20/02/2014 às 12h01min - Atualizada em 20/02/2014 às 12h01min

Produção de leite no Brasil deve ser de 37 bilhões de litros em 2014

A produção de leite no Brasil deve aumentar 5% em 2014, conforme projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se confirmado o aumento, a produção deve chegar a 36,75 bilhões de litros em um ano. Em 2013, a produção leiteira foi de 35 bilhões de litros, sendo 35% a mais que os 26 bilhões contabilizados em 2007. 

Conforme o boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado na última sexta-feira (20), o alto valor pago pelo produto neste ano deve motivar os criadores de gado leiteiro a investirem na expansão dos negócios. 

A previsão para o próximo ano é que os preços continuem em alta. A redução nas importações do leite e seus derivados, devido o aumento do dólar que encarece as compras internacionais, será responsável pela valorização.A demanda também deve continuar aquecida para os próximos anos, já que há um déficit na produção nacional. 

Consumo – Segundo o levantamento do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), o consumo per capita anual brasileiro é de 172,6 litros por habitante, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMC) é de 200 litros ano/habitante. 

Retrospectiva MT – A cadeia do leite mato-grossense teve desempenho histórico em 2013. Conforme o Imea, o preço do produto atingiu valores recordes, tanto para o produtor como para o consumidor. 

No período das chuvas, quando a oferta é maior, os preços sinalizavam patamares maiores em relação ao do ano passado. Durante a seca, o valor do produto disparou e em algumas regiões do estado, como a sudeste, foram registrados valores em torno de R$ 1,05 por litro pago ao produtor.

Fonte: Expresso MT - Revista Leite

La producción de leche en brasil sería de 37 billones de litros en 2014

Se espera que la producción de leche en Brasil aumente un 5% en 2014, según lo proyectado por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). Si se confirma  el aumento, se espera que la producción llegue a 36,75 billones de litros en un año. En 2013, la producción de leche fue de 35 billones de litros, un 35% más que los 26 millones registrados en 2007.

Según el boletín del Instituto Mato-Grossense de Economía Agrícola (IMEA), dado a conocer el viernes 20 de diciembre, el alto valor pagado por el producto, este año debería motivar a los productores de leche a invertir en la expansión del negocio.

La previsión para el próximo año es que los precios continúen en alza. La reducción de las importaciones de leche y sus derivados, debido al aumento del dólar, que encarece las compras internacionales, será responsable de la valorazación. La demanda también seguirá  siendo fuerte en los próximos años, ya que existe un déficit en la producción nacional. 

Consumo - De acuerdo con la encuesta realizada por el Ministerio de Agricultura, Ganadería y Abastecimiento (MAPA), el consumo anual per cápita de Brasil es 172,6 litros por habitante, en tanto que lo recomendado por la Organización Mundial de la Salud (OMC) es de 200 litros al año por habitante. 

Retrospectiva MT - La cadena de leche Mato-grossense tuvo un rendimiento histórico  en 2013. Según  IMEA, el precio del producto alcanzó valores records, históricos, tanto para el productor como para el consumidor.




Autor: Instituto Mato-Grossense de Economía Agrícola (IMEA)

Referências bibliográficas: 

Fuente: Expreso MT - Revista Leite
Traducción: Portalechero.com


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp