05/08/2008 às 09h46min - Atualizada em 05/08/2008 às 09h46min

A produção e o rendimento do Búfalo

Redação RuralNews
 
Os búfalos (Bos bubalus) são bovídeos muito resistentes e grandes produtores de carne de ótimo padrão. As búfalas produzem um leite cujo teor de gordura é muito elevado e bem superior ao dos leites das diversas raças de bovinos.

Os búfalos, como foi comprovado em importantes estudos sobre o assunto, apresentam uma maior capacidade de aproveitamento dos seus alimentos, se comparados aos bovinos, porque os mastigam durante mais tempo do que eles. Além disso, os mistura melhor com a sua saliva, digerindo-os todos, porque ela tem um efeito importante na digestão dos alimentos.

Um fato importante, porém, é que os búfalos apresentam maior capacidade do que os bovinos, para transformar a proteína e a energia dos alimentos grosseiros, em produtos animais. Isso ocorre porque possuem um eficiente aparelho digestivo, considerado superior e mais eficiente do que o dos bovinos.

O líquido ruminal dos búfalos é mais rico do que o dos bovinos em amônia, nitrogênio total e proteína microbiana, o que parece demonstrar que os bubalinos aproveitam melhor as proteínas do que os bovinos. Há evidências, também, de que os búfalos aproveitam melhor o nitrogênio à sua disposição. Isso acontece, provavelmente, porque os búfalos têm uma capacidade de ruminação maior do que a dos bovinos.

Indicações existem, ainda, de que as bactérias da ruminação dos búfalos são mais eficientes na utilização da amônia do que as bactérias encontradas nos bovinos.

Além disso, devemos levar em consideração que o nitrogênio solúvel e a amônia somem mais rapidamente do suco ruminal dos búfalos do que do suco ruminal dos bovinos o que, provavelmente, decorre do fato de o búfalo aproveitar melhor as proteínas.

Os bubalinos apresentam, também, outras grandes vantagens, entre as quais podemos mencionar a sua precocidade e o fato de eles serem grandes produtores de leite e de carne.

Os búfalos já estão em condições de abate, para frigoríficos, quando atingem 2 a 2,5 anos de idade. Nesse período eles pesam, em geral, de 420 a 480 quilos, pesos esses só alcançados pelos bovinos com 4 a 5 anos de idade, quando submetidos às mesmas condições de criação e de alimentação.

Mesmo em regime de campo, os búfalos proporcionam todas as vantagens de resistência, precocidade e produção, mencionadas anteriormente.

A carne de búfalo tem, ainda, a vantagem de apresentar um baixo teor de gordura e sua carcaça um maior rendimento de carne.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp