26/05/2015 às 07h22min - Atualizada em 26/05/2015 às 07h22min

Saiba o que é Leite Orgânico e por quê é mais nutritivo que o convencional.

O que é leite orgânico? Por quê o leite orgânico é mais nutritivo que o convencional?



Leite Orgânico é, basicamente, um leite produzido sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos na produção dos alimentos que a vaca come. Além disso, a vaca não pode receber hormônios para uma maior produção e nem os medicamentos usuais na produção convencional.



Com o título: Leite orgânico é mais nutritivo que o convencional, uma pesquisa feita na Inglaterra comparou a qualidade do leite produzido em sistemas orgânicos e convencionais e chegaram a conclusão que o leite orgânico é mais rico em nutrientes que beneficiam a saúde.

 

 

 
Segundo o estudo, o leite produzido por vacas que pastam naturalmente e têm uma dieta à base de feno é mais rico em antioxidantes, vitaminas, carotenóides e ácidos gordurosos que fazem bem à saúde, como o ômega 3 e o ácido linoleico. Essas substâncias, ajudam no combate ao câncer e aos problemas cardíacos, conforme relatado no livro Anticâncer, de David Servan-Schreiber (2008).



Para quem quiser saber mais sobre a pesquisa, pode consultar a revista científica Jounal of Science of Food and Agriculture, onde se apresenta os resultados de níveis de alguns nutrientes chegando a ser até 60% maior em algumas amostras de leite orgânico.



Gillian Butler, que liderou o estudo, comenta: "Já sabíamos que a dieta das vacas influencia na qualidade do leite. A diferença dessa pesquisa é que ela demonstra que, em fazendas orgânicas, o pasto e a ingestão de feno são as razões mais importantes para as diferenças entre as composições do leite orgânico e convencional".



Fazendas 

Para realizar a pesquisa, os cientistas analisaram 25 fazendas no Reino Unido em duas áreas distintas - o sul do País de Gales e o nordeste do país. Entre as fazendas, a pesquisa analisou três diferentes tipos de criação: sustentável, orgânica e convencional.



Os pesquisadores coletaram 109 amostras de leite nas 25 fazendas comerciais ao longo de dez meses. O grupo investigou os efeitos das diferenças nas dietas e tipo de criação na composição nutritiva das amostras.



Os resultados apontam que entre as substâncias benéficas que apresentaram maior teor no leite orgânico estavam os ácidos gordurosos linoleicoômega 3antioxidantesvitamina E ecarotenóides. Além disso, as amostras de leite orgânico também demonstraram menor nível de ácidos gordurosos considerados nocivos à saúde, como o ômega 6.



O estudo é financiado pela União Européia e faz parte uma pesquisa em andamento sobre a saúde e bem-estar dos animais, qualidade do leite e que estuda soluções para reduzir o uso de antibióticos na produção de laticínios.



Enfim, os bois e vacas, que são poligástricos, ou seja, têm vários estômagos, são animais que comem fenos e gramíneas, e fazem a digestão. São animais que transformam o pasto em leite e carne, que nós humanos conseguimos comer. Do contrário seria impossível transformar feno e gramas num alimento humano.



Quando a alimentação dos bovinos é na sua grande maioria ração, com pouco feno ou pasto, os estômagos dos bovinos deixam de funcionar como deveríam e isso deve causar algum problema... Como consequência disso, antibióticos e outros medicamentos são utilizados sem muita preocupação. Certamente uma parte do resíduo desses produtos químicos sobra no leite.



Outra coisa que pode sobre no leite que consumimos é resíduo de hormônios que são utilizados para uma maior produtividade.



Em suma, quando o leite é orgânico, a produção é mais próxima do natural, ou do que a natureza levou alguns milhares de anos para organizar. A vaca vive com menos stress e fica menos doente, necessitamos menos ou quase nada de medicamentos para manter sua saúde. E se a vaca está saudável o leite que irá produzir também será saudável!!! Sem falar no sabor que é extremamente perceptível para qualquer apreciador de leite.



Quem quiser provar o leite orgânico, pode encontrar no Terra Verdi - Café Orgânico (www.terraverdi.com.br) , no Recanto Nativo, ou na propriedade de algum produtor da Rede Eco-Vida.




Autor: Claudio Tsuyoshi Ushiwata

Referências bibliográficas: 

Formado em Agronomia na UFPR em 1993, fez o Mestrado pela Tokyo University of Agriculture and Technology em 1997, e Especialização em Ciências Políticas e Estratégia pela ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra / FIES - Faculdades Integradas Espírita, em Curitiba - PR. Atualmente é sócio-proprietário da Terra Verdi - Café Orgânico (www.terraverdi.com.br) e da Organic Trading Ltda. Também auxilio o Consulado Geral do Japão, como Orientador de Bolsas de Estudo do Mombukagakusho (MEXT) ao Japão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp