31/01/2015 às 18h19min - Atualizada em 31/01/2015 às 18h19min

Introdução à qualidade dos alimentos - Definindo Qualidade

Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A conscientização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para os micros e pequenas empresas de todo o mundo.

Na indústria competitiva de produtos e serviços, a qualidade vem se tornando uma das grandes armas para se obtiver vantagens no mercado, nos últimos anos. Com o aumento da preocupação do consumidor em relação à qualidade dos alimentos houve um aumento da competição entre as indústrias e intensificação das atividades dos órgãos oficiais de inspeção. 

A indústria competitiva de alimentos não pode mais considerar a garantia da qualidade de seus produtos como uma função incidental, realizada como um trabalho em tempo parcial, muitas vezes apenas para cumprir um "protocolo". O resultado é o aumento do interesse em gerência da qualidade na maioria das indústrias e um reconhecimento crescente de sua importância estratégica. Dentro deste contexto, o controle de qualidade nas indústrias competitivas de alimentos não pode ser dependente do conceito ultrapassado de apenas inspecionar os produtos acabados (produto pronto para uso). É normalmente aceito que uma vez pronto o produto, pouco ou nada pode ser feito para alterar sua qualidade. A meta de uma indústria competitiva em termos de qualidade deve ser a de fornecer um produto em que a qualidade seja estudada, entendida, elaborada, construída, mantida e comercializada ao custo mais econômico e que possibilite completa satisfação do consumidor.

Pode-se dizer que o controle de qualidade atuando apenas como supervisor ou inspetor no sistema de produção foi útil em um tempo em que preço era igual a custo mais lucro (P = C + L). Hoje, no mercado competitivo tem-se lucro igual a preço menos custo (L = P - C). Daí a necessidade de melhoria constante da produtividade operacional, o que pode ser conseguido com o sistema integrado de controle de qualidade. Essa integração traz vantagens fundamentais para a empresa como a associação da qualidade com produtividade e competitividade.

O termo Qualidade vem do latim Qualitas, e é utilizado em situações bem distintas. Por exemplo, quando se fala da qualidade de vida das pessoas de um país ou região, quando se fala da qualidade da água que se bebe ou do ar que se respira, quando se fala da qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda quando se fala da qualidade de um produto. Como o termo tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva.

No que diz respeito aos produtos e/ou serviços vendidos no mercado, há várias definições para qualidade: "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor acrescentado"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

A qualidade de um produto ou serviço pode ser olhada de duas maneiras: a do produtor e a do cliente. Do ponto de vista do produtor, a qualidade se associa à elaboração de um produto que vá ao encontro das necessidades do cliente. Do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecida ao produto, estando em alguns casos ligada ao preço. Para os consumidores, a qualidade não é unidimensional, ou seja, eles não avaliam um produto tendo em conta apenas uma das suas características, mas várias. Por exemplo, a sua dimensão, cor, durabilidade, design, funções que desempenha e etc. Assim, a qualidade é um conceito multidimensional. 
 




Autor: Colunistas Portal da Educação

Referências bibliográficas: 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »