21/12/2013 às 09h13min - Atualizada em 21/12/2013 às 09h13min

Fazendo arte na cozinha

Como parte da campanha "Beba Leite Todo Dia", os coordenadores da iniciativa realizaram, no final do ano passado e início de janeiro, a promoção Fazendo Arte na Cozinha. O público-alvo foram os consumidores de leite. Para cada 12 embalagens de leite longa vida, o consumidor ganhava um cupom. Com dois cupons, ele era contemplado com um belo livro de receitas à base de leite e derivados, editado pela Tetra Pak. A promoção foi um verdadeiro sucesso. A promoção atingiu 15 supermercados, onde foram colocados balcões de atendimento ao público para a troca de cupons pelos livros. Os estabelecimentos foram Supermercados Marcos, dos setores Serrinha, Marista, Fama, Castelo Branco e Aparecida de Goiânia; Carrefour, Norte, Aparecida de Goiânia, Sudoeste e Sul; Bretas, Goiânia Shopping, Buriti e Araguaia Shopping; Pró-Brazilian; Wall Mart e Pão de Açúcar.

Para chamar a atenção do público, a campanha usou apenas faixas externas nos supermercados e banners internos, não sendo necessário mídia através de rádio, TV e outros veículos. Mesmo assim, a promoção foi considerada um sucesso total. Não há previsão de novas promoções. Isso vai depender da Tetra Pak, autora do livro que recebeu um relatório sobre a iniciativa que está sendo analisando.

Como escolher estes alimentos

A tecnologia de processamento do leite e derivados hoje no mundo está muito avançada. No Brasil ela não deixa nada a desejar. Particularmente o Estado de Goiás no seu parque Industrial de laticínios usa também o que há de mais moderno nesse quesito. 

Assim, o público consumidor desfruta de uma longa lista de opções de produtos lácteos, seja em fluidos seja em sólidos. Como escolher esses produtos? Claro que é de acordo com as necessidades orgânicas de cada consumidor, seja criança, adolescente ou adulto.

Há leites especiais, infantis, com mais, menos ou média quantidades de gorduras etc. Enfim, as pessoas precisam buscar o que existe de melhor para seu organismo, de acordo com suas necessidades, por orientação de profissionais que entendem do assunto. Mas, em linhas gerais, as opções desses produtos para os consumidores estão disponíveis em todos os bons estabelecimentos varejistas.

Gorduras

O leite integral tem no mínimo 3%; o semidesnatado, de 0,6% a 2,9% e o light no máximo 0,5% de gordura. Na prática, pra cada 100 ml de leite integral, há 3 gramas de gorduras; 100 ml de semidesnatado, a quantidade varia de 0,6 a 2,9 gramas de gordura dependendo do fabricante, e o desnatado há no máximo 0,5 grama de gordura para cada 100 ml.

Leites enriquecidos

Embora o leite seja uma fonte excelente de proteínas e cálcio, novas tecnologias possibilitam que, com a adição de substâncias enriquecedoras (vitaminas e minerais), o leite possa atender a necessidade dos diferentes tipos de consumidor.

O leite enriquecido, também chamado de fortificante, é um importante aliado da alimentação saudável e completa, ideal também para aqueles que possuem deficiência de algum mineral ou vitamina. A ingestão destes nutrientes através do leite contribui para o restabelecimento destes nutrientes no organismo. No caso do cálcio, o corpo humano não pode fabricar esse elemento, daí a necessidade de ingerir uma quantidade diária adequada desse mineral em todas as etapas da vida.

Com ômega

Ômegas são ácidos graxos, ou seja, tipos especiais de gorduras que devem ser obtidos através da dieta e têm funções benéficas no organismo. Os ômegas impedem que parte das gorduras nocivas à saúde se aloje no interior dos vasos sanguíneos, evitando o entupimento das veias e artérias. Ajudam no desenvolvimento do sistema de defesa do organismo e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicérides, regulando a fluidez do sangue e controlando a pressão arterial, que são os principais causadores das doenças do coração. O leite com ômega, juntamente com um estilo de vida saudável, uma dieta controlada e prática regular de exercícios físicos, é um importante aliado na prevenção das doenças cardíacas.

Ingestão diária recomendada

Para bebês de 1 a 3 anos, crianças de 4 a 6 e de 7 a 10 anos de idade e adultos recomenda-se a ingestão diária de 800 mg de cálcio. Mulheres grávidas e lactantes, 1,200 mg. Com relação a ingestão de ferro diária recomenda-se 10 mg para crianças de 1 a 10 anos; párea adultos,14 mg, gestantes, 30 mg e lactantes, 15 mg. Um copo de leite desnatado – cerca de 250 ml – possui 302 mg de cálcio; 250 ml, possui 290 mg; 30 gramas de queijo prato, 250 mg de cálcio.

Leites infantis

O melhor leite para os bebês é o leite da mãe, o leite materno. Mas, se por algum motivo não for possível amamentar o bebê, o melhor substituto são as fórmulas infantis, que são os leites modificados elaborados a partir do leite de vaca, adequados nutricionalmente quanto às proteínas, vitaminas, sais minerais e, principalmente, ferro. Vale lembrar que os leites de vaca integral pasteurizado, em pó ou longa vida não são apropriados para o consumo da criança nos primeiros meses de vida. O leite de vaca não modificado não contém todos os sais minerais, vitaminas e o ferro de que o bebê necessita. 

O uso responsável da fórmula láctea infantil pela mãe com problemas reais de alimentação ao peito pode ser salvador. Já o uso irresponsável, por má orientação pediátrica ou nutricional, priva a criança da proteção do leite materno, expondo-a a possíveis alergias ou intolerância ao leite de vaca.

A eficiência da fórmula infantil está no melhor equilíbrio em sua composição, com adição de ferro, vitaminas e sais minerais em doses suficientes para atender as recomendações nutricionais, modificação das proteínas visando a diminuição de reações alérgicas e com utilização de nucleóticos essenciais para a formação do tecido ocular e para o desenvolvimento do sistema nervoso central.

É muito importante manter métodos corretos de preparo da mamadeira com higiene, pois o uso desse equipamento e água não-fervidos e diluição incorreta podem causar sérias doenças no bebê. Um hábito perigoso é o preparo antecipado de fórmulas, deixando a mamadeira pronta e morna para facilitar o aleitamento noturno ou durante passeios.

O leite sem inspeção é um sério perigo para a saúde, não só da criança como para todas as pessoas, independente de sua faixa de idade. 




Autor: Tetra Pak

Referências bibliográficas: 

Jornal do Leite - Ano II


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp