06/08/2008 às 14h53min - Atualizada em 06/08/2008 às 14h53min

A função da embalagem

Beba Leite - http://www.bebaleite.com.br

Todo alimento, processado ou não, deve ser preservado por uma embalagem, de fácil manuseio no processamento, no armazenamento e que seja prática para o consumidor. Mas a principal função da embalagem é a de proteção.

O material usado deve atender aos critérios de preservação do alimento e de seus nutrientes, bem como sua apresentação; incluindo as informações ao consumidor e a data de validade. As embalagens do leite não fogem à regra e devem garantir:

1) As qualidades nutricionais do leite.
2) Ausência de substâncias tóxicas, provenientes do material da embalagem.
3) Proteção de agressões mecânicas e físicas, como a luz e o calor.
4) Rigidez, evitando as microperfurações e, conseqüentemente, as contaminações por bactérias.
5) Integridade do produto durante o transporte e o armazenamento.
6) Facilidade no manuseio, na abertura e no armazenamento doméstico.
7) Preservação do sabor e do aroma.
8) Proteção das vitaminas sensíveis à luz.
9) Que não haja trocas com o meio ambiente.

- Leite de alta qualidade envasado numa embalagem asséptica

Até 1950 quase todas as embalagens eram de vidro, mas já na década de 40 o papelão foi introduzido. Somente em 1960 é que se apareceu a cartolina revestida de polietileno para o leite.

E com o desenvolvimento dos métodos de enchimento asséptico é que foi possível obter o leite de alta qualidade envasado numa embalagem asséptica.

O resultado é o conhecido leite de longa vida, que nada mais é do que leite associado com tecnologia. A embalagem longa vida é a mais recomendada para aumentar a resistência ao calor, à luz, à ruptura, aos vapores e aos gases.

As diversas camadas protetoras do leite longa vida embalagem Tetra Pak é que garantem a qualidade do produto. E o mais importante: nenhuma bactéria ou substância estranha conseguem atravessar a embalagem e contaminar o leite.

Outra vantagem da embalagem longa vida é a menor oxidação dos ácidos graxos insaturados das membranas de glóbulos da gordura, cujas conseqüências são indesejadas, como já visto. Além disso, protege as vitaminas A, B2, C e ácido fólico da oxidação.

Foi, inclusive, demonstrado que o efeito da luz na perda de vitamina C do leite depende do tipo de embalagem. Observe que a proteção da embalagem longa vida é superior quando comparada com o plástico.Tal conjunto de propriedades não poderia ser encontrado num só tipo de material, mas pela combinação de vários deles ? plástico, alumínio e papelão.

A principal vantagem dessa embalagem é que ela é asséptica. Além disso, o plástico é inerte em temperaturas utilizadas no processamento dos alimentos. O alumínio evita a passagem de luz, gás, vapores e microorganismos.

Autor:

Referências bibliográficas: 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp