Enquanto no Brasil ainda existem poucas informações sobre bebidas com fibras, países como México e China investem nesta tendência.De acordo com a empresa SIG Combibloc, uma hidratação adequada é fundamental para as funções vitais do corpo e para o bem-estar físico.
Cada vez mais os consumidores priorizam itens relacionados à saúde para escolher suas bebidas, aliados a um ótimo sabor. Segundo a empresa, as bebidas que contêm fibras têm o benefício de combinar todos esses critérios. Elas têm fibras têm um gosto agradável, hidratam e são especialmente saudáveis por estimularem o crescimento e a atividade das bactérias probióticas importantes para a digestão e para construir a microflora intestinal.
Para Patrizia Wegner, gerente global de mercado do segmento Lácteos Líquidos da SIG Combibloc, “poucos consumidores estão suficientemente cientes da conexão entre as culturas probióticas, as fibras prebióticas e seus efeitos no corpo humano. Embora muitos associem saudabilidade e esses termos, poucos sabem o que eles realmente significam. A tendência atual é que os consumidores queiram saber o máximo possível sobre os alimentos que consomem”.
E, ela aforma, os fabricantes estão respondendo ativamente a esta demanda. Websites, revistas empresariais, plataformas on-line e serviços telefônicos servem como canais de comunicação sobre o tema. As informações também são passadas para os consumidores via código QR (quick response – resposta rápida), escaneados no ponto de venda via snartphones. E a embalagem é outra poderosa ferramenta para essa comunicação.
Patrizia explica que, ao projetar uma embalagem, a tarefa é encontrar e implementar o mix ideal entre atratividade, elementos de design e oferta de informações. “Mas a necessidade das pessoas de receberem informações não deve resultar em uma sobrecarga de mensagens.
São necessários conceitos focados para o grupo-alvo específico. E quando falamos de design de embalagem, as cartonadas assépticas, com suas quatro laterais totalmente utilizáveis para impressão, têm vantagens sobre as demais soluções. Elas podem chamar a atenção com uma aparência única e informar ao mesmo tempo. Isso as torna embaixadoras da marca e do produto no ponto de venda, permitindo aos fabricantes se comunicarem com o consumidor e atrair sua atenção de forma positiva”.
Design e informação juntos
Um exemplo bem-sucedido de combinação de design atraente com informação é dado pelo suco de frutas “Amecke + prebiótico”, produzido pela Amecke. O produto, oferecido em embalagem cartonada asséptica combiblocPremium, é feito 100% de frutas (maçã, abacaxi, apricot, ameixa e cenoura) e contém a fibra prebiótica inulina. Na embalagem, o fabricante coloca de forma clara as informações úteis para o consumidor sobre os benefícios das fibras e, em particular, a inulina.
As fibras prebióticas são nutrientes para a microflora intestinal. Os micro-organismos probióticos desse tipo incluem, por exemplo, os lactobacilos e a bifidobactéria. As fibras prebióticas também são alimentos naturais que mantêm as bactérias saudáveis no intestino grosso, estimulam a digestão e a mantêm naturalmente equilibrada. A inulina é uma fibra vegetariana obtida de raízes da chicória; ela também é encontrada em alcachofras, ervilhas, grãos de soja, cebola e alho.
Outro exemplo: a Nestlé México oferece um produto lácteo que contém fibras prebióticas. O Svelty Total Digest é oferecido em embalagem cartonada combiblocMidi e é o primeiro produto focado na mulher jovem que se alimenta de forma saudável.
Com um design florido e vibrante, a embalagem cartonada chama a atenção. A silhueta estilizada de um corpo em movimento evoca a associação da vitalidade com o bem-estar físico. As fibras prebióticas no produto são chamadas de “ActiFibras” (fibras ativas) e ajudam a regular o sistema digestivo.
Karla Sandoval, gerente de produto da Nestlé México, explica que “além dos efeitos benéficos na microflora intestinal, as fibras prebióticas têm o benefício de tornar o produto mais cremoso, o que garante uma experiência única de consumo”.
Os ingredientes prebióticos também estão sendo incorporados com sucesso a conceitos inovadores de produto na China, uns dos principais mercados para o desenvolvimento de lácteos.
As duas empresas lideres do segmento no país, Inner Mongólia Mengniu Dairy e Inner Mongólia Yili Industrial Group, lançaram bebidas à base de iorgute em vários sabores. A Inner Mangolia Mengniu apresenta quatro bebidas prebióticas nos sabores Cenoura, Pepino, Tomate e Tomate Vermelho sob a marca “Guoshu Suan Suan Ru”. Elas têm um ótimo sabor e são naturais e ssaudáveis, oferecendo o melhor dos vegetais, do leite e das frutas. Sob a marca “You Suan Ru”, o Inner Mongólia Yili Industrial Group está comercializando três bebidas à base de iogurte nos sabores Maçã, Morango e Blueberry.
Autor: Corpo Editorial da Revista Leite e Derivados
Referências bibliográficas:
Texto gentilmente cedido pela empresa SIG Combibloc
LEITE & Derivados nº 135 – Ano XXI - Agosto 2012