07/08/2008 às 09h17min - Atualizada em 07/08/2008 às 09h17min

Embalagens - Oportunidades de negócios para micro, pequenas e grandes empresas

FISPAL NEWS

Estreantes, como a finlandesa Finn-Korkki, e tradicionais expositores como Marken, Bosch, Packintec e MSA Packing Máquinas fazem contatos e ensaiam negócios no segundo dia da Fispal Tecnologia.

No estande do Al-Invest, dentro do espaço do Americas Business Opportunities (ABO), a oportunidade é para os pequenos e micro-empresários que participam das rodadas de negócios com empresários europeus. Por meio do programa de promoção de negócios Al-Invest, cerca de 250 encontros entre representantes de empresas européias e latino-americanas estão sendo realizados durante a Fispal Tecnologia 2006.

A informação é de Carlos Eli Tedesco, do Departamento de Relações Internacionais da Fiesp, segundo quem o programa, patrocinado pela Comunidade Econômica Européia, aproxima pequenas e médias empresas da Europa e da América Latina para formação de parcerias, transferência de tecnologia e criação de joint-ventures.

Os encontros estão sendo realizados com empresas de países como Itália, Alemanha, Espanha, França e Inglaterra com parceiros do Brasil, Argentina e Equador. A maioria dos interessados pertence ao ramo de embalagens. Segundo Tedesco, mais de 17 mil empresas participam nas várias modalidades do All Invest, gerando um total de 850 projetos no atual estágio do programa, que vai de 2005 a 2007.

?Não posso falar em cifras, porque os responsáveis pelas parcerias gostam de manter sigilo, mas posso dizer que para cada euro investido nessa aproximação, são gerados 5 euros de receita? informou Tedesco.

Abrindo mercados - A Finn-Korkki veio de longe para abrir mercado nos trópicos. Localizada nas proximidades de Hämeenlinna, a 98km da capital finlandesa, Helsinque, esta fabricante de tampas metálicas para o fechamento de bebidas tem despertado a curiosidade de quem passa pela rua E, na Fispal Tecnologia. A empresa é a única fabricante de uma tampa com anel que facilita a abertura de garrafas de bebidas.

Nos últimos seis anos, o rápido crescimento das vendas, levou a empresa a dobrar a capacidade instalada de produção de tampas com anel abre-fácil. A ampliação da produção permitiu prospectar novos mercado, entre os quais, a América do Sul. Conhecida na Europa, onde exporta regularmente para 40 países, com destaque para a Polônia e a Alemanha, seus principais mercados, a Finn-Korkki escolheu a Fispal Tecnologia para alcançar novos mercados.

O diretor da empresa, Rolf Nygard, conta que a América do Sul já estava nos planos da empresa. ?Com o aumento da capacidade instalada em 2004, podemos partir em busca de novos mercados e acreditamos que a América do Sul oferece grande potencial para o nosso produto, que não tem igual aqui?.

A indústria de bebidas vem utilizando as tampas com anel para o fechamento de suas bebidas premium. Embora a indústria cervejeira seja o principal mercado da Finn-Korkki, o sistema de fechamento atende também a produção de sucos, bebidas energéticas, águas minerais e até vinhos. Quem sabe, em breve, o consumidor brasileiro ganhará mais esta facilidade na hora de abrir a sua cerveja gelada.

Robotização - A Packintec atua há 15 anos no segmento de esteiras transportadoras e automação industrial. Atualmente, seu desafio é a robótica e a interação e automação de linhas completas de embalagem. Este ano a empresa trouxe para a Fispal Tecnologia dois lançamentos: uma máquina para embalagem plástica termo-encolhível (como as usadas para o acondicionamento de 6 garrafas de refrigerante) e outra para paletização dos produtos, com a utilização de robôs.

?A presença da Packintec na feira é para que os clientes possam ver nossos produtos, nossas novidades e o desenvolvimento da empresa. Com a Fispal Tecnologia, conseguimos expor a empresa ao mercado e aumentar o número de possíveis clientes, mas os negócios efetivamente não acontecem aqui?, diz Wilson Mansour, sócio fundador da empresa.

Pequenas empresas, grandes negócios - Especializada em etiquetas e embalagens, a MSA Packing Máquinas está lançando este ano sua etiquetadora com datador. Este é o quarto ano que participa da Fispal, desta vez com apoio do Sebrae. ?É fantástico participar da feira. Com apoio do Sebrae o custo é baixo e a divulgação é grande. Além disso, dividimos a mesma feira, o mesmo espaço, com empresas grandes, podemos concorrer diretamente. Ainda não fechamos negócios, mas temos muitas perspectivas?, comenta Gerson Torres, diretor comercial da empresa.

Outro expositor presente no espaço do Sebrae é a Nicolle. A empresa atua há 20 anos no ramo de envase e seus principais clientes são Lindóia, Vale do Sol e Ingá. A máquina em destaque no estande da Nicolle é a Triblock, com sistema de gargalo só para descartáveis, exclusividade da empresa. ?Fomos convidados pelo Sebrae para participar pela primeira vez este ano. Estamos adorando, principalmente porque há uma interação de empresas que atuam em diversas etapas da produção, o que possibilita que um maior número de pessoas cheguem até nós. Estamos fazendo muitos contatos e já fizemos três vendas?, conta Camila Bueno, administradora financeira da Nicolle.

Nova geração de balanças - Especializada em encartuchadoras, máquinas embaladoras horizontais e verticais, a Bosch apresenta para o público da Fispal Tecnologia lançamentos como a nova geração de balanças de pesagem, de seu parceiro Ishida do Brasil e uma nova encartuchadora com movimento contínuo. ?Participamos da Fispal para manter contato com os clientes e mostrar nossas inovações. Fechar negócios não é mais tão comum como era antigamente, mas ainda acontece. Hoje, (quarta, dia 7), por exemplo, muito provavelmente venderemos algumas máquinas?, comemora Kurt Stefan Klaimber, diretor-geral da Bosch.

Codificação - Pelo segundo ano consecutivo na Fispal Tecnologia, a Markem Brasil, empresa que atua no segmento de sistemas de marcação e codificação, apresenta na feira diversificadas soluções. A empresa também é uma das pioneiras no desenvolvimento dos rótulos inteligentes, utilizando a tecnologia RFID (Identificação por Rádio Freqüência).
Segundo o diretor geral da Markem Brasil, Paulo Afonso Ribeiro, a empresa é líder mundial em equipamentos de codificação industrial, equipamentos de aplicação de tintas para colocação de código de barras em caixas, aplicação de impressão de etiquetas, entre outros. E traz como destaque para a Fispal Tecnologia, o modelo SmartDate 5, uma codificadora de termo transferência.

Na opinião do diretor, a Fispal Tecnologia é um fórum privilegiado. "Aqui recebemos nossos clientes e abrimos novos caminhos. Não daria para Markem ficar de fora desta Feira?, afirma.

Laboratório fecha negócios - Há 49 anos dedicado à engenharia de laboratórios, o Grupo Vidy se especializou no desenvolvimento de projetos para empresas de diversos setores. De acordo com o supervisor de vendas Gonzalo Monardes, a empresa participa da Fispal Tecnologia há 13 anos e traz novidades relacionadas a laboratórios, sempre buscando a sinergia entre as empresas que participam do estande intitulado Laboratório de Controle de Qualidade Fispal.

Este ano podem ser vistos no local diversos itens específicos para laboratórios da área alimentícia, tais como pisos adequados a diversas situações, equipamentos de última geração para transporte de embalagens e outros produtos especiais que atendem esse mercado.

Nesta edição da feira, o Laboratório reúne quatro empresas: Fademac, que atua no segmento de pisos; Micronal, especializada em equipamentos como balanças; Gehaka, fornecedora de águas para usos específicos; e a própria Vidy, que fornece desde projetos até infra-estrutura completa para laboratórios. ?O Laboratório de Controle de Qualidade Fispal é uma idéia interessante que tem dado certo e rendido bons negócios?, afirma Monardes.

Para ele, as expectativas em relação a Fispal Tecnologia 2006 são positivas. ?No primeiro dia da feira já fizemos alguns negócios, o que é muito interessante, pois isso nunca tinha acontecido antes. As pessoas que visitam nosso estande já vem com um foco: melhorar seu laboratório, sua indústria e ter novidades. Isso nos força a trazer sempre qualidade e novidades para esses clientes. É uma característica desta feira mostrar novidades para o mercado?, comenta.



Autor:

Referências bibliográficas: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »