15/09/2023 às 10h29min - Atualizada em 15/09/2023 às 10h29min

Brasil bate recorde com 81 medalhas no Mundial do Queijo, na França

O Brasil reforça cada vez mais sua posição entre os produtores dos melhores queijos artesanais do mundo.

Copyright © 2023, Gazeta do Povo
Foto: Mondial du Fromages 2021-Presse-© Benjamin Dubuis
O Brasil reforça cada vez mais sua posição entre os produtores dos melhores queijos artesanais do mundo. Prova disso é o resultado obtido pelos brasileiros no Mundial do Queijo de Tours, realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, na França. Ao todo, dos 288 queijos brasileiros inscritos na competição, 81 foram premiados com medalhas – 17 de ouro, 23 de prata e 41 de bronze – 24 a mais que na última edição, realizada em 2021. E um deles, o Caprinus do Lago, da Queijaria do Lago, de Valença (RJ), ficou na sétima posição entre os 12 melhores queijos do mundo, entre franceses e suíços. Na competição deste ano, 1.640 queijos foram cuidadosamente examinados, degustados e avaliados por um júri de 250 profissionais de todas as partes do mundo, sob o comando Roland Barthelemy, presidente da Associação Internacional do Queijo. A premiação, única competição francesa que aceita queijos de outros países, avalia quesitos como aparência, aromas, sabores, texturas e equilíbrio.

O Brasil foi ao mundial deste ano bem representado por 91 produtores de todas as regiões do país, de estados como Minas Gerais, Bahia, Pará, Ceará, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A inscrição foi coletiva e realizada pela SerTãoBras, associação brasileira sem fins lucrativos, que reúne agricultores, curadores, queijistas e pesquisadores especializados em queijos, presente no concurso francês com um estande de degustação de queijos, pão de queijo e outras especialidades nacionais. Outro prêmio bastante concorrido nesta edição do Mundial do Queijo de Tours foi o de Melhor Queijista do Mundo. A torcida brasileira se voltou para Marina Cavechia, queijista do Teta Cheese Bar, de Brasília (DF), que disputou o pódio com outros 15 candidatos. Os premiados, no entanto, foram o francês Vincent Philippe, o norte-americano Sam Rollins e o britânico Nick Bayne.

A programação do Mondial du Fromage foi encerrada nesta terça-feira (12), com a revelação o melhor queijo do mundo. O francês Époisses Berthaut Perrière, da Formagerie Berthaut, foi o escolhido entre os 12 melhores queijos do concurso, que foram novamente avaliados, desta vez, por um comitê internacional de 12 juízes, presidido por Stéphane Layani, presidente do Mercado Internacional de Rungis. A sétima posição do ranking mundial ficou para o brasileiro Caprinus do Lago, produzido pela queijaria Capril do Lago, no Vale do Café (RJ), com leite cru de cabra Saanen e curado com mais de 30 dias. Para alguns dos produtores brasileiros que participaram do mundial, a viagem só começou. A SerTãoBras organizou uma missão técnica de 35 pessoas, que está circulando de ônibus pelas regiões queijeiras de denominações de origem protegida, do sul ao norte da França.

Medalhados - Confira os queijos brasileiros premiados com a medalha de ouro na sexta edição do Mundial de Queijo de Tours, na França:
Caprinus do Lago, Queijaria do Lago (RJ), eleito o sétimo melhor queijo do mundo pela competição, além da medalha de ouro.
Barão Parmesão 9 meses, da Barão da Canastra (MG)
Ricota Fresca de Búfala, da Búfala Almeida Prado (SP)
Santa Brigite Silvânia, da Estância Silvânia (SP)
Valoro Silvânia, da Estância Silvânia (SP)
Queijo Azul da Mantiqueira, da Laticínios Paiolzinho (MG)
Queijo Tipo Quark, Laticínios São João (MG)
Queijo GOA #14, Produtos GOA (MG)
Queijo Aparecido Maturado 12 meses, Queijaria Alto da Aparecida (MG)
Queijo Aparecido Maturado 18 meses, Queijaria Alto da Aparecida (MG)
Queijo Aparecido Maturado 24 meses, Queijaria Alto da Aparecida (MG)
Alecrim, Queijaria Santa Vitória (SP)
Bálsamo, Queijaria Serra do Bálsamo (GO)
Queijo Maria Nunes Casca Florida 50 Dias, Queijo Maria Nunes (MG)
Queijo Quilombo Tradicional do Serro Casca Lisa de 45 Dias, Queijo Quilombo (MG)
Queijo Quilombo Tradicional do Serro de mais de 100 Dias, Queijo Quilombo (MG)
Queijo Giovanna, Queijaria Ribeiro Fiorentini (MG)

Fonte: Gazeta do Povo. Copyright © 2023, Gazeta do Povo. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp