07/08/2008 às 12h35min - Atualizada em 07/08/2008 às 12h35min

Sorvete na merenda escolar

A partir desta sexta-feira, 8 de outubro, o sorvete passa a fazer parte da merenda das escolas municipais de São Paulo. Aproveitando as comemorações do Dia da Criança, a Abis - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes - distribuirá 35 toneladas de sorvete para 1200 instituições da rede municipal de ensino, ação que será repetida quinzenalmente.

O presidente da ABIS, Eduardo Weisberg, comemora:"Há algum tempo entramos em contato com a Prefeitura de São Paulo e apresentamos estudos que comprovam a importância nutricional do sorvete. Agora o nosso projeto finalmente foi aprovado.

A partir deste mês estamos colocando em prática a proposta de inserir o sorvete na merenda escolar, com composição adequada a cada faixa etária dos alunos da rede municipal de ensino."

Serão distribuídas 35 toneladas de sorvete, quinzenalmente, nas 459 Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs; 464 Escolas Municipais de Ensino Fundamental - EMEFs; e 339 Creches, totalizando mais de 1.200 instituições, número que corresponde a aproximadamente 700 mil crianças, de 2 a 14 anos, em todo o município.

De acordo com a SEMAB - Secretaria Municipal de Abastecimento -, nas creches os sorvetes distribuídos serão à base de iogurte ou queijo petit suisse. Nas EMEIs e EMEFs, o sorvete distribuído será o feito à base de leite, em três sabores: chocolate, côco ou leite condensado.

O objetivo da ABIS é estender o projeto para todo o País. "Isso movimenta toda a cadeia produtiva", explica o presidente da entidade. "Naturalmente as cidades vão procurar fornecedores regionais, o que alavanca empregos na indústria, entre os fornecedores, distribuidores e na agricultura para a produção de sorvetes com sabores de frutas".

Alimento - A associação destaca que o sorvete é um alimento completo, já que contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais para uma nutrição balanceada. "É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico", comenta Weisberg.

Ele se baseia num quadro comparativo dos dados calóricos de alguns produtos, levantados pela associação. Enquanto 100 gramas de sorvete de creme possui 208 calorias, a mesma medida de pão francês tem 269 calorias e de ovo frito, 216 calorias.


Autor:

Referências bibliográficas: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp