18/11/2012 às 09h52min - Atualizada em 18/11/2012 às 09h52min

Manteiga Clarificada

Ghee ou manteiga clarificada é a gordura pura derivada do leite da vaca, para obter a ghee é preciso retirar totalmente a lactose, a água e as impurezas da manteiga tradicional. Por apresentar ligações químicas estáveis entre as suas moléculas é difícil de ser oxidada e com isso suporta temperaturas de até 170C, sem queimar ou alterar seu sabor.

A Ghee é superior à manteiga convencional por conter apenas ácidos graxos de cadeia curta, que é facilmente digerida pelo nosso organismo, não gerando resíduos maléficos ao nosso corpo. Outra vantagem da ghee é a sua validade, por conter apenas gordura ela resiste quatro meses fora da geladeira e seis meses dentro da geladeira. À temperatura ambiente apresenta consistência cremosa e ao ser aquecida ganha uma cor dourada e um aroma caracteristico.

O ideal é fazer sempre uma grande quantidade já que o processo para sua obtenção é demorado. Sempre faça com a manteiga sem sal e de preferencia orgânica. Para fazer a ghee o fogo deve estar bem baixo, pois a manteiga não pode queimar, a maneira mais fácil de fazer é em banho maria, assim não tem erro. Faça sempre em um recipiente de vidro, nunca de plástico, alumino, ferro ou cobre!

 

 

 Ghee

Ingredientes: 1Kg de manteiga

Modo de preparo:

1 – Leve uma panela com água ao fogo, assim que a água levantar fervura abaixe o fogo e apoie uma tigela de vidro em cima desta água quente, acrescente a manteiga e aguarde 5 minutos, ou até que a manteiga derreta. Não deve-se mexer a manteiga em momento algum do processo.

2 – Deixe a manteiga por mais dez minutos no banho maria. Desligue o fogo e com ajuda de uma colher, retire a espuma que se formou em cima da  vasilha, remova cuidadosamente para não mexer muito o líquido. Repita este processo mais uma vez ou até que não se forme mais espuma. Uma manteiga de boa procedência só é preciso retirar a espuma duas vezes. Já manteigas com muita impureza é preciso repetir este processo aproximadamente 5 vezes. Você vai reparar que é possível ver o resíduo de leite se depositando no fundo do pote, isso é o esperado! Não mexa o líquido.

3 – Retire a vasilha do banho maria e deixe esfriar por 10 minutos. Retire o resíduo restante que tenha se formado e com cuidado armazene apenas a parte dourada e despreze o leite que ficou no fundo da vasilha, para auxiliar passe a gordura por uma peneira de malha fina, desta forma se tiver sobrado algum resíduo este ficará na peneira. Está pronta a sua manteiga clarificada ou Ghee. O leite que se forma no fundo, conhecido como buttermilk, é muito utilizado para fazer biscoitos e massa folheada.





Autor: Verônica Laino Freitas

Referências bibliográficas: 

A autora é formada em nutrição pela Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo (FSP – USP). Saiba mais no site www.veronicalaino.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp