27/09/2023 às 10h40min - Atualizada em 27/09/2023 às 10h40min

ExpoLeite terá Feira da Agricultura Familiar em parceria com Emater-MG

O funcionamento será do dia 9 ao dia 15 de outubro, ao longo de toda a programação da ExpoLeite 2023.

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Foto Divulgação ABCZ
O famoso Queijo Minas Artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, estará entre os produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Emater-MG, em parceria com a ABCZ, durante a ExpoLeite, que acontecerá durante a Expoinel, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). A cachaça, o café, os doces e os defumados produzidos em terras mineiras também estarão à disposição no cardápio oferecido para os visitantes da ExpoLeite.

Para alinhar detalhes sobre a realização da Feira, o Superintendente Técnico Adjunto de Fomento da ABCZ, Carlos Henrique Cavallari, se reuniu com o Gerente Regional da Emater, Diego Rezende, e a extensionista Regina Célia Marins. “Nosso intuito é prestigiar e valorizar ainda mais os produtos artesanais mineiros, reconhecidos mundialmente pela qualidade e sabor”, destaca Carlos Henrique Cavallari. 

O Gerente Regional da Emater-MG, Diego Rezende, ressalta a qualidade comprovada dos produtos que serão oferecidos. “Todos contam com o Selo de Inspeção, inclusive, ganhadores de concursos pelo estado. Vamos mostrar para o público da ExpoLeite toda a qualidade que a agricultura familiar da região possui”. A Feira da Agricultura Familiar será montada no Pavilhão 24 do Parque Fernando Costa, próximo ao Pavilhão Multiuso. O funcionamento será do dia 9 ao dia 15 de outubro, ao longo de toda a programação da ExpoLeite 2023.

 

Faltando menos de um mês para a ExpoLeite, primeira feira totalmente voltada para a pecuária leiteira organizada pela ABCZ, pecuaristas de todo o país estão nos preparativos finais nas fazendas, para participar do evento. Na Fazenda Badajós, em Uberaba (MG), os criadores Luciano Borges e Leonardo Borges, pai e filho, selecionam os exemplares que vão para exposição durante a feira. Com mais de 30 anos de criação e seleção da raça Gir Leiteiro, a Badajós contribui com o progresso de rebanhos leiteiros em todo o país, disseminando genética superior.  “A base do nosso plantel vem da tradicional marca 3R, pioneira na seleção leiteira. Desde o início, fazemos parte do PMGZ Leite Max, que nos fornece dados consistentes de todos os animais do rebanho, direcionando nossas tomadas de decisão. O apoio da ABCZ e de seus técnicos é fundamental para nós nesse processo de melhoramento e seleção da raça”, destaca o criador Luciano Borges.   

“A ExpoLeite marca o momento de união das raças leiteiras, não só as puras, mas também seus cruzamentos. Vai ser um grande evento técnico com impacto em toda a cadeia produtiva nacional do leite”, ressalta a Gerente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos Leiteiros (PMGZ Leite Max), Mariana Alencar. A ExpoLeite acontece de 9 a 15 de outubro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. A programação inclui concurso leiteiro, a 1ª Prova de Leite Tropical, julgamento de animais, curso de Avaliação Morfológica de Raças Zebuínas Leiteiras, circuito de palestras BRLEITE, entre outros. 

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp