05/01/2017 às 10h22min - Atualizada em 05/01/2017 às 10h22min

A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro - Parte I

Olga Maria Silverio Amancio e outros
Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) é uma sociedade civil de cunho científico, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular e divulgar conhecimentos no campo da alimentação e nutrição, promovendo maior intercâmbio entre aqueles que se dedicam a esse setor de atividade, além de manter intercâmbio com associações científicas nacionais e associações congêneres de países estrangeiros. Entre suas atribuições tem-se a organização de eventos científicos nos quais enfoca assuntos atuais e de interesse e o posicionamento frente a temas controversos nas áreas de alimentos e nutrição.

APRESENTAÇÃO A presente monografia “A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro”, desenvolvida pela SBAN, apresenta as principais questões referentes ao tema Leite na atualidade, dada a importância da temática no campo da saúde. Foram abordados pontos como consumo populacional, composição nutricional do leite e sua importância nas diferentes fases da vida, intolerância à lactose e alergia ao leite de vaca, tipos de leite e suas utilizações, efeitos sobre a saúde óssea e cardiovascular, bem como processamento industrial e a qualidade nutricional dos leites. Dra. Olga Maria Silverio Amancio - Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, DIRETORIA 2013-2015.

DRA. OLGA MARIA SILVERIO AMANCIO Professora Associada Livre-Docente do Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Assessora da ANVISA - Área de Alimentos. Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DR. SERGIO ALBERTO RUPP DE PAIVA Professor Titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado no Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging and Tufts University, Boston. 1º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DRA. SEMÍRAMIS MARTINS ÁLVARES DOMENE Professora Adjunta no Curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. 2º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DRA. DIRCE MARIA LOBO MARCHIONI Livre Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Imperial College London. Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DR. THOMAS PRATES ONG Graduado em Farmácia-Bioquímica. Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela University of Cambridge, Inglaterra. 1º Secretário da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DRA. ROBERTA SOARES LARA CASSANI Nutricionista. Mestre e Doutora em Investigação Biomédica, área de Concentração em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Diretora e proprietária do Instituto de Nutrição Profa. Dra. Roberta Soares Lara Cassani, na cidade de Itu/SP. Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Genômica Nutricional – LABGEN – FCA – UNICAMP. 2ª Secretária da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DR. MARCELO MACEDO ROGERO Professor Doutor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pósdoutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pósdoutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Southampton, Inglaterra. 1º Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

DR. RICARDO AMBRÓSIO FOCK Professor Doutor do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e pelo Interdisciplinary Stem Cell Institute at Miller School of Medicine. 2° Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.

SUMÁRIO 1. O PADRÃO ALIMENTAR BRASILEIRO

06 1.1. Alimentação na atualidade

06 1.2. O consumo de leite e de cálcio no cenário alimentar brasileiro 

06 2. O PERFIL NUTRICIONAL DO LEITE...............

08 2.1. Carboidratos

08 2.2. Lipídios

08 2.3. Proteínas e peptídeos bioativos

09 2.4. Vitaminas e minerais

10 3. A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE LEITE NAS DIFERENTES FASES DA VIDA

13 3.1 Efeitos sobre a saúde óssea e muscular

13 3.2. Potenciais efeitos do consumo de leite sobre a prevenção de doenças crônicas

14 3.2.1. Diabetes Mellitus tipo 2

15 3.2.2. Gerenciamento de peso

15 3.3. Efeitos do consumo de leite sobre a hidratação............

16 4. MITOS E VERDADES SOBRE O CONSUMO DE LEITE

16 4.1. O consumo de leite pela população adulta

16 4.2. Intolerância à lactose versus alergia à proteína do leite de vaca 

17 4.3. Os diferentes tipos de leite e suas utilizações 

18 4.4. O processamento industrial e a qualidade nutricional dos leites

19 5. VERSATILIDADE DE CONSUMO: DO CAFÉ DA MANHÃ À CEIA

20 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp