28/02/2011 às 10h09min - Atualizada em 28/02/2011 às 10h09min

CASTROLANDA: Linha de leite será vendida no varejo

Imprensa Castrolanda

Agora é a vez do leite produzido pela cooperativa ser vendido nas gôndolas dos supermercados. Serão comercializados no varejo três tipos: leite UHT Integral, UHT Desnatado e o UHT Semidesnatado. As embalagens serão lançadas na versão longa vida de 1 litro(com tampa de rosca), com preço ainda a ser sugerido. A equipe da Usina de Beneficiamento de Leite (UBL) trabalha a todo vapor. Ao todo são 170 colaboradores especializados no desenvolvimento do produto que promete agradar os consumidores que buscam saúde neste alimento básico do dia-a-dia da nutrição humana.

Tipos - O leite UHT (Ultra Righ Temperature) é classificado de acordo com o teor de gordura e pode ser denominado Leite UHT Integral, Semidesnatado ou Desnatado. De acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade o leite UHT é o leite homogeneizado que foi submetido, durante 2 a 4 segundos, a uma temperatura entre 130ºC e 150ºC, mediante um processo térmico de fluxo contínuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas. "O processo UHT permite obter um produto comercialmente estéril, ou seja, um produto que não contém microrganismos capazes de se desenvolver nas condições normais de estocagem/comercialização. Este procedimento oferece dupla vantagem de uma longa conservação do leite de consumo sem a necessidade de refrigeração", explica Diego Couto de Lima, coordenador em controle de qualidade da UBL.

Diferenças - A multiplicidade das ofertas de leite no mercado parece contribuir para que o consumidor se confunda. Muitos não conseguem distinguir sobre as diferenças existentes entre os tipos de leite. O leite Integral deve conter no mínimo 3,00% de gordura. "O Leite UHT Integral Castrolanda será industrializado mantendo o teor de gordura original que é obtido lá na propriedade, tornando este produto um diferencial no mercado. Pois normalmente o leite UHT integral que encontramos é padronizado em 3,00% de gordura", explica Diego. O leite Semidesnatado deve conter de 0,6 a 2,9% de gordura. "O Semidesnatado Castrolanda terá um teor de gordura de 1,40%. É um leite mais "leve" e que mantém as características sensoriais do produto", garante. O leite Desnatado deve conter no máximo 0,5% de gordura. "O Leite UHT Desnatado Castrolanda apresentará um teor de 0,4% de gordura, este percentual fornece um melhor sabor ao leite desnatado".

Consumo - As opções de consumo são várias. Mas apesar do aumento de renda dos brasileiros, o consumo de leite no país avança em ritmo mais lento que o de outros produtos. De acordo com o Ministério da Saúde o brasileiro bebe em média 120 litros por ano, 40% a menos do que é recomendado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças de até 10 anos tomem 400 ml de leite por dia, o que, ao fim de um ano, dá quase 150 litros. O consumo deve ser maior para os jovens entre 11 e 19 anos: 700 ml por dia. Para adultos e idosos a OMS recomenda ingerir 600 ml diariamente.

Benefícios - Para a saúde o leite fortalece os ossos e dentes, pois é rico em cálcio e previne a osteoporose. Como alimento tem vitaminas, proteínas, ferro e sacia a fome. "A vida já começa com leite" é o que afirma Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da Milk Point. Numa pesquisa feita para a Milk Point, Carvalho analisa como a maioria dos consumidores entrevistados consomem o produto. "Normalmente o leite não é consumido puro", garante. A pesquisa aponta que a maior parte dos entrevistados (inclusive crianças) costuma beber o leite com café. A segunda opção mais citada foi a combinação de leite com achocolatado e a terceira é o leite com frutas. Outras combinações também foram citadas, porém com pouca relevância: iogurte, chá, Cremogema, cevada e Mucilon.

Mercado - No mercado de leite apesar das muitas marcas, muitas ofertas, segmentações e variedade de preços, as "marcas" fazem diferença. "Marca não tem nada a ver com tipo. A marca é muito mais importante que o tipo", afirma o diretor da Milk Point. Para ele o consumidor deve adotar alguns critérios importantes no ato da compra. "A tradição, o que pode garantir a matéria-prima de qualidade e a notoriedade, marcas conhecidas que tem um nome a zelar", disse.

Distribuição - O coordenador de comercialização de leite da Castrolanda, Rogério Marcus Wolf, comenta que já estão sendo organizadas todas as questões e estratégias de distribuição do Leite UHT Castrolanda para o varejo. "Nossas atenções estão voltadas para o posicionamento do produto junto ao seu público alvo. Por isso, estamos analisando muito o perfil de lojas e seus consumidores, o acesso comercial dentro das lojas, enfim, toda a análise para iniciar o processo das vendas propriamente dita. Estamos analisando o processo de representações para alinharmos nosso cadastro em lojas varejistas que tem o perfil do consumidor que desejamos. A ideia é que até o final da primeira quinzena de dezembro nosso Leite UHT Castrolanda esteja liberado para a comercialização. A época não é a mais favorável comercialmente falando, pois é um período de retração de consumo de lácteos. Porém, estamos intencionados a iniciar nessa fase com uma produção menor para conseguirmos cadastrar o produto nas lojas, para que assim que o mercado retomar, nós já estaremos presente" disse.

Produção - O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. Ocupa a 6ª posição atrás da União Européia (1º), Estados Unidos (2º), Índia (3º), Rússia (4º) e China (5º). De acordo com dados da Secretaria Estadual de Abastecimento (Seab) o Estado do Paraná é o 4º produtor de leite do país, responsável por 10,3% da produção nacional. Castro tem fundamental importância no destaque nacional da produção. 

Recentemente recebeu o título de capital nacional do leite. Por ano são produzidos cerca de 150 milhões de litros. A média por animal é de 26 litros/vaca/dia. A ordenha é feita totalmente mecânica, o leite é resfriado em tanques e transportado das fazendas para a indústria a granel.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp