outro ponto muito importante é em relação a sanidade animal. Qualquer pretensão que tenhamos em exportação, precisamos encarar de frente esta questão que ainda é um ponto franco em nosso rebanho. Na Nova zelândia, por exemplo, ninguém tem acima de 200 mil CCS/ml. Já no Brasil nossa legislação permiti o dobro.

A solução deste problema não é mandar vaca de leite para o abate, pois assim só irá piorar a relação de oferta e procura, aumentando assim as possibilidades de importação. Porém temos boas notícias, pois, nosso rebanho está aumentando seu potencial. Tirando mais leite com menos vaca. Isto é uma tendência mundial. Hoje já temos vacas com média de 4.000kg anual de produção, padrão americano.

Em relação a sanidade animal, o Brasil tem trabalhado bastante neste ponto, porque além de ter um olho em uma possível exportação futura, temos leis internas sendo regulamentadas no sentido de corrigir possíveis falhas. Já a questão alimentação, seria talvez o requisito mais fácil de ser cumprido, uma vez somos os maiores produtores mundiais dos dois grãos mais utilizados na alimentação animal, soja e milho. Por termos que acompanhar o preço internacional, que muitas vezes está alto, inviabiliza a compra de grãos. O governo deveria criar estoque regulador para a pecuária de corte e leite.

Mas o Brasil é um país tropical, onde em grande parte do pais temos temperaturas acima de 22ºC quase o ano todo e com chuvas regulares. O produtor de alguma forma precisa produzir a sua própria ração. Seja plantando grãos ou  aproveitando o período das chuvas para formar pastagem mais barata. O fato é que seremos por muito tempo importadores de lácteos se nosso sistema de produção não aumentar em volume e qualidade. Mas isto pode mudar rapidamente se governo, produtores e industrias se unirem e encararem de frente este problema.

Somos agro e o terceiro maior produtor de leite do mundo, já sabemos o que é preciso fazer para passarmos de importador para exportador. Estamos desde 2001 falando de importação de lácteos e temos esperança que um dia nesta  mesma coluna anunciaremos que passamos de importador para um pais exportador de lácteos.

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel Lemos Couto
Diretor Administrativo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp