31/05/2015 às 07h28min - Atualizada em 31/05/2015 às 07h28min

Alimento seguro e produção integrada: uma parceria salutar

Disponibilizar alimentos seguros para a população brasileira é uma tarefa que envolve os governos federal, estaduais e municipais e as instituições privadas afins ao processo.  “É preciso avançar muito mais e popularizar a Produção Integrada que se constitui numa evolução dos regulamentos públicos tradicionais em direção à normalização e certificação de processos produtivos”. Isto tem estimulado o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA/Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo-SDC em mostrar a sociedade brasileira os avanços que têm ocorrido nesta área em relação aos programas e sistemas para obtenção de alimentos seguros hoje existentes, sejam em nível de organizações públicas ou de instituições privadas. Os Programas e Sistemas institucionalizados e existentes no Brasil como Produção Integrada de Frutas (PIF), Programa Alimento Seguro (PAS), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), Pró-Orgânico, Indicações Geográficas (IG), Sistema Agropecuário de Produção Integrada (SAPI), Rastreabilidade (SISBOV) e Certificação, junto aos diversos órgãos inter e intra-institucionais que os abrigam, foram implantados com a finalidade de disponibilizar, ao agronegócio, uma ferramenta a mais para fazer frente às exigências dos mercados, principalmente da Comunidade Européia. O agronegócio é tão importante para o Brasil que foi responsável, no ano de 2005, por 36,9% das exportações, 27,9% do PIB e 37,0% dos empregos gerados.

A organização desses instrumentos institucionais sob a égide de uma política pública voltada à obtenção de alimentos seguros, que compreende o atendimento a exigências sanitárias, tecnológicas, ambientais e sociais, homogeneizando os procedimentos e o apoio às cadeias produtivas agropecuárias brasileiras, é o objetivo principal desta matéria e uma das estratégias para promover a inclusão dos mesmos no âmago de uma “Política de Estado”. O MAPA/SDC tem se  articulado para facilitar à implantação e a consolidação desses instrumentos voltados a produtos agropecuários de interesse econômico e social. O resultado disto é a consolidação do papel do MAPA como um verdadeiro agente de desenvolvimento sustentável em benefício do agronegócio e da sociedade brasileira.

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Não só as preocupações com o mercado internacional devem ser estendidas para o mercado interno, mas também a suas benesses em termos de qualidade e alimentos seguros. Na visão atual do consumidor, o conceito de qualidade de um alimento engloba não só as características de sabor, aroma, aparência e padronização, mas também a preocupação em adquirir alimentos que não causem danos à saúde. Amparado pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11/09/1990), que estabelece direitos básicos como proteção à vida, saúde e à segurança contra riscos provocados por produtos e serviços, o consumidor tem o direito à garantia de qualidade, a aquisição de alimento seguro e a informação clara e precisa a respeito dos alimentos adquiridos. Faz-se mister o entendimento de pontos conceptuais existentes para não se confundir a Política de Alimentos Seguros, em pauta, com ações que envolvem os componentes estruturais de uma Política de Segurança Alimentar como programas sociais de provimento de alimentos a populações carentes a exemplo do “Fome Zero”. Este panorama apresentado deu sentido e lógica para que se processasse a estruturação e implantação de uma Política Agroalimentar, criar demandas nos mercados e possibilitar aos produtores aderir de forma voluntária a esses programas/sistemas de produção sustentáveis supracitados.

Alguns avanços já aconteceram neste sentido como a institucionalização de um Fórum Permanente de Discussões; a formação da Comissão Nacional Pública/Privada Assessora para consolidação do Fórum e da Política de Alimentos Seguros, e do Plano de Campanha objetivando o esclarecimento, conscientização, promoção e divulgação sobre as vantagens de se consumir alimentos seguros.  O instrumento de Política, sob a coordenação do MAPA/SDC, trará como resultados a criação de uma demanda potencial por alimentos certificados, seguros e saudáveis assegurando aos consumidores brasileiros a mesma qualidade requerida pelo mercado internacional. Somente uma ação governamental de impacto proporcionará a sociedade alimentos de qualidade, a preços justos, produzidos com sustentabilidade (economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo) e rastreáveis.

O reflexo desta adoção está sendo levado a efeito na perspectiva futura que o setor se consolide ainda mais, alavanque os programas/sistemas operacionais como uma ferramenta de desenvolvimento e adequação aos mercados consumidores, dê oportunidade a todos os níveis de produtores as condições de adesão para realizar a transformação do sistema de produção convencional em tecnológica e sustentável e serem competitivos nos mercados. Reflexos na economia e no agronegócio do país serão notórios, ocasionando o desenvolvimento sócio-econômico regional, a geração de emprego e renda, a diminuição dos casos mais freqüentes de saúde pública, a agregação de valor, o fortalecimento do mercado interno, melhores condições no enfrentamento das barreiras técnicas nos mercados e a expansão das exportações brasileiras, dentre outras.

Sistema Agropecuário de Produção Integrada – SAPI

Diante desses fatos, fez com que o MAPA/SDC/DEPROS desenvolvesse ações específicas para atender de um lado os consumidores e por outro lado os mercados e os envolvidos nas cadeias produtivas agropecuárias pela priorização de pólos de produção (horticultura, bovinocultura de corte e leite, caprinocultura, apicultura, grãos, integração lavoura-pecuária, flores, dentre outras) em parcerias públicas e privadas. Isto resultou na ação de estruturação e implantação do Sistema Agropecuário de Produção Integrada-SAPI, com a mesma metodologia de trabalho e o modelo da Produção Integrada de Frutas – PIF, cujo conteúdo segue os preceitos estabelecidos pela Política Nacional de Desenvolvimento Agropecuário, e consiste num dos principais instrumentos de apoio ao agronegócio brasileiro perante os mercados e consumidores de alimentos.

Esta ação estratégica se enquadra perfeitamente no bojo da Missão Institucional do MAPA no sentido de promover o desenvolvimento sustentável do agronegócio em benefício da sociedade brasileira. Sem dúvida, o MAPA se estruturou regimentalmente para vencer os desafios das exigências mercadológicas e o desenvolvimento sustentável do agronegócio buscando implantar este sistema como parte de um processo que, de forma sistêmica, procura aperfeiçoar a gestão e a operacionalização de processos que conduzem a transformação de sistemas de produção convencional em tecnológica e sustentável. Essas variáveis positivas induzem a se promover o desenvolvimento econômico e social no agronegócio e adotar práticas que garantam a preservação dos recursos naturais, minimizando o impacto ao meio ambiente, respeitando os regulamentos sanitários e, ao mesmo tempo, fornecendo alimentos saudáveis sem comprometer a sustentabilidade dos processos de produção, os níveis tecnológicos já alcançados e a rastreabilidade dos procedimentos.

Para a implementação do funcionamento e de todos os componentes estruturais, conforme Figura a seguir mostrada, faz-se mister, o envolvimento direto das instituições de pesquisas, de ensino, extensão rural, cooperativas, associações, empresários rurais, técnicos, produtores, pecuaristas dentre outras, visando, com isto, validar os normativos componentes do SAPI e disponibilizar às cadeias agropecuárias um instrumento importante para implementação de políticas de alimentos seguros. 

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Por isso, a oferta de alimentos seguros, produzidos de acordo com parâmetros e sistemas de produção sustentáveis é um dos resultados mais importantes que se espera da implantação do modelo do SAPI que possui componentes estruturais com interfaces marcantes entre os seus sistemas/programas/projetos agropecuários. Cada projeto componente de um programa deve desenvolver Diretrizes Gerais e Técnicas, Normativos Específicos, Regulamentos, dentre outros, correspondentes à individualização e conotação de suas especificidades pertinentes no âmbito do sistema.

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O SAPI apresenta em sua composição ferramentas importantes para uso dos beneficiários do sistema nas cadeias produtivas específicas como o apoio à organização das bases produtivas, orientação para a homogeneização dos procedimentos e o constante apoio ao agronegócio brasileiro. Implantado de forma coordenada pelo MAPA/SDC/DEPROS em parceria com as bases produtivas apresenta as seguintes premissas básicas: i) fomento à produção agropecuária; ii) atuação em nível individual e de propriedade; iii) projetos pilotos em pólos de produção; iv) organismos de avaliação da conformidade (certificadoras) de 3ª parte, credenciados pelo Inmetro; v) adesão voluntária; vi) normativos, diretrizes, regulamentos e preceitos adequados à dinâmica de mercado; vii) auditorias sistematizadas; (viii) cadastro nacional; ix) Marca da conformidade (selo de conformidade ou outros identificadores representativos); x) acreditação internacional; xi) atuação por cadeia produtiva; xii) produção de alimentos seguros; xiii) processo de desenvolvimento sustentável (economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo); xiv) produto diferenciado e competitivo; e xv) programas e campanhas de promoção, divulgação, difusão e marketing.

Além dos 23 projetos de PIF implantados e em andamento, existem outros como os projetos de Produção Integrada de Soja no Paraná; Arroz Irrigado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins; Café Arábica em Minas Gerais; Amendoim em São Paulo, Ceará e Paraíba; Tomate Indústria em Goiás e Minas Gerais; Tomate Mesa no Espírito Santo; Batata em Minas Gerais; Bovinos de Leite no Paraná; Bovinos de Corte no Mato Grosso do Sul e São Paulo; Bovino de Corte (Integração Lavoura/Pecuária) em Goiás; Caprinos/Ovinos no Ceará; e Apicultura em Santa Catarina. Três novos projetos estão em fase de implantação em 2006: Raízes no Espírito Santo, Bovinos (carne) em Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Apicultura no Piauí.

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Produção Integrada de Frutas – PIF

 

 

 

A produção mundial de frutas está em torno de 540,0 milhões de t, correspondendo ao montante de US$162,0 bilhões. O Brasil com 43 milhões t, depois da China e Índia (55,6 milhões e 48,1 milhões de toneladas, respectivamente), é o 3° maior produtor de frutas do mundo. A Produção Integrada teve seus primórdios na década de 70. A partir de 1980 é que tomou impulso em alguns países da Comunidade Européia com base nos preceitos da Organização Internacional para o Controle Biológico e Integrado Contra os Animais e Plantas Nocivas – OILB. No Brasil, por imposição do mercado Europeu (movimento dos consumidores e das cadeias de distribuidores e de supermercados na busca de alimentos seguros) mobilizou, inicialmente, a cadeia produtiva da maçã na busca de elevar os padrões de qualidade e competitividade da fruticultura brasileira ao patamar de excelência requerido pelo mercado internacional, em bases voltadas para o sistema de produção integrada.

A Produção Integrada de Frutas – PIF é um sistema de produção de frutas de alta qualidade, priorizando princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para substituição de insumos poluentes, utilizando instrumentos adequados de monitoramento dos procedimentos e a rastreabilidade de todo o processo, tornando-o economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo. O Sistema PIF teve seu Marco Legal institucionalizado em 11 de setembro de 2001, em conjunto com a Logomarca PIF Brasil, a PIF Maçã e seu respectivo Selo de Conformidade. A implantação do sistema de PIF no Brasil tem apresentado resultados de destaque como: i) aumento de emprego e renda na ordem de 3,0% (PIF Maçã); ii) diminuição dos custos de produção em maçã (em torno de 14,5% total e 40,0% em fertilizantes) e, no mamão, em torno de 44,0% da totalidade – campo e pós-colheita; iii) 60% da área total nacional de produção de maçã está em PIF; iv) diminuição da aplicação de agrotóxicos e de resíduos químicos; e v) melhoria do meio ambiente, da qualidade do produto consumido, da saúde do trabalhador rural e do consumidor final (alimento seguro). 

A situação atual da PIF envolve uma gestão parceira de mais de 500 instituições públicas e privadas (Universidades, Embrapa, CNPq, Inmetro, Instituições Estaduais de Pesquisas, Instituições “S”, Ceagesp, Associações de produtores, Cooperativas, Certificadoras, dentre outras) e 23 projetos de fruticultura em andamento. A PIF está implantada em 14 Estados da Federação com 17 espécies frutíferas institucionalizadas (maçã, uva, manga, mamão, citros, caju, coco, banana, melão, pêssego/nectarina, goiaba, caqui, maracujá, figo, abacaxi, mangaba e morango). No pólo de fruticultura do Vale do São Francisco (BA, PE) 36% da área total de videiras e 35% de manga estão em PIF. A capacitação foi um dos pontos fortes da PIF. Até 2005, foram realizados 947 eventos sobre produção integrada, dos quais mais de 200 foram cursos de treinamento capacitando 8.521 agentes (produtores, engenheiros agrônomos, trabalhadores rurais, extensionistas, lideres rurais envolvidos neste sistema).

A adesão ao sistema é voluntária. A maioria dos produtores que aderiram a PIF são pequenos produtores. Produtores e empacotadoras com experiência de no mínimo um ciclo agrícola em PIF já poderão consolidar a adesão e passarem a ser avaliados por meio de Certificadora ou Organismos de Avaliação da Conformidade – OAC (instituições independentes de 3ª parte), credenciados pelo Inmetro, habilitando-se a receber um Selo de Conformidade da fruta – contendo a logomarca PIF Brasil e a chancela




Autor: Márcio Antônio Portocarrero e Adilson Reinaldo Kososki

Referências bibliográficas: 

ANDRIGUETO, J. R.; KOSOSKI, A. R. (Org.). Marco Legal da Produção Integrada de Frutas do Brasil. Brasília, DF: MAPA-SARC, 2002. 60p.
ANDRIGUETO, J. R.; KOSOSKI, A. R. (Org.). Artigos e Publicações nos mais diversos meios de comunicação escrita e falada. 2002/03/04. Brasília/DF. MAPA.
ANDRIGUETO, J. R.; KOSOSKI, A. R. (Org.). Documento de Estruturação e Composição da Política de PI e do Sistema Agropecuário de Produção Integrada. 2004/05. Brasília/DF. MAPA.
ANDRIGUETO, J. R; NASSER,L.C.B;TEIXEIRA,J.M.A. Avanços da Produção Integrada no Brasil, Vitória, 2006. Anais do V Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas.
ANDRIGUETO, J. R; NASSER,L.C.B;TEIXEIRA,J.M.A, KOSOSKI, A.R. Produção Integrada de Frutas: Conceito, Histórico e a Evolução para o Sistema Agropecuário de Produção Integrada – SAPI. Brasília/DF-Brasil, 2006.
PORTOCARRERO, M.A.; KOSOSKI, A.R. Artigo “Segurança Alimentar – Política de Estado”, publicado na Revista AgroAnalysis. Julho de 2006.
PORTOCARRERO, M.A.; KOSOSKI, A.R. Artigo “Alimento Seguro – Uma Parceria Salutar”. junho de 2006. Brasília/DF. MAPA.

Márcio Antônio Portocarrero – engº agrônomo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo-SDC/MAPA
Adilson Reinaldo Kososki – engº agrônomo Assessor da SDC/MAPA


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