11/10/2023 às 08h34min - Atualizada em 11/10/2023 às 08h34min

Brasil esta consumindo menos leite que Uruguai e Estados Unidos

Ao contrário do que se pensava, o consumo per capita de leite, estimado em 150 litros por ano no Brasil, não ultrapassa os 128 litros

Leonardo. Equipe Técnica Dia Rural
Dia Rural
Foto@fabrikasimf /Freepik
 

Ao contrário do que se pensava, o consumo per capita de leite, estimado em 150 litros por ano no Brasil, não ultrapassa os 128 litros, incluindo seus derivados (leite em pó, queijos, requeijão, iogurte, leite fermentado e outros produtos lácteos). A conclusão é da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, a Leite Brasil, após recálculo com base em dois estudos: Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, e estudo especial Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, ambos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com estatísticas da International Dairy Federation (IDF), a diferença no consumo de leite líquido é ainda maior quando o Brasil é comparado a outros países. Enquanto o consumo do brasileiro é de 47,6 litros por ano, os uruguaios bebem, em média, 74,2 litros, e os norte-americanos superam os brasileiros, contabilizando 81,9 litros anuais.

Enquanto o leite foi a bebida mais comprada em 2002-03, os refrigerantes assumiram esse posto em 2017-18. A renda teve papel importante nessa mudança no consumo alimentar: quem consome mais alimentos ultraprocessados tende a aumentar também a ingestão dessas bebidas. Um em cada cinco brasileiros (19%) adultos que vivem nas capitais brasileiras consomem refrigerante ou sucos artificiais todos os dias, informou o Ministério da Saúde. Famílias com menor renda dobraram as compras de bebidas ultraprocessadas neste período: de 46 para 91 ml, tendência inversa àquela vista entre os lares com maior poder aquisitivo, aponta a pesquisa realizada pelo Instituto de doenças epidemiológicas da Universidade de São Paulo. Pelos cálculos do IBGE, nos últimos 12 meses, o leite longa vida subiu 18%. E o leite em pó, quase 20%. A disparada do leite também fez subir o preço dos seus derivados, em um ano, a alta da manteiga passou de 17%, valor parecido com o aumento do iogurte; o leite condensado subiu mais de 30%; e queijo, para muitos, virou artigo de luxo.

Imagem: agricultura.sp.gov.br

Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em negócios internacionais, explica que ”a precificação do leite não depende apenas do desejo do estabelecimento em lucrar mais. A alta dos combustíveis e a escassez da oferta de grãos, agravada pelo conflito na Ucrânia, impactam no valor final do alimento”. O aumento da demanda por um determinado produto interfere diretamente no seu valor. E essa não é uma realidade exclusiva do Brasil. Problemas internacionais como a crise dos fertilizantes e a escassez de grãos afetam diretamente a alimentação das vacas, o que interfere no custo do leite”, afirma o especialista.

O Brasil encontra-se abaixo no ranking de produção de leite em comparação aos outros países desenvolvidos. O consumo por pessoa é de 166 litros de leite ao ano, já a média dos outros países é de 250 até 300 litros. Desta quantidade, somente 66 litros são produzidos aqui no país, e o restante é por meio de exportação. A pecuária do leite é a única atividade presente em 99% das cidades brasileiras e uma das principais praticadas por pequenos e médios produtores. Mais da metade do leite produzido no país vem de propriedades de agricultura familiar, que se enquadram na Lei 11.326 de 2006.

As circunstâncias do mercado externo ajudam o consumidor a entender o que pode acontecer com os preços dos produtos e se haverá uma variação nos valores. ‘’Não somente a agricultura, mas todas as esferas de consumo dependem da importação, dependem dos combustíveis. Manter-se informado sobre esses processos permite compreender que se há choque em alguma parte da produção, mesmo parecendo distante, o consumidor sentirá a diferença nos preços’’, disse o diretor da Efficienza.

Autor: Leonardo. Equipe Técnica Dia Rural
Fonte: Dia Rural


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp