26/03/2015 às 18h50min - Atualizada em 26/03/2015 às 18h50min

Leite pode fazer bem ao cérebro, sugere novo estudo.

 

Uma nova pesquisa realizada pelo Centro Médico da Universidade do Kansas descobriu uma relação entre o consumo de leite e a produção de um antioxidante chamado de glutationa no cérebro de adultos próximos da velhice.

A Ph.D e professora associada de neurologia no Centro Médico da Universidade do Kansas, In-Young Choi, e a diretora de dietas e nutrição Debra Sullivan, também Ph.D e professora associada na mesma universidade, trabalharam juntas no novo estudo. “Por muito tempo nós pensamos no leite como um aliado potente para a saúde dos ossos e dos músculos. Mas esse estudo mostra que ele pode ser importante também para o cérebro”, disse Sullivan.

Leite pode fazer bem ao cérebro

Uma equipe liderada por Choi entrevistou 60 voluntários, que respondiam perguntas sobre suas dietas nos dias anteriores. Depois disso, os participantes passavam por um escaneamento no cérebro, onde os pesquisadores monitoravam os níveis de glutationa. Como resultado, os pesquisadores descobriram que os participantes que haviam relatado consumo recente de leite possuíam níveis maiores de glutationa no cérebro. A equipe diz que este antioxidante pode ajudar a combater o stress oxidativo e os danos resultantes de reações químicas produzidas durante o processo metabólico natural do cérebro.

O stress oxidativo, de acordo com os pesquisadores, é constantemente relacionado com outras doenças e condições, como o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, entre outras. “Você pode pensar nesse dano como o acúmulo de ferrugem em seu carro. Se você deixá-lo lá por muito tempo, o acúmulo aumenta e pode começar a ocasionar efeitos danosos”, explicou Sullivan. “Antioxidantes são aliados para nosso corpo na luta contra esse tipo de dano, e os níveis de antioxidantes em nosso cérebro são regulados por vários fatores, como doenças e escolhas de estilo de vida”, disse Choi.

Para chegar aos resultados, a equipe contou com equipamentos de alta-tecnologia de escaneamento cerebral, de posse do Centro Médico da Universidade do Kansas. Agora, os pesquisadores dizem que um novo estudo para determinar como de fato o leite pode fazer bem ao cérebro são necessários e devem acontecer em breve.

Fonte: Kansas University Medical Center





Autor: Leonardo Ambrosio

Referências bibliográficas: 

Leonardo Ambrosio é gaúcho, tem 19 anos e estuda Jornalismo na UniRitter Laureate International Universities de Porto Alegre. Atualmente trabalha como redator em dois sites distintos, escrevendo também para o portal "Mistérios do Mundo".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp