11/10/2012 às 08h57min - Atualizada em 11/10/2012 às 08h57min

Direitos Humanos e dignidade das pessoas vivendo na pobreza

No Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza devemos renovar o compromisso com o avanço dos direitos humanos como um princípio fundamental para se acabar com a pobreza.

Este ano, o tema do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza – Direitos humanos e dignidade das pessoas que vivem na pobreza – relembra a a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que "toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar-lhe, e à sua família, saúde e bem-estar".

Sessenta anos depois, centenas de milhões de seres humanos continuam sendo privados de seus direitos fundamentais, como o direito à alimentação, à habitação, à educação e ao trabalho digno. Condenadas a viver na pobreza, essas pessoas têm, muitas vezes, que enfrentar a exclusão social, a discriminação e a privação de qualquer poder ou influência. 

A miséria priva os pobres de sua dignidade humana. Em nossos esforços para erradicar a pobreza devemos prestar muita atenção aos direitos humanos e a dignidade de todos. É preciso ir além das necessidades materiais básicas e abordar a discriminação e a desigualdade. Isto significa assegurar que todas as pessoas pobres tenham acesso aos recursos que precisam – terras, capitais, saber e competências - para escapar à miséria. Significa dar-lhes meios para participarem ativamente na tomada de decisões e em outras atividades que afetam diretamente sua vida.




Autor: Eveline Bezerra

Referências bibliográficas: 

Jornal da União da Juventude Socialista


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp