18/04/2012 às 15h40min - Atualizada em 18/04/2012 às 15h40min
A procura do Queijo Canastra
Conforme dados históricos, a colonização da canastra teve inicio no século XVIII. Com A procura de minerais raros, quando se descobriu uma preciosidade o queijo da Serra da Canastra.
Os colonizadores e familiares trouxeram com eles o conhecimento de produção do queijo feito a partir de leite cru e encontraram na Canastra, o ambiente propicio, para perpetuação desta arte.
A micro região com seus vastos campos e belas chapadas apresenta um clima favorável a produção do queijo, que garante um sabor característico inconfundível e único.
Para se fazer a comercialização do produto nas grandes cidades, o transporte era feito pelos tropeiros em carros de boi ou lombo de burro, o que exigia um queijo com tempo de cura maior para enfrentar os sacolejos durante o percurso.
Os anos se passaram e continua a tradição de se produzir um queijo artesanal, agora unido as novas tecnologias e equipamentos. Tudo isso garante um produto de qualidade e origem, que valoriza o passado e o presente de um povo hospitaleiro.
Venha FAZER um queijo Canastra - Sacramento, MG
O Modo artesanal de fazer queijo em Minas Gerais é um patrimônio cultural imaterial brasileiro, conforme tombamento concedido em 15 de maio de 2008 pelo Conselho Consultivo do IPHAN. O instituto inventariou as regiões do Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre, em Minas Gerais, onde predominam fazendas que produzem o queijo com peculiaridades.
A receita tombada inclui a descrição de todos os processos que envolvem a produção do queijo típico, como ordenha, filtragem, coagulação, quebra da coalhada e mexedura, dessoragem, enformagem, prensagem manual, viradas e salgas, colhimento do pingo, remoção de mesa, desenformagem e grossagem, curtimento e limpeza.
Modo de fabricação: Iniciamos o processo colocando o "pingo" e quebrando o leite. Depois de esperar o tempo certo, colocamos a quantidade de massa na mesa para iniciar o processo de enformar o queijo. Depois vem o processo de enformar a massa. Colocar na redinha e tirar o soro. Limpar a bancada e colocar os queijos enfileirados e colocar sal ... Para a finalização, raspara as bordas, as raspas se chamam 'grosas', com estas grosas preencher os buraquinhos para uma aparencia perfeita.
Autor: Maritaca Turismo
Referências bibliográficas:
http://maritacaturismo.blogspot.com.br/search?q=Queijo+da+Canastra