19/11/2023 às 10h06min - Atualizada em 19/11/2023 às 10h06min

Onda de calor impulsiona venda de sorvetes; saiba como aproveitar o momento

Com muita criatividade e inovação, indústria de sorvetes aproveita a alta procura na época mais quente do ano

Food Connection
Foto Divulgação Food Connection

A onda de calor histórica que atingiu o Brasil elevou a venda de produtos da ‘cesta de verão’, ou seja, itens como sorvete, gelo, cerveja, bronzeador, isotônico, desodorante, suco pronto, gelatina, açaí, água de coco entre outros. Em São Paulo, no final de semana (11 e 12 de novembro) o faturamento do setor registrou aumento de 19,15%, revela pesquisa realizada pela Scanntech. O sorvete de massa apresentou alta de 19,5% no interior, enquanto a Grande São Paulo registrou aumento de 25,2%. Para Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech, o impacto pode ser notado dentro de categorias em que o consumidor comumente busca. "Sempre que há grandes variações de temperatura, tanto para cima como para baixo, as vendas de diferentes produtos podem ser vistas no 'boca do caixa'. O consumidor também é movido pela sazonalidade de produtos, e a temperatura e datas comemorativas, como fim de ano e festa junina, impactam o varejo." No mês de setembro, influenciadas pelas altas temperaturas do mês, as vendas de sorvete registraram aumento de venda de 66,7%, segundo Priscila. Com muita inovação e criatividade, a indústria de sorvetes cria produtos que revolucionam o mercado e impulsionam as vendas. Conheça algumas soluções e inspire-se para a alta temporada da sobremesa gelada.  

Criatividade na indústria de sorvetes - A indústria de sorvetes é uma das mais diversas do mercado. O sorvete permite uma variedade imensa de combinações, mesclando sabores e texturas. “O consumidor adora conhecer novidades. Então estamos sempre buscando inovar, propondo combinações de sabores e brincando com texturas, do crocante ao cremoso,” afirma Telma Dalcin, diretora da Perfetto Sorvetes, indústria que tem seus 25 anos de história marcados por muita inovação e criatividade. 

Divulgação Perfetto - Segundo a diretora, a marca foi pioneira em formatos de sucesso, como o sorvete de corte – apresentado em forma de rolo, que facilita o uso em preparos culinários –, e o sorvete com a cobertura no pote transparente. “Fomos pioneiros ao lançar o sorvete no pote transparente, mesclando sorvete e cobertura. Já lançamos dezenas de combinações de sabores, como mousse de maracujá ou leite trufado, sempre reforçando o fato de o Variatta ser uma sobremesa pronta no pote, atendendo também a questão da praticidade, algo cada vez mais valorizado pelo consumidor”, diz Telma. Além dos sorvetes de massa, os picolés também recebem formatos cada vez mais inusitados. “Os picolés recheados, com casquinha de chocolate por fora e recheio cremoso, sempre foram um grande sucesso. Hoje conseguimos dar diferentes formatos para este tipo de sobremesa, garantindo uma experiencia muito diferente ao consumidor.”  Nesta linha, um dos destaques da Perfetto é o Duplone Avelã, picolé que leva barra de chocolate ao leite no centro, cobertura de chocolate com pasta de avelã e avelã em pedaços, mais sorvete cremoso entre essas duas camadas.

Mais de 100 sabores - A DAMP Sorvetes, tradicional sorveteria que nasceu no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, oferece uma impressionante variedade de sabores, desde os clássicos, como chocolate e creme, até combinações inusitadas como gorgonzola com nozes, queijo brie com damasco, água de rosas e manjericão com amora. São mais de 100 sabores de sorvetes de massa que se revezam em suas lojas. Além disso, os clientes também encontram picolés, bolos de sorvete, cassatas, tartufos e sobremesas geladas individuais.

Proteína em forma de sorvete - Seguindo a tendência de alimentos saudáveis, sem deixar a indulgência de lado, a marca Roomys inovou com a linha Roomys Protein, um sorvete revolucionário, fonte de proteína vegetal, combinando nutrientes, fibras, baixo carboidrato e super alimentos em sua composição. O primeiro sabor a ser lançado é o “Cookies”, sorvete cremoso proteico vegano rico em fibras, vitamina B12 e low carb.

Divulgação Roomys - “Hoje em dia é muito comum as pessoas buscarem produtos no mercado para dietas alternativas e veganas. Muitos destes produtos são apenas substitutos, sem o aporte necessário que o nosso corpo precisa diariamente e sem a presença de vitaminas e fibras. A linha Roomys Protein garante quantidades que podem ser consideradas fonte de consumo, além de ingredientes de verdade, plant based, sem adição de glúten, leite ou açúcar, com a vantagem de ser muito saboroso. É muito mais que apenas um sorvete”, afirma Lidiane Barbosa, CPO e founder da Roomys. A especialista conta que a receita é inspirada no sorvete de Grosseto, berço do gelatto na Itália, porém com uma fórmula inovadora que traz ao mercado produtos deliciosos e com altíssimo valor nutricional. Com a chegada do verão, é a opção ideal para consumir a dose necessária de proteína, de uma forma refrescante – o pote de 250 ml contém 21 gramas de proteínas e o pote de 100 ml contém 11 gramas de proteína. O sorvete também pode ser um excelente pré e pós-treino, já que além de conter super alimentos como a ervilha e ser low carb, possui apenas 9 gramas de carboidrato por porção no pote de 250 ml. Além disso, a porção consegue atingir 92% do valor diário necessário de fibras que precisamos consumir.

Sorvete bom pra cachorro - A Cuor di Crema, gelateria artesanal de método italiano, utiliza na composição de todos os seus produtos somente frutas frescas, somadas a água ou leite, sem adição de açúcares, gorduras hidrogenadas ou aditivos. Com lojas de rua pet friendly, a marca considerou o bem-estar desses clientes de quatro patas para criar um produto natural para consumo livre por pets.

Divulgação Cuor di Crema - O gelato pet tem a receita totalmente natural e ainda mais restrita na composição: não contém glúten, nem lactose. Feito em formato de picolé, o produto leva apenas água de coco, banana, maçã e manga. Ao invés de um palito de madeira, o tutor segura um petisco, tornando o aperitivo totalmente comestível. “Percebemos a demanda de famílias passeando com cães e queríamos muito incluí-los como clientes. Buscamos a melhor receita para que eles possam consumir sem qualquer preocupação. O gelato é super refrescante e produzido na própria loja”, afirma Yumi Tamashiro, franqueada da loja de Moema.  O consumo é livre para outros pets, como gatos e aves, e pode ser comprado também para take away (pegar e levar). Disponível em todas as unidades da Cuor di Crema, marca inteiramente pet friendly, o gelato pet promete fazer sucesso antes mesmo do início do verão. “Como utilizamos apenas frutas, até os tutores podem conferir, se estiverem curiosos”, brinca Yumi. “Só o petisco que não recomendamos, pois este sim é próprio para animais”. 

Fonte: Food Connection

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp