07/07/2010 às 09h25min - Atualizada em 07/07/2010 às 09h25min

Site Ciência do Leite no 27º Congresso Nacional de Laticínios

Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto

No aniversário de 10 anos do Site Ciência do Leite e da Empresa Rica Nata Ingredientes, estaremos, mais uma vez, participando deste mega evento que é o Congresso Nacional de Laticínios, que engloba uma grande exposição de máquinas, embalagens e ingredientes para a indústria láctea e também a Exposição de Derivados do Leite de empresas de todo Brasil, além do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, onde serão premiados os melhores laticínios do Brasil, dentro de determinadas categorias. Isso tudo sem contar as inovações tecnológicas, palestras e cursos realizados na parte científica. Sentimo-nos orgulhosos de participar de um evento desta magnitude e de grande importância para todo o segmento laticinista. Estaremos nos estandes B17 e B18 juntamente com a Empresa VOGLER, nossa grande parceira, que estará comemorando 20 anos fornecendo ingredientes de alta qualidade para a indústria de alimentos.

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes lançará o 27° Congresso Nacional de Laticínios, a ser realizado entre 12 e 15 de julho de 2010, em Juiz de Fora/MG. Tradicionalmente, este evento tem discutido temas relacionados a ciência, tecnologia e nutrição em Leite e Derivados, à dinâmica do ambiente econômico e tecnológico, à exportação de lácteos e à necessidade das empresas na melhoria constante de seus produtos e processos. As organizações têm sido estimuladas pelo ambiente competitivo a avaliar e comprometer-se em reduzir o impacto, atual e futuro, de suas operações sobre o meio ambiente. Os consumidores, conscientes das limitações de recursos naturais e da premência do desenvolvimento sustentável, passam a exigir das empresas empenho em adotar comportamento ambientalmente adequado, especialmente no segmento industrial, exercendo forte pressão sobre estas indústrias e sobre entidades governamentais. Atitudes sustentáveis não constituem, portanto, opção das companhias, mas uma das bases para sua sobrevivência no mercado e sinal de desenvolvimento econômico. 

Esta 27ª edição do Congresso Nacional de Laticínios abordará o importante tema “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental na Pesquisa, no Desenvolvimento e na Inovação em Produtos Lácteos”, e pretende fomentar a discussão de soluções para programas ambientais, abrangendo a prevenção da poluição, a administração dos impactos durante todo o ciclo de vida dos produtos lácteos e a utilização de tecnologias ambientalmente adequadas. Acreditando contribuir mais uma vez de modo decisivo para o desenvolvimento de nossa indústria, nosso Congresso se apresenta como agradável encontro para somar novos conhecimentos científicos, promover a integração profissional e favorecer a identificação de inovações tecnológicas sustentáveis para o setor lácteo no Brasil e exterior.

Histórico: A Semana do Laticinista, realizada pela primeira vez em 10 de julho de 1950, originou o Congresso Nacional de Laticínios, cuja primeira edição aconteceu em julho de 1972. O evento, idealizado por um grupo de técnicos e professores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, conquistou reconhecimento junto à comunidade científica e atualmente é considerado marco na história do agronegócio do leite no Brasil - segmento Indústria. É o único fórum destinado exclusivamente às discussões e às ações pertinentes e inerentes à indústria de laticínios brasileira, bem como uma oportunidade de reciclagem do conhecimento para técnicos em leite e derivados. Em 10 de julho de 1950, o idealizador e fundador da Semana do Laticinista, Sebastião Senna Ferreira de Andrade, destacou no discurso de abertura: “é dever patriótico promover uma reunião entre profissionais com o mesmo ideal e para um mesmo fim, para estabelecer as bases amistosas de união de esforços dispersos em benefício do progresso da indústria de laticínios do país”.

O 1º Congresso Nacional de Laticínios: Já em 10 de julho de 1972, a então Semana do Laticinista - o maior acontecimento nacional do segmento, já na 23ª edição – teve sua transcendência enriquecida pela realização simultânea com o 1º Congresso Nacional de Laticínios. A grande importância que a indústria laticinista ocupava no contexto nacional à época exigia uma reformulação geral dos ideais anteriores, além de um alargamento de relações industriais. Atualmente, em sua 27ª edição, o Congresso Nacional de Laticínios vêm prestando valiosas contribuições técnico-científicas para a cadeia agroindustrial do leite, por meio de cursos, palestras, mesas-redondas e painéis, cujos temas têm sido de grande interesse e aplicabilidade para os profissionais e estudantes que freqüentam os eventos. O advento da internacionalização da economia e do conhecimento, fortalecido na década de 1990, provocou a reformulação do Congresso Nacional de Laticínios, adequando-se à filosofia do novo cenário político, econômico e social que se delineava. Neste contexto, o espírito de cooperação técnico-científica, do debate de idéias e da busca de soluções que atendam às exigências crescentes dos consumidores dos países envolvidos vem sendo incrementado a cada edição do evento. A idéia é levar aos participantes uma visão estratégica do futuro, em que predominará a competitividade empresarial. Assim, os mais recentes trabalhos técnicos científicos, o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, embalagens e ingredientes para a indústria de laticínios estarão sempre presentes no Congresso. (Texto retirado do Site do Congresso Nacional de Laticínios).

Saudações Laticinistas
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp