14/10/2014 às 10h41min - Atualizada em 14/10/2014 às 10h41min

SNCT - Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social

Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social é o tema da 11a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece este ano em outubro no período de 13 a 19. O tema é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. A temática visa estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

O tema da SNCT de 2014 se constitui em uma grande oportunidade para se discutir o próprio conceito de desenvolvimento social em um referencial democrático que valorize, de um lado, os avanços da ciência e tecnologia e, ao mesmo tempo, os pontos de vista e os conhecimentos locais praticados gerações. Neste sentido, esperamos que as Ciências Sociais sejam uma grande parceira na proposição e na realização de atividades em todo o país.

Trabalhos na área de engenharia, medicina, saúde, física, química, biologia, matemática, astronomia, ciências sociais aplicadas e do conhecimento científico em geral podem ser explorados como ferramentas de inovação social. Já os temas de tecnologia social, tecnologia assistiva, arranjos produtivos locais no meio rural e urbano, cidades inteligentes, inclusão digital e temas afins encontram acolhimento imediato nesta edição da SNCT.

Mais uma vez, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação conta com seus tradicionais parceiros e com todos os novos que se interessarem em participar. Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Os promotores das atividades são: universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civil.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T, articuladas com a SNCT.

O Site Ciência do Leite, em parceira com a EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, dentro da opção sugerida "Ciência On Line" abraça mais uma vez esta ideia, por entender a importância e a grandiosidade deste evento e abordará temas como Segurança Alimentar e Nutricional, Biodiversidade, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Energia Renovável, Difusão e Popularização da Ciência, dentre outros.

Caro usuário, visite nosso link Artigos, a partir do dia 15/10 até o final do mês de outubro e lá vocês poderão encontrar diversos textos e trabalhos super interessantes sobre os temas da SNCT. Boa leitura e volte sempre!

Saudações Laticinistas

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto - Site Ciência do Leite
Luiza Carvalhaes de Albuquerque - EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp