05/08/2008 às 09h49min - Atualizada em 05/08/2008 às 09h49min

Os Búfalos - Origens e características

Redação RuralNews

Os búfalos são animais com características produtivas consideradas muito boas, tanto para a produção de carne quanto para o leite e seus derivados, onde destacamos a produção do queijo muçarela, feita à partir do seu leite. É um animal rústico, muito resistente e com grandes qualidades de adaptação ao meio ambiente.

Pertencem ao mesmo gênero dos bois europeus e dos zebus, mas não se reproduzem com eles.

Os búfalos domésticos são originários da Índia e do Tibet, localizados no continente asiático e de onde se espalharam pelo mundo.

No Brasil, os primeiros búfalos chegaram entre os anos de 1890 e 1906, importados da Índia, Itália e da África. Nos Estados Unidos existe um animal erroneamente chamado de búfalo sendo que o seu nome correto é bisão americano.

São animais resistentes ao calor, desde que disponham de água para beber e mergulhar, ou de lama para se refrescarem e matar os parasitas que ficam sobre o seu corpo.

As regiões mais indicadas para a sua criação são as quentes, nas quais a temperatura atinja de 38 a 40 ºC, que tenham um calor úmido e chuvas abundantes. Eles, no entanto, se adaptaram bem aos climas frios como, por exemplo, os da Europa.

Os búfalos são animais de vida longa. O seu índice de mortalidade é muito baixo, tanto entre os jovens quanto entre os adultos.

As fêmeas dão crias todos os anos, aumentando rapidamente os rebanhos, como aconteceu na Ilha de Marajó que, em 50 anos, passaram de algumas dezenas para milhares de cabeças de búfalos. A Ilha de Marajó foi sempre o ponto de referência para este tipo de criação, que acabou por se espalhar por várias regiões do País, como o Estado de São Paulo, Minas Gerais e viários estados do Nordeste.

São criados principalmente para a produção de leite e depois para a carne. Durante muitos anos, os búfalos foram usados intensamente para a tração, por serem animais fortes e vigorosos.

A produtividade da ordenha de leite está cada vez maior. Os índices almejados pelos criadores brasileiros são os alcançados em países onde este tipo de criação é mais desenvolvido, como na Itália, onde existe uma média de 13 litros de leite ordenhados por dia, por búfala.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp