25/01/2012 às 14h05min - Atualizada em 25/01/2012 às 14h05min

Aceitação dos Queijos Artesanais

Um tema importante que está sendo muito discutido em vários níveis da sociedade, desde o Congresso Nacional, passando pela câmara legislativa estadual, atingindo a imprensa e até virando tema de filme no ano passado atende pelo nome de "Queijos Artesanais".

Não estamos querendo tomar partido ou fazer uma análise técnica do tema, mas sim registrar o quanto o assunto causa polêmica. São vários os países que buscam preservar legalmente seus queijos artesanais fabricados com leite cru, através de instrumentos formais de reconhecimento e de interpretação de modos de fazer, como é o caso, a título de exemplo, da Apellation d’Origine Controlée, na França. Além deste país, Portugal, Espanha, Itália, Suíça e Holanda são outras nações que têm instrumentos legais de registro e controle de queijos fabricados artesanalmente.

A principio isso mostra a maturidade de um povo, que segue suas tradições, reconhece e respeita suas culturas e consome queijo feito a partir do leite cru. Tamanha foi a repercussão do tema nos últimos anos que tivemos, debates em programas na TV, nos jornais escritos, na internet, em encontros e simpósios voltados especialmente para o assunto queijos artesanais, que reuniram centenas de fiscais, estudiosos e doutores de vários segmentos da indústria de alimentos além de acadêmicos e interesados no assunto, não somente do Brasil, mas de toda a Europa.

Assim, fizemos uma enquete para saber qual é opinião dos internautas que acessam o Site Ciência do Leite. O resultado é o seguinte: 33,10% consumiriam se houver fiscalização; 32,40 % aceitam a comercialização do queijo artesanal; 15,50 % aceitam a comercialização se houver qualidade; só de produtores conhecidos e honestos são 12,70 % e responderam não consumiriam 6,3%.

Se formos analisar o resultado, somente 6,3% não consumiriam de fato um queijo artesanal, os outros consumiriam de alguma forma o produto fabricado artesanalmente, portanto, podemos concluir que o brasileiro em geral aceita e reconhece a importância do queijo artesanal para a sociedade. Se levarmos em conta que o público que acessa o Site Ciência do Leite é principalmente composto de pessoas que, de alguma forma, estão ligados ao tema - em sua maioria acadêmicos, técnicos, engenheiros de alimentos e especialistas em leite e derivados, e levando em conta que hoje temos 1.600 acessos por dia, vamos concluir que o brasileiro esta cada vez mais preparado para aceitar a comercialização do queijo artesanal de boa qualidade.

Podemos dizer, com certeza, de que o tema ainda vai ser muito debatido por todos e que devem ser colocadas novas estratégias visando a qualidade do produto final. Enfim, devemos amadurecer o assunto, como acontece em uma democracia plena, mas de alguma forma torcemos para que seja decidido o melhor para o Brasil. Vamos voltar no tema ao longo deste ano, pois achamos que este assunto não pode ficar na esfera do esquecimento, principalmente visando assegurar e garantir segurança alimentar para a sociedade!

Saudações Laticinistas
Equipe técnica do Site Ciência do Leite!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp