18/10/2023 às 09h07min - Atualizada em 18/10/2023 às 09h07min

Dia de Campo do Leite abordará gestão, eficiência e sustentabilidade da atividade leiteira

O 11º Dia de Campo do Leite tem como correalizador a Emater/RS-Ascar, como parceiro a Ufpel e como apoiadores Coopar, Afubra e Sicredi.

Embrapa Clima Temperado
Foto Divulgação Embrapa
A Embrapa Clima Temperado (RS), junto da Emater/RS-Ascar e da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), realiza, no dia 26 de outubro, a 11º edição do Dia de Campo do Leite, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no município do Capão do Leão (RS). O tema principal desta edição será "Leite Seguro: gestão, eficiência e sustentabilidade da atividade leiteira”.

O Programa Leite Seguro, da Embrapa, acompanhou durante os anos de 2022 e 2023 cerca de 200 unidades de produção de leite nos estados da Região Sul e identificou que os processos de gestão nas pequenas unidades de produção de leite são quase inexistentes. Deste modo, a equipe técnica da Embrapa e extensionistas da Emater atuarão em conjunto para fornecer aos produtores e técnicos rurais que participarem do evento recomendações técnicas e ferramentas voltadas para a gestão das propriedades rurais.
A pesquisadora Maira Zanela, organizadora do 11° Dia de Campo, salienta que a falta de um bom programa de gestão pode comprometer a renda familiar e, consequentemente, a sustentabilidade da atividade leiteira. O evento será uma boa oportunidade para que os participantes tirem dúvidas e compartilhem experiências sobre gestão em diferentes áreas dentro das propriedades.

Além do roteiro técnico, que inclui oito estações com acompanhamento de guia, o público terá a oportunidade de visitar os expositores parceiros, que comercializarão subprodutos lácteos, equipamentos para a produção rural e, também, terão a oportunidade de colher informações a respeito de financiamento para investimento no seu negócio. O 11º Dia de Campo do Leite ocorre das 9h às 16h. Tem como correalizador a Emater/RS-Ascar, como parceiro a Ufpel e como apoiadores Coopar, Afubra e Sicredi.

Temas das estações:
Cultivares e planejamento forrageiro
Manejo e conservação do solo e água
Gestão da nutrição visando eficiência
Cria e recria de animais
Manejo reprodutivo
Indicadores zootécnicos e financeiros
Cursos Cetac - Emater
Secagem e armazenagem de grãos
Mastite e resistência aos antimicrobianos
Lableite - Embrapa

Fonte: Embrapa Clima Temperado

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp